Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384 |
Resumo: | Neste trabalho, investigamos a presença da temática da educação não formal, em dissertações do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Para tal, fizemos como etapa precedente, uma necessária caracterização da educação ocorrente fora do ambiente escolar. Também abordamos as possíveis contribuições da educação não formal ao ensino de Física, onde a sua utilização surge como alternativa para enfrentamento das dificuldades noensino e aprendizagem da disciplina. Para isso, realizamos uma descrição de alguns elementos que constituem os problemas enfrentados no ensino de Física. Após isso, realizamos a busca no catálogo de dissertações da CAPES, das dissertações do MNPEF que abordem o tema da educação não formal. A seleção das dissertações relacionadas com o tema se baseou com a leitura dos títulos, palavras-chave ou resumos. Após a seleção das dissertações, analisamos os seus conjuntos de palavras-chave, a distribuição geográfica e a distribuição por instituição de ensino. Por fim, realizamos discussões a partir dos dados analisados. |
id |
UFF-2_c772badef875576f42d144bc13f4278e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26384 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaEnsino de FísicaEducação Não FormalPROFISEnsino de FísicaEducação não formalMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaProdução intelectualPhysics TeachingNon Formal EducationPROFISNeste trabalho, investigamos a presença da temática da educação não formal, em dissertações do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Para tal, fizemos como etapa precedente, uma necessária caracterização da educação ocorrente fora do ambiente escolar. Também abordamos as possíveis contribuições da educação não formal ao ensino de Física, onde a sua utilização surge como alternativa para enfrentamento das dificuldades noensino e aprendizagem da disciplina. Para isso, realizamos uma descrição de alguns elementos que constituem os problemas enfrentados no ensino de Física. Após isso, realizamos a busca no catálogo de dissertações da CAPES, das dissertações do MNPEF que abordem o tema da educação não formal. A seleção das dissertações relacionadas com o tema se baseou com a leitura dos títulos, palavras-chave ou resumos. Após a seleção das dissertações, analisamos os seus conjuntos de palavras-chave, a distribuição geográfica e a distribuição por instituição de ensino. Por fim, realizamos discussões a partir dos dados analisados.In this work, we investigated the presence of the theme of non-formal education in MNPEF (National Professional Master's in Physics Teaching) dissertations. To this end, as a previous step, we carried out a necessary characterization of the education that occurs outside the school environment. We also address the possible contributions of non-formal education to the teaching of Physics, where its use appears as an alternative to face difficulties in teaching and learning the discipline. For this, we carry out a description of some elements that constitute the problems faced in the teaching of Physics. After that, we searched the Capes dissertation catalog for MNPEF dissertations that address the topic of non-formal education. The selection of dissertations related to the topic was based on reading the titles, keywords or abstracts. After the selection of dissertations, we analyzed their sets of keywords, geographic distribution and distribution by educational institution. Finally, we conducted discussions based on the analyzed data.67 pNogueira, Erica CristinaNachez, Juan LucasCarneiro, Marciano AlvesMarques, Maria Danielle RodriguesSantos, Cílio Marques2022-10-05T17:34:17Z2022-10-05T17:34:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Cílio Marques. Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T17:34:21Zoai:app.uff.br:1/26384Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-05T17:34:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
spellingShingle |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Santos, Cílio Marques Ensino de Física Educação Não Formal PROFIS Ensino de Física Educação não formal Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Produção intelectual Physics Teaching Non Formal Education PROFIS |
title_short |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title_full |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title_fullStr |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
title_sort |
Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
author |
Santos, Cílio Marques |
author_facet |
Santos, Cílio Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Erica Cristina Nachez, Juan Lucas Carneiro, Marciano Alves Marques, Maria Danielle Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cílio Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Educação Não Formal PROFIS Ensino de Física Educação não formal Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Produção intelectual Physics Teaching Non Formal Education PROFIS |
topic |
Ensino de Física Educação Não Formal PROFIS Ensino de Física Educação não formal Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Produção intelectual Physics Teaching Non Formal Education PROFIS |
description |
Neste trabalho, investigamos a presença da temática da educação não formal, em dissertações do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Para tal, fizemos como etapa precedente, uma necessária caracterização da educação ocorrente fora do ambiente escolar. Também abordamos as possíveis contribuições da educação não formal ao ensino de Física, onde a sua utilização surge como alternativa para enfrentamento das dificuldades noensino e aprendizagem da disciplina. Para isso, realizamos uma descrição de alguns elementos que constituem os problemas enfrentados no ensino de Física. Após isso, realizamos a busca no catálogo de dissertações da CAPES, das dissertações do MNPEF que abordem o tema da educação não formal. A seleção das dissertações relacionadas com o tema se baseou com a leitura dos títulos, palavras-chave ou resumos. Após a seleção das dissertações, analisamos os seus conjuntos de palavras-chave, a distribuição geográfica e a distribuição por instituição de ensino. Por fim, realizamos discussões a partir dos dados analisados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-05T17:34:17Z 2022-10-05T17:34:17Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Cílio Marques. Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Cílio Marques. Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135383133126656 |