Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cílio Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384
Resumo: Neste trabalho, investigamos a presença da temática da educação não formal, em dissertações do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Para tal, fizemos como etapa precedente, uma necessária caracterização da educação ocorrente fora do ambiente escolar. Também abordamos as possíveis contribuições da educação não formal ao ensino de Física, onde a sua utilização surge como alternativa para enfrentamento das dificuldades noensino e aprendizagem da disciplina. Para isso, realizamos uma descrição de alguns elementos que constituem os problemas enfrentados no ensino de Física. Após isso, realizamos a busca no catálogo de dissertações da CAPES, das dissertações do MNPEF que abordem o tema da educação não formal. A seleção das dissertações relacionadas com o tema se baseou com a leitura dos títulos, palavras-chave ou resumos. Após a seleção das dissertações, analisamos os seus conjuntos de palavras-chave, a distribuição geográfica e a distribuição por instituição de ensino. Por fim, realizamos discussões a partir dos dados analisados.
id UFF-2_c772badef875576f42d144bc13f4278e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26384
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaEnsino de FísicaEducação Não FormalPROFISEnsino de FísicaEducação não formalMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaProdução intelectualPhysics TeachingNon Formal EducationPROFISNeste trabalho, investigamos a presença da temática da educação não formal, em dissertações do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Para tal, fizemos como etapa precedente, uma necessária caracterização da educação ocorrente fora do ambiente escolar. Também abordamos as possíveis contribuições da educação não formal ao ensino de Física, onde a sua utilização surge como alternativa para enfrentamento das dificuldades noensino e aprendizagem da disciplina. Para isso, realizamos uma descrição de alguns elementos que constituem os problemas enfrentados no ensino de Física. Após isso, realizamos a busca no catálogo de dissertações da CAPES, das dissertações do MNPEF que abordem o tema da educação não formal. A seleção das dissertações relacionadas com o tema se baseou com a leitura dos títulos, palavras-chave ou resumos. Após a seleção das dissertações, analisamos os seus conjuntos de palavras-chave, a distribuição geográfica e a distribuição por instituição de ensino. Por fim, realizamos discussões a partir dos dados analisados.In this work, we investigated the presence of the theme of non-formal education in MNPEF (National Professional Master's in Physics Teaching) dissertations. To this end, as a previous step, we carried out a necessary characterization of the education that occurs outside the school environment. We also address the possible contributions of non-formal education to the teaching of Physics, where its use appears as an alternative to face difficulties in teaching and learning the discipline. For this, we carry out a description of some elements that constitute the problems faced in the teaching of Physics. After that, we searched the Capes dissertation catalog for MNPEF dissertations that address the topic of non-formal education. The selection of dissertations related to the topic was based on reading the titles, keywords or abstracts. After the selection of dissertations, we analyzed their sets of keywords, geographic distribution and distribution by educational institution. Finally, we conducted discussions based on the analyzed data.67 pNogueira, Erica CristinaNachez, Juan LucasCarneiro, Marciano AlvesMarques, Maria Danielle RodriguesSantos, Cílio Marques2022-10-05T17:34:17Z2022-10-05T17:34:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Cílio Marques. Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T17:34:21Zoai:app.uff.br:1/26384Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-05T17:34:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
spellingShingle Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Santos, Cílio Marques
Ensino de Física
Educação Não Formal
PROFIS
Ensino de Física
Educação não formal
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Produção intelectual
Physics Teaching
Non Formal Education
PROFIS
title_short Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title_full Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title_fullStr Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title_full_unstemmed Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
title_sort Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
author Santos, Cílio Marques
author_facet Santos, Cílio Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Erica Cristina
Nachez, Juan Lucas
Carneiro, Marciano Alves
Marques, Maria Danielle Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cílio Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Educação Não Formal
PROFIS
Ensino de Física
Educação não formal
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Produção intelectual
Physics Teaching
Non Formal Education
PROFIS
topic Ensino de Física
Educação Não Formal
PROFIS
Ensino de Física
Educação não formal
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Produção intelectual
Physics Teaching
Non Formal Education
PROFIS
description Neste trabalho, investigamos a presença da temática da educação não formal, em dissertações do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Para tal, fizemos como etapa precedente, uma necessária caracterização da educação ocorrente fora do ambiente escolar. Também abordamos as possíveis contribuições da educação não formal ao ensino de Física, onde a sua utilização surge como alternativa para enfrentamento das dificuldades noensino e aprendizagem da disciplina. Para isso, realizamos uma descrição de alguns elementos que constituem os problemas enfrentados no ensino de Física. Após isso, realizamos a busca no catálogo de dissertações da CAPES, das dissertações do MNPEF que abordem o tema da educação não formal. A seleção das dissertações relacionadas com o tema se baseou com a leitura dos títulos, palavras-chave ou resumos. Após a seleção das dissertações, analisamos os seus conjuntos de palavras-chave, a distribuição geográfica e a distribuição por instituição de ensino. Por fim, realizamos discussões a partir dos dados analisados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05T17:34:17Z
2022-10-05T17:34:17Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Cílio Marques. Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384
identifier_str_mv SANTOS, Cílio Marques. Análise da presença do tema “educação não formal” em dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135383133126656