Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14948
Resumo: A motivação principal da escolha deste tema é contribuir para tornar mais atraente o ensino de Física, através de abordagens multidisciplinares e tornando-a mais ligada ao cotidiano dos estudantes, e diminuindo assim o distanciamento entre a escola e a vida real. Este trabalho é uma resenha pedagógica do livro “Física e Filosofia” de Werner Heisenberg, focalizando temas da Física Moderna tais como o Princípio de Incerteza e a Complementaridade de Bohr, além da natureza da luz, fazendo a conexão reflexiva entre estas ideias e conceitos filosóficos a respeito da natureza ontológica ou epistemológica das construções científicas. Apresento ao final uma proposta multidisciplinar de intervenção pedagógica, a quatro mãos com o professor de Filosofia, a fim de permitir que o entrelaçamento das duas disciplinas torne possível abordar temas da Física Moderna sem a necessidade de apresentar o seu formalismo matemático
id UFF-2_c73f657b627adaba7ddeeb78b2752ebe
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14948
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médioEnsino de físicaFilosofiaFísica modernaPrincípio de incertezaComplementaridade de BohrNatureza ontológica ou epistemológicaEnsino de físicaFísica modernaFilosofiaPrincípio de incertezaPhysics teachingPhilosophyModern physicsUncertainty principleBohr’s complementarityOntological or epistemological natureA motivação principal da escolha deste tema é contribuir para tornar mais atraente o ensino de Física, através de abordagens multidisciplinares e tornando-a mais ligada ao cotidiano dos estudantes, e diminuindo assim o distanciamento entre a escola e a vida real. Este trabalho é uma resenha pedagógica do livro “Física e Filosofia” de Werner Heisenberg, focalizando temas da Física Moderna tais como o Princípio de Incerteza e a Complementaridade de Bohr, além da natureza da luz, fazendo a conexão reflexiva entre estas ideias e conceitos filosóficos a respeito da natureza ontológica ou epistemológica das construções científicas. Apresento ao final uma proposta multidisciplinar de intervenção pedagógica, a quatro mãos com o professor de Filosofia, a fim de permitir que o entrelaçamento das duas disciplinas torne possível abordar temas da Física Moderna sem a necessidade de apresentar o seu formalismo matemáticoThe main motivation for the choice of the theme for this monograph is to present a contribution to render more attractive the study of Physics, via a multidisciplinary approach to the subject, which can bring it closer to the student’s daily life and decrease the distance between the school’s environment and real life. This work is a pedagogical review of the text “Physics and Philosophy”, by Werner Heisenberg, which focus on themes of Modern Physics, such as the Uncertainty Principle, Bohr’s Complementarity, and the nature of light, establishing a reflexive connection between these ideas and philosophical concepts on the ontological or epistemological nature of scientific constructs. It is finalized by a multidisciplinary proposal of a pedagogical intervention side by side with a philosophy teacher, thus allowing an entanglement between the two fields as a possibility for presenting basic ideas of Modern Physics without the need for a presentation of its complex mathematical formalismMartins, Jorge SáPonczek, Roberto LeonRibeiro, Luis Felipe BellintaniCarvalho, Ana Beatriz Monteiro de2020-09-16T18:56:17Z2020-09-16T18:56:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHO, Ana Beatriz Monteiro de. Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da Física Moderna no Ensino Médio. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14948http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T20:00:13Zoai:app.uff.br:1/14948Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:13.033855Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
title Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
spellingShingle Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de
Ensino de física
Filosofia
Física moderna
Princípio de incerteza
Complementaridade de Bohr
Natureza ontológica ou epistemológica
Ensino de física
Física moderna
Filosofia
Princípio de incerteza
Physics teaching
Philosophy
Modern physics
Uncertainty principle
Bohr’s complementarity
Ontological or epistemological nature
title_short Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
title_full Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
title_fullStr Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
title_full_unstemmed Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
title_sort Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
author Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de
author_facet Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Jorge Sá
Ponczek, Roberto Leon
Ribeiro, Luis Felipe Bellintani
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Filosofia
Física moderna
Princípio de incerteza
Complementaridade de Bohr
Natureza ontológica ou epistemológica
Ensino de física
Física moderna
Filosofia
Princípio de incerteza
Physics teaching
Philosophy
Modern physics
Uncertainty principle
Bohr’s complementarity
Ontological or epistemological nature
topic Ensino de física
Filosofia
Física moderna
Princípio de incerteza
Complementaridade de Bohr
Natureza ontológica ou epistemológica
Ensino de física
Física moderna
Filosofia
Princípio de incerteza
Physics teaching
Philosophy
Modern physics
Uncertainty principle
Bohr’s complementarity
Ontological or epistemological nature
description A motivação principal da escolha deste tema é contribuir para tornar mais atraente o ensino de Física, através de abordagens multidisciplinares e tornando-a mais ligada ao cotidiano dos estudantes, e diminuindo assim o distanciamento entre a escola e a vida real. Este trabalho é uma resenha pedagógica do livro “Física e Filosofia” de Werner Heisenberg, focalizando temas da Física Moderna tais como o Princípio de Incerteza e a Complementaridade de Bohr, além da natureza da luz, fazendo a conexão reflexiva entre estas ideias e conceitos filosóficos a respeito da natureza ontológica ou epistemológica das construções científicas. Apresento ao final uma proposta multidisciplinar de intervenção pedagógica, a quatro mãos com o professor de Filosofia, a fim de permitir que o entrelaçamento das duas disciplinas torne possível abordar temas da Física Moderna sem a necessidade de apresentar o seu formalismo matemático
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-16T18:56:17Z
2020-09-16T18:56:17Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Ana Beatriz Monteiro de. Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da Física Moderna no Ensino Médio. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14948
identifier_str_mv CARVALHO, Ana Beatriz Monteiro de. Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da Física Moderna no Ensino Médio. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823641846874112