Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21893 |
Resumo: | A Lei que torna obrigatórias no currículo do Ensino Básico o ensino de História e Cultura da África e Afrobrasileira é uma conquista fundamental política pedagógica na luta antirracista. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a pedagogia decolonial e a luta antirracista está ameaçada pelo contexto político atual de aprofundamento da crise democrática. Para isso, foi feito uma análise comparativa de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a primeira no ano seguinte a implementação da Lei no país, e a segunda no primeiro ano do governo Bolsonaro. Os resultados indicam que não houve diferença significativa entre uma edição e outra do Exame, o que pode indicar, nesse primeiro momento, que o funcionamento da dinâmica burocrática estatal moderna tenha possibilitado certa autonomia administrativa no planejamento das provas do Enem |
id |
UFF-2_c6736472c79f86f917e316bf07f07fb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21893 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democráticaPedagogia decolonialLei 10.639/03Relações étnico-raciaisENEMEducação antirracistaPedagogia decolonialEducação antirracistaExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Pedagogía decolonialLey 10.639/03Relaciones etnico-racialesENEMEducación antirracistaA Lei que torna obrigatórias no currículo do Ensino Básico o ensino de História e Cultura da África e Afrobrasileira é uma conquista fundamental política pedagógica na luta antirracista. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a pedagogia decolonial e a luta antirracista está ameaçada pelo contexto político atual de aprofundamento da crise democrática. Para isso, foi feito uma análise comparativa de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a primeira no ano seguinte a implementação da Lei no país, e a segunda no primeiro ano do governo Bolsonaro. Os resultados indicam que não houve diferença significativa entre uma edição e outra do Exame, o que pode indicar, nesse primeiro momento, que o funcionamento da dinâmica burocrática estatal moderna tenha possibilitado certa autonomia administrativa no planejamento das provas do EnemLa Ley que hace obligatoria en el currículo de la Educación Básica la enseñanza de Historia y Cultura de África y Afrobrasileña es un logro político pedagógico fundamental en la lucha antirracista. Este artículo tiene como objetivo analizar en qué medida la pedagogía decolonial y la lucha antirracista se ven amenazadas por el contexto político actual de profundizar la crisis democrática. Para esto, se realizó un análisis comparativo de dos ediciones del Examen Nacional de la Enseñanza Media (Enem), el primero en el año siguiente a la implementación de la Ley en el país, y el segundo en el primer año del gobierno de Bolsonaro. Los resultados indican que no hubo una diferencia significativa entre una edición y otra del Examen, lo que puede indicar, en este primer momento, que el funcionamiento de la dinámica burocrática estatal moderna ha permitido cierta autonomía administrativa en la planificación de los exámenes EnemUniversidade Federal FluminenseNiteróiSoares, Carolina ZuccarelliLima, Raquel Guilherme deCastellitti, CarolinaAlmeida, Sara Gehren Moreira de2021-05-05T20:06:49Z2021-05-05T20:06:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Sara Gehren Moreira de. Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21893Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T14:36:11Zoai:app.uff.br:1/21893Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:47.032691Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática |
title |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática |
spellingShingle |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática Almeida, Sara Gehren Moreira de Pedagogia decolonial Lei 10.639/03 Relações étnico-raciais ENEM Educação antirracista Pedagogia decolonial Educação antirracista Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Pedagogía decolonial Ley 10.639/03 Relaciones etnico-raciales ENEM Educación antirracista |
title_short |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática |
title_full |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática |
title_fullStr |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática |
title_full_unstemmed |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática |
title_sort |
Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática |
author |
Almeida, Sara Gehren Moreira de |
author_facet |
Almeida, Sara Gehren Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Carolina Zuccarelli Lima, Raquel Guilherme de Castellitti, Carolina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Sara Gehren Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia decolonial Lei 10.639/03 Relações étnico-raciais ENEM Educação antirracista Pedagogia decolonial Educação antirracista Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Pedagogía decolonial Ley 10.639/03 Relaciones etnico-raciales ENEM Educación antirracista |
topic |
Pedagogia decolonial Lei 10.639/03 Relações étnico-raciais ENEM Educação antirracista Pedagogia decolonial Educação antirracista Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) Pedagogía decolonial Ley 10.639/03 Relaciones etnico-raciales ENEM Educación antirracista |
description |
A Lei que torna obrigatórias no currículo do Ensino Básico o ensino de História e Cultura da África e Afrobrasileira é uma conquista fundamental política pedagógica na luta antirracista. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a pedagogia decolonial e a luta antirracista está ameaçada pelo contexto político atual de aprofundamento da crise democrática. Para isso, foi feito uma análise comparativa de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a primeira no ano seguinte a implementação da Lei no país, e a segunda no primeiro ano do governo Bolsonaro. Os resultados indicam que não houve diferença significativa entre uma edição e outra do Exame, o que pode indicar, nesse primeiro momento, que o funcionamento da dinâmica burocrática estatal moderna tenha possibilitado certa autonomia administrativa no planejamento das provas do Enem |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-05T20:06:49Z 2021-05-05T20:06:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Sara Gehren Moreira de. Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21893 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Sara Gehren Moreira de. Pedagogia decolonial em tempos de crise democrática. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823591631618048 |