Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sara Gehren Moreira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21893
Resumo: A Lei que torna obrigatórias no currículo do Ensino Básico o ensino de História e Cultura da África e Afrobrasileira é uma conquista fundamental política pedagógica na luta antirracista. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a pedagogia decolonial e a luta antirracista está ameaçada pelo contexto político atual de aprofundamento da crise democrática. Para isso, foi feito uma análise comparativa de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a primeira no ano seguinte a implementação da Lei no país, e a segunda no primeiro ano do governo Bolsonaro. Os resultados indicam que não houve diferença significativa entre uma edição e outra do Exame, o que pode indicar, nesse primeiro momento, que o funcionamento da dinâmica burocrática estatal moderna tenha possibilitado certa autonomia administrativa no planejamento das provas do Enem
id UFF-2_c6736472c79f86f917e316bf07f07fb5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21893
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pedagogia decolonial em tempos de crise democráticaPedagogia decolonialLei 10.639/03Relações étnico-raciaisENEMEducação antirracistaPedagogia decolonialEducação antirracistaExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Pedagogía decolonialLey 10.639/03Relaciones etnico-racialesENEMEducación antirracistaA Lei que torna obrigatórias no currículo do Ensino Básico o ensino de História e Cultura da África e Afrobrasileira é uma conquista fundamental política pedagógica na luta antirracista. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a pedagogia decolonial e a luta antirracista está ameaçada pelo contexto político atual de aprofundamento da crise democrática. Para isso, foi feito uma análise comparativa de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a primeira no ano seguinte a implementação da Lei no país, e a segunda no primeiro ano do governo Bolsonaro. Os resultados indicam que não houve diferença significativa entre uma edição e outra do Exame, o que pode indicar, nesse primeiro momento, que o funcionamento da dinâmica burocrática estatal moderna tenha possibilitado certa autonomia administrativa no planejamento das provas do EnemLa Ley que hace obligatoria en el currículo de la Educación Básica la enseñanza de Historia y Cultura de África y Afrobrasileña es un logro político pedagógico fundamental en la lucha antirracista. Este artículo tiene como objetivo analizar en qué medida la pedagogía decolonial y la lucha antirracista se ven amenazadas por el contexto político actual de profundizar la crisis democrática. Para esto, se realizó un análisis comparativo de dos ediciones del Examen Nacional de la Enseñanza Media (Enem), el primero en el año siguiente a la implementación de la Ley en el país, y el segundo en el primer año del gobierno de Bolsonaro. Los resultados indican que no hubo una diferencia significativa entre una edición y otra del Examen, lo que puede indicar, en este primer momento, que el funcionamiento de la dinámica burocrática estatal moderna ha permitido cierta autonomía administrativa en la planificación de los exámenes EnemUniversidade Federal FluminenseNiteróiSoares, Carolina ZuccarelliLima, Raquel Guilherme deCastellitti, CarolinaAlmeida, Sara Gehren Moreira de2021-05-05T20:06:49Z2021-05-05T20:06:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Sara Gehren Moreira de. Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21893Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T14:36:11Zoai:app.uff.br:1/21893Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:47.032691Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
title Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
spellingShingle Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
Almeida, Sara Gehren Moreira de
Pedagogia decolonial
Lei 10.639/03
Relações étnico-raciais
ENEM
Educação antirracista
Pedagogia decolonial
Educação antirracista
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Pedagogía decolonial
Ley 10.639/03
Relaciones etnico-raciales
ENEM
Educación antirracista
title_short Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
title_full Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
title_fullStr Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
title_full_unstemmed Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
title_sort Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
author Almeida, Sara Gehren Moreira de
author_facet Almeida, Sara Gehren Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Carolina Zuccarelli
Lima, Raquel Guilherme de
Castellitti, Carolina
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sara Gehren Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia decolonial
Lei 10.639/03
Relações étnico-raciais
ENEM
Educação antirracista
Pedagogia decolonial
Educação antirracista
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Pedagogía decolonial
Ley 10.639/03
Relaciones etnico-raciales
ENEM
Educación antirracista
topic Pedagogia decolonial
Lei 10.639/03
Relações étnico-raciais
ENEM
Educação antirracista
Pedagogia decolonial
Educação antirracista
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Pedagogía decolonial
Ley 10.639/03
Relaciones etnico-raciales
ENEM
Educación antirracista
description A Lei que torna obrigatórias no currículo do Ensino Básico o ensino de História e Cultura da África e Afrobrasileira é uma conquista fundamental política pedagógica na luta antirracista. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a pedagogia decolonial e a luta antirracista está ameaçada pelo contexto político atual de aprofundamento da crise democrática. Para isso, foi feito uma análise comparativa de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a primeira no ano seguinte a implementação da Lei no país, e a segunda no primeiro ano do governo Bolsonaro. Os resultados indicam que não houve diferença significativa entre uma edição e outra do Exame, o que pode indicar, nesse primeiro momento, que o funcionamento da dinâmica burocrática estatal moderna tenha possibilitado certa autonomia administrativa no planejamento das provas do Enem
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-05T20:06:49Z
2021-05-05T20:06:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Sara Gehren Moreira de. Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21893
Aluno de Graduação
identifier_str_mv ALMEIDA, Sara Gehren Moreira de. Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823591631618048