Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14948 |
Resumo: | A motivação principal da escolha deste tema é contribuir para tornar mais atraente o ensino de Física, através de abordagens multidisciplinares e tornando-a mais ligada ao cotidiano dos estudantes, e diminuindo assim o distanciamento entre a escola e a vida real. Este trabalho é uma resenha pedagógica do livro “Física e Filosofia” de Werner Heisenberg, focalizando temas da Física Moderna tais como o Princípio de Incerteza e a Complementaridade de Bohr, além da natureza da luz, fazendo a conexão reflexiva entre estas ideias e conceitos filosóficos a respeito da natureza ontológica ou epistemológica das construções científicas. Apresento ao final uma proposta multidisciplinar de intervenção pedagógica, a quatro mãos com o professor de Filosofia, a fim de permitir que o entrelaçamento das duas disciplinas torne possível abordar temas da Física Moderna sem a necessidade de apresentar o seu formalismo matemático |
id |
UFF-2_c73f657b627adaba7ddeeb78b2752ebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14948 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médioEnsino de físicaFilosofiaFísica modernaPrincípio de incertezaComplementaridade de BohrNatureza ontológica ou epistemológicaEnsino de físicaFísica modernaFilosofiaPrincípio de incertezaPhysics teachingPhilosophyModern physicsUncertainty principleBohr’s complementarityOntological or epistemological natureA motivação principal da escolha deste tema é contribuir para tornar mais atraente o ensino de Física, através de abordagens multidisciplinares e tornando-a mais ligada ao cotidiano dos estudantes, e diminuindo assim o distanciamento entre a escola e a vida real. Este trabalho é uma resenha pedagógica do livro “Física e Filosofia” de Werner Heisenberg, focalizando temas da Física Moderna tais como o Princípio de Incerteza e a Complementaridade de Bohr, além da natureza da luz, fazendo a conexão reflexiva entre estas ideias e conceitos filosóficos a respeito da natureza ontológica ou epistemológica das construções científicas. Apresento ao final uma proposta multidisciplinar de intervenção pedagógica, a quatro mãos com o professor de Filosofia, a fim de permitir que o entrelaçamento das duas disciplinas torne possível abordar temas da Física Moderna sem a necessidade de apresentar o seu formalismo matemáticoThe main motivation for the choice of the theme for this monograph is to present a contribution to render more attractive the study of Physics, via a multidisciplinary approach to the subject, which can bring it closer to the student’s daily life and decrease the distance between the school’s environment and real life. This work is a pedagogical review of the text “Physics and Philosophy”, by Werner Heisenberg, which focus on themes of Modern Physics, such as the Uncertainty Principle, Bohr’s Complementarity, and the nature of light, establishing a reflexive connection between these ideas and philosophical concepts on the ontological or epistemological nature of scientific constructs. It is finalized by a multidisciplinary proposal of a pedagogical intervention side by side with a philosophy teacher, thus allowing an entanglement between the two fields as a possibility for presenting basic ideas of Modern Physics without the need for a presentation of its complex mathematical formalismMartins, Jorge SáPonczek, Roberto LeonRibeiro, Luis Felipe BellintaniCarvalho, Ana Beatriz Monteiro de2020-09-16T18:56:17Z2020-09-16T18:56:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHO, Ana Beatriz Monteiro de. Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da Física Moderna no Ensino Médio. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14948http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T20:00:13Zoai:app.uff.br:1/14948Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:13.033855Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio |
title |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio |
spellingShingle |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de Ensino de física Filosofia Física moderna Princípio de incerteza Complementaridade de Bohr Natureza ontológica ou epistemológica Ensino de física Física moderna Filosofia Princípio de incerteza Physics teaching Philosophy Modern physics Uncertainty principle Bohr’s complementarity Ontological or epistemological nature |
title_short |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio |
title_full |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio |
title_fullStr |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio |
title_sort |
Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio |
author |
Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de |
author_facet |
Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Jorge Sá Ponczek, Roberto Leon Ribeiro, Luis Felipe Bellintani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Beatriz Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Filosofia Física moderna Princípio de incerteza Complementaridade de Bohr Natureza ontológica ou epistemológica Ensino de física Física moderna Filosofia Princípio de incerteza Physics teaching Philosophy Modern physics Uncertainty principle Bohr’s complementarity Ontological or epistemological nature |
topic |
Ensino de física Filosofia Física moderna Princípio de incerteza Complementaridade de Bohr Natureza ontológica ou epistemológica Ensino de física Física moderna Filosofia Princípio de incerteza Physics teaching Philosophy Modern physics Uncertainty principle Bohr’s complementarity Ontological or epistemological nature |
description |
A motivação principal da escolha deste tema é contribuir para tornar mais atraente o ensino de Física, através de abordagens multidisciplinares e tornando-a mais ligada ao cotidiano dos estudantes, e diminuindo assim o distanciamento entre a escola e a vida real. Este trabalho é uma resenha pedagógica do livro “Física e Filosofia” de Werner Heisenberg, focalizando temas da Física Moderna tais como o Princípio de Incerteza e a Complementaridade de Bohr, além da natureza da luz, fazendo a conexão reflexiva entre estas ideias e conceitos filosóficos a respeito da natureza ontológica ou epistemológica das construções científicas. Apresento ao final uma proposta multidisciplinar de intervenção pedagógica, a quatro mãos com o professor de Filosofia, a fim de permitir que o entrelaçamento das duas disciplinas torne possível abordar temas da Física Moderna sem a necessidade de apresentar o seu formalismo matemático |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-16T18:56:17Z 2020-09-16T18:56:17Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Ana Beatriz Monteiro de. Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da Física Moderna no Ensino Médio. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14948 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Ana Beatriz Monteiro de. Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da Física Moderna no Ensino Médio. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823641846874112 |