Criação do I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Elaine Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30066
Resumo: A formação inicial ou continuada de professores aliada ao uso de estratégias pedagógicas diferenciadas no ensino são ações essenciais para práticas pedagógicas inclusivas. Nesse sentido, a presente pesquisa trata da temática da inclusão, com ênfase na formação inicial/continuada através do I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão, para auxiliar no desenvolvimento acadêmico e atualização profissional. Esta pesquisa teve o objetivo geral de identificar, por meio de um amplo debate, como estão sendo trabalhados os temas de inclusão, Pensamento Computacional, Tecnologia Assistiva, Robótica Educacional, Desenho Universal para Aprendizagem e Design Thinking, no I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão. O objetivo do seminário foi instrumentalizar os participantes da pesquisa através de práticas pedagógicas para promoção de experiências exitosas em prol da inclusão. Participaram da pesquisa, trinta docentes e futuros docentes, alunos do curso de pedagogia do Consórcio CEDERJ do polo de Itaguaí e professores convidados. Como metodologia, a pesquisa seguiu uma abordagem quanti qualitativa, do tipo exploratória, com coleta de dados através de dois questionários aplicados aos participantes da pesquisa. A investigação buscou demonstrar se a realização do seminário científico pode proporcionar a formação inicial/continuada para o aprimoramento do processo de inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Os resultados demonstraram avanços promissores no desenvolvimento acadêmico e atualização profissional dos participantes para com a instrumentalização e no preparo desse público-alvo em prol de práticas pedagógicas exitosas em prol da inclusão. Como produtos desta pesquisa tivemos dezessete vídeos publicados nas redes sociais; criamos três redes sociais exclusivas para divulgar e transmitir o evento; alcançamos mais de dez mil visualizações na plataforma YouTube; recebemos duas mil setecentos e vente seis inscrições no evento, distribuídas por todos os estados brasileiros; publicamos um E-book e os Anais do evento. Desta forma, esta pesquisa correlaciona a discussão teórica com a realidade escolar, destacando a importância dos resultados no campo da Educação Inclusiva. Portanto, concluímos que este estudo possibilitou conhecimentos e reflexões durante o I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão, quanto ao uso de estratégias pedagógicas em prol da inclusão, de acordo com a realidade escolar de cada participante. Esperamos que esta pesquisa possa subsidiar políticas públicas de formação inicial/continuada, a fim de favorecer a escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.
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Esta pesquisa teve o objetivo geral de identificar, por meio de um amplo debate, como estão sendo trabalhados os temas de inclusão, Pensamento Computacional, Tecnologia Assistiva, Robótica Educacional, Desenho Universal para Aprendizagem e Design Thinking, no I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão. O objetivo do seminário foi instrumentalizar os participantes da pesquisa através de práticas pedagógicas para promoção de experiências exitosas em prol da inclusão. Participaram da pesquisa, trinta docentes e futuros docentes, alunos do curso de pedagogia do Consórcio CEDERJ do polo de Itaguaí e professores convidados. Como metodologia, a pesquisa seguiu uma abordagem quanti qualitativa, do tipo exploratória, com coleta de dados através de dois questionários aplicados aos participantes da pesquisa. A investigação buscou demonstrar se a realização do seminário científico pode proporcionar a formação inicial/continuada para o aprimoramento do processo de inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Os resultados demonstraram avanços promissores no desenvolvimento acadêmico e atualização profissional dos participantes para com a instrumentalização e no preparo desse público-alvo em prol de práticas pedagógicas exitosas em prol da inclusão. Como produtos desta pesquisa tivemos dezessete vídeos publicados nas redes sociais; criamos três redes sociais exclusivas para divulgar e transmitir o evento; alcançamos mais de dez mil visualizações na plataforma YouTube; recebemos duas mil setecentos e vente seis inscrições no evento, distribuídas por todos os estados brasileiros; publicamos um E-book e os Anais do evento. Desta forma, esta pesquisa correlaciona a discussão teórica com a realidade escolar, destacando a importância dos resultados no campo da Educação Inclusiva. Portanto, concluímos que este estudo possibilitou conhecimentos e reflexões durante o I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão, quanto ao uso de estratégias pedagógicas em prol da inclusão, de acordo com a realidade escolar de cada participante. Esperamos que esta pesquisa possa subsidiar políticas públicas de formação inicial/continuada, a fim de favorecer a escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.The initial or continuing education of teachers allied to the use of differentiated pedagogical strategies in teaching are essential actions for inclusive pedagogical practices. In this sense, the present research deals with the theme of inclusion, with emphasis on initial/continuing training through the I International Seminar on Computational Thinking for Inclusion, to assist in academic development and professional updating. This research had the general objective of identifying, through a broad debate, how the themes of inclusion, Computational Thinking, Assistive Technology, Educational Robotics, Universal Design for Learning and Design Thinking are being worked on, at the I International Seminar on Computational Thinking for Inclusion. The objective of the seminar was to equip research participants through pedagogical practices to promote successful experiences in favor of inclusion. Thirty professors and future professors, students of the CEDERJ Consortium Pedagogy course at the Itaguaí hub and guest professors participated in the research. As a methodology, the research followed a quantitative-qualitative approach, of the exploratory type, with data collection through two questionnaires applied to the research participants. The investigation sought to demonstrate whether the holding of the scientific seminar can provide initial/continuing training to improve the process of inclusion of students who are the target audience of Special Education. The results showed promising advances in the academic development and professional updating of the participants towards the instrumentalization and preparation of this target audience in favor of successful pedagogical practices in favor of inclusion. As products of this research, we had seventeen videos published on social networks; we created three exclusive social networks to publicize and broadcast the event; we reached more than ten thousand views on the Youtube platform; we received two thousand seven hundred and twenty six registrations for the event, distributed throughout all Brazilian states; we published a book and the proceedings of the event. In this way, this research correlates the theoretical discussion with the school reality, highlighting the importance of the results in the field of Inclusive Education. Therefore, we conclude that this study enabled knowledge and reflections during the I International Seminar on Computational Thinking for Inclusion, regarding the use of pedagogical strategies in favor of inclusion, according to the school reality of each participant. We hope that this research can support public policies for initial/continuing education, in order to favor the schooling of students who are the target audience of special education.222 p.Braz, Ruth Maria MarianiPinto, Sérgio Crespo Coelho da SilvaMenezes, Crediné Silva deSilva, Janie Garcia daCaminha, Vera L. P. dos S.Leta, Fabiana RodriguesLeite, Elaine Alves2023-08-22T17:00:43Z2023-08-22T17:00:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Elaine Alves. 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