Intersecções entre corpos, samba e escola: um estudo sobre docências-dançantes de mulheres negras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27072 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir temáticas que se interseccionam entre corpo, dança, docência, raça, gênero, e classe, partindo da perspectiva decolonial dos fazeres pedagógicos de mulheres negras. O trabalho se propõe a discutir percepções acerca do corpo de mulheres negras, interseccionalidade e a Ciência do Rebolado, bem como a trazer reflexões acerca do conceito de “docência-dançante”. A primeira entrevistada é uma socióloga e passista da Acadêmicos do Salgueiro que faz um diálogo com a revisão de literatura do trabalho. As outras duas entrevistadas são professoras de escolas da educação básica dentro da comunidade da Mangueira e foram passistas da agremiação Estação Primeira de Mangueira. A prática pedagógica das docentes rompe com um padrão colonizador de educação ao dialogar com as experiências e afetos da comunidade. Também coloca como referência a ação de Dona Neuma dentro da comunidade da Mangueira, a construção de um legado e as contribuições da mesma para uma educação transformadora. |
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Intersecções entre corpos, samba e escola: um estudo sobre docências-dançantes de mulheres negrasDocência-dançanteEducação básicaDecolonialidadeInterseccionalidadeMulher negraDança na educaçãoDocênciaSambaDance-teachingBasic educationDecolonialityIntersectionalityEste trabalho tem como objetivo discutir temáticas que se interseccionam entre corpo, dança, docência, raça, gênero, e classe, partindo da perspectiva decolonial dos fazeres pedagógicos de mulheres negras. O trabalho se propõe a discutir percepções acerca do corpo de mulheres negras, interseccionalidade e a Ciência do Rebolado, bem como a trazer reflexões acerca do conceito de “docência-dançante”. A primeira entrevistada é uma socióloga e passista da Acadêmicos do Salgueiro que faz um diálogo com a revisão de literatura do trabalho. As outras duas entrevistadas são professoras de escolas da educação básica dentro da comunidade da Mangueira e foram passistas da agremiação Estação Primeira de Mangueira. A prática pedagógica das docentes rompe com um padrão colonizador de educação ao dialogar com as experiências e afetos da comunidade. Também coloca como referência a ação de Dona Neuma dentro da comunidade da Mangueira, a construção de um legado e as contribuições da mesma para uma educação transformadora.This essay has the objective to discuss the intersecting themes between body, dance, teaching, race, gender, and class from the decolonial perspective of the pedagogical practices of black women. The work propose discussing perceptions about the body of black women, intersectionality and the Science of Rebolado, as well as reflections about the concept of "dance-teaching". The first interviewee is a sociologist and dancer from Acadêmicos do Salgueiro who dialogues with the literature review of the paper. The other two interviewees are teachers of basic education schools within the Mangueira community and were dancers from the Estação Primeira de Mangueira samba school. Their pedagogical practice breaks with a colonizing standard of education by dialoguing with the experiences and affections of the community. It also places Dona Neuma's action within the Mangueira community as a reference, the construction of a legacy, and her contributions to a transforming education.40 p.Correia, Adriana MartinsRaimundo, Alessandra CristinaCopolillo, MarthaTerra, Dinah VasconcelosRodrigues, Thayane de Araújo2022-11-25T14:49:24Z2022-11-25T14:49:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Thayane de Araújo. Intersecções entre corpos, samba e escola: um estudo sobre docências-dançantes de mulheres negras. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27072http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-25T15:42:32Zoai:app.uff.br:1/27072Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:34.461694Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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