A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mialchi, Nadeje Martins da Rocha
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031
Resumo: Orientador: Cesar Aparecido Nunes
id UNICAMP-30_05a87489796fb3dbdcfc1095f7a75153
oai_identifier_str oai::281992
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputaProfessores - FormaçãoEnsino superiorEducaçãoEducadoresMovimentos sociaisAssociações educacionaisOrientador: Cesar Aparecido NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação do profissional da Educação Básica, através dos projetos expressos pelo Instituto Superior de Educação e pelo Curso de Pedagogia. Este objetivo tem como referência alguns estudos e movimentos de educadores envolvidos historicamente com a Pedagogia e enfatizam a importância do papel do educador que, no âmbito da sua formação expressa, no limite, a totalidade do projeto social que o determina. Neste sentido nossas análises recorreram as amplas e complexas transformações que o mundo do trabalho vem sofrendo nesta atual fase do capitalismo, denominada de globalização neoliberal e, puderam, demonstrar que, ambos os projetos de formação, estão, cada qual, associados a uma determinada concepção sobre o desenvolvimento social. Sendo assim, e, ainda recorrendo a alguns aspectos internos que os compõem, através da organização curricular, a organização institucional e o perfil do profissional aí requerido verificamos como se tornou explícito o direcionamento das políticas educacionais, pelo menos no que se refere à formaçâo dos profissionais da educação, no atendimento das exigências atuais do capital, legitimando certas necessidades econômicas e políticas. A formação do profissional da educação no atual contexto de composição dos quadros profissionais no Brasil aparece, então, como necessidade histórica-ideológica à hegemonia do projeto social que visa se manter no contexto de dominaçãoAbstract: The objective of this research is to analyze the formation of the professional of Basic Education through the projects established both by the Instituto Superior de Educaqao (High Educational Institute) and by the Pedagogy Course. This objective is based upon some studies and movements of educators involved historically with Pedagogy and emphasizes the importance of the educator¿s role that, in the scope of his formation expresses, at utmost extent, the wholeness of the social project that determines his practice. In this sense our analysis evoked the wide and complex transformations the labor world is going through in the present stage of Capitalism, the so called ¿neoliberal globalization¿ and could demonstrate that both formation projects are related each one to a certain concept about social development. In this manner and calling forth some internal aspects they are both built up from, through curricular organization, the institutional organization and the profile of the demanded professional, we verify how explicit the guidance of educational policies has become, at least on what concerns the formation of education professionals, complying with current Capital requirements, making legitimate certain political and economic demands. The formation of the education professional in the current Brazilian labor frame appears thus as an ideological -historic demand to the social project hegemony that intends to uphold itself to the context of controlO exemplar da FE não se encontra disponível para emprétismo (Correção Prof. Cesar Nunes)MestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMialchi, Nadeje Martins da Rocha20032003-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031MIALCHI, Nadeje Martins da Rocha. A formação do profissional para a educação basica: o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa. 2003. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281992porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T04:39:18Zoai::281992Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T04:39:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
title A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
spellingShingle A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
Mialchi, Nadeje Martins da Rocha
Professores - Formação
Ensino superior
Educação
Educadores
Movimentos sociais
Associações educacionais
title_short A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
title_full A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
title_fullStr A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
title_full_unstemmed A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
title_sort A formação do profissional para a educação basica : o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa
author Mialchi, Nadeje Martins da Rocha
author_facet Mialchi, Nadeje Martins da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mialchi, Nadeje Martins da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ensino superior
Educação
Educadores
Movimentos sociais
Associações educacionais
topic Professores - Formação
Ensino superior
Educação
Educadores
Movimentos sociais
Associações educacionais
description Orientador: Cesar Aparecido Nunes
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031
MIALCHI, Nadeje Martins da Rocha. A formação do profissional para a educação basica: o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa. 2003. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MIALCHI, Nadeje Martins da Rocha. A formação do profissional para a educação basica: o Instituto Superior de Educação e o curso de Pedagogia em disputa. 2003. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
196 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188886295871488