Formação de professores para a educação básica no Brasil : projetos em disputa, 1987-2001
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17069 |
Resumo: | A sociedade brasileira vem sendo marcada, em linhas gerais, desde a segunda metade da década de 1970, pela existência e confronto de dois projetos de sociedade e de educação: o projeto liberal-corporativo e o projeto democrático de massas. Nos marcos do neoliberalismo, o primeiro projeto, defende o Estado como gestor da livre expansão do capital e a focalização das políticas sociais nos setores mais pobres da população. O segundo defende a efetivação de novas relações sociais pelas quais o acesso aos direitos seja garantido numa perspectiva universal. A partir da análise do processo de discussão das políticas educacionais desde a elaboração da Constituição de 1988 até o ano de 2001, o presente estudo avaliou como se deu o confronto destes dois projetos societais na definição das políticas para a formação de professores no país. Partindo deste objetivo e utilizando o conceito de Estado de Antonio Gramsci, a pesquisa foi norteada pela identificação do conteúdo das propostas para a formação docente oriundas da sociedade civil, tanto nos aparelhos do campo do trabalho quanto do campo do capital, e do aparelho de Estado nas diferentes conjunturas analisadas. Além disso, investigou o grau de organicidade das propostas para a formação de professores dos diferentes sujeitos históricos envolvidos neste debate. |
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Formação de professores para a educação básica no Brasil : projetos em disputa, 1987-2001Políticas EducacionaisMovimentos sociaisformação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA sociedade brasileira vem sendo marcada, em linhas gerais, desde a segunda metade da década de 1970, pela existência e confronto de dois projetos de sociedade e de educação: o projeto liberal-corporativo e o projeto democrático de massas. Nos marcos do neoliberalismo, o primeiro projeto, defende o Estado como gestor da livre expansão do capital e a focalização das políticas sociais nos setores mais pobres da população. O segundo defende a efetivação de novas relações sociais pelas quais o acesso aos direitos seja garantido numa perspectiva universal. A partir da análise do processo de discussão das políticas educacionais desde a elaboração da Constituição de 1988 até o ano de 2001, o presente estudo avaliou como se deu o confronto destes dois projetos societais na definição das políticas para a formação de professores no país. Partindo deste objetivo e utilizando o conceito de Estado de Antonio Gramsci, a pesquisa foi norteada pela identificação do conteúdo das propostas para a formação docente oriundas da sociedade civil, tanto nos aparelhos do campo do trabalho quanto do campo do capital, e do aparelho de Estado nas diferentes conjunturas analisadas. Além disso, investigou o grau de organicidade das propostas para a formação de professores dos diferentes sujeitos históricos envolvidos neste debate.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoFávero, OsmarCPF:02753766720http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8Scheibe, LedaCPF:45355698322http://lattes.cnpq.br/9100164825967718Neves, Lúcia Maria WanderleyCPF:00656564422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788253Z0Dourado, Luiz FernandesCPF:74857238422http://lattes.cnpq.br/1883931901388039Paixão, Léa PinheiroCPF:00178306649http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6Silva, Andréia Ferreira da2021-03-10T19:09:24Z2008-01-222021-03-10T19:09:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17069porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T19:09:24Zoai:app.uff.br:1/17069Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T19:09:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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