Intersecções entre corpos, samba e escola: um estudo sobre docências-dançantes de mulheres negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thayane de Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27072
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir temáticas que se interseccionam entre corpo, dança, docência, raça, gênero, e classe, partindo da perspectiva decolonial dos fazeres pedagógicos de mulheres negras. O trabalho se propõe a discutir percepções acerca do corpo de mulheres negras, interseccionalidade e a Ciência do Rebolado, bem como a trazer reflexões acerca do conceito de “docência-dançante”. A primeira entrevistada é uma socióloga e passista da Acadêmicos do Salgueiro que faz um diálogo com a revisão de literatura do trabalho. As outras duas entrevistadas são professoras de escolas da educação básica dentro da comunidade da Mangueira e foram passistas da agremiação Estação Primeira de Mangueira. A prática pedagógica das docentes rompe com um padrão colonizador de educação ao dialogar com as experiências e afetos da comunidade. Também coloca como referência a ação de Dona Neuma dentro da comunidade da Mangueira, a construção de um legado e as contribuições da mesma para uma educação transformadora.
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