Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Larissa da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21867
Resumo: A presente pesquisa em Ciências Sociais e Educação busca analisar os reflexos do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas relações do cotidiano escolar. Amparada pelo conceito de ciberespaço, cibercultura e processos de socialização, é apoiada em um conjunto de autores interlocutores que auxiliam na compreensão que se pode ter dos alunos com a tecnologia e a escola. Dessa maneira, investiga como o alunado do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brasil-França situado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se relaciona com o acesso e o ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada através de observação participante, aplicação de questionário semiaberto e elaboração de um grupo focal a fim de obter resultados quantitativa e qualitativamente das propostas de investigação metodológica,visando refletir em como podemos acompanhar as novas demandas geradas por essa multiplicidade de fatores que cercam a construção de subjetividade dos estudantes e como podemos pensar a prática pedagógica nos dias atuais, prática essa submetida a velocidade da metamorfose das relações viabilizadas pelas TIC
id UFF-2_c775fa733f432148b52d5eb9297154c1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21867
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizadosTICCotidiano escolarProcessos de socializaçãoSubjetividadeAutonomiaTecnologias de informação e comunicaçãoAmbiente escolarAutonomia na educaçãoSubjetividadeCiberespaçoICTSchool dailySocialization processesSubjectivityAutonomyA presente pesquisa em Ciências Sociais e Educação busca analisar os reflexos do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas relações do cotidiano escolar. Amparada pelo conceito de ciberespaço, cibercultura e processos de socialização, é apoiada em um conjunto de autores interlocutores que auxiliam na compreensão que se pode ter dos alunos com a tecnologia e a escola. Dessa maneira, investiga como o alunado do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brasil-França situado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se relaciona com o acesso e o ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada através de observação participante, aplicação de questionário semiaberto e elaboração de um grupo focal a fim de obter resultados quantitativa e qualitativamente das propostas de investigação metodológica,visando refletir em como podemos acompanhar as novas demandas geradas por essa multiplicidade de fatores que cercam a construção de subjetividade dos estudantes e como podemos pensar a prática pedagógica nos dias atuais, prática essa submetida a velocidade da metamorfose das relações viabilizadas pelas TICThe present research in Social Sciences and Education seeks to analyze the reflexes of the use of the information and communication technologies (ICT) in the relations of the daily school. Supported by the notion of cyberspace, cyberculture and socialization processes, it is supported by a set of interlocutors who help to understand the relation of students with technology and school. In this way, it investigates how students from Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brazil-France located in the city of Niterói, Rio de Janeiro, relate to access and the school environment. Data collection was performed through participant observation, application of a semi-open questionnaire and elaboration of a focus group in order to obtain quantitative and qualitative results of the research proposals, aiming to reflect on how we can follow the new demands generated by this multiplicity of factors. They surround the construction of students' subjectivity and how we can think about pedagogical practice today, a practice that is subjected to the speed of metamorphosis of relations made possible by ICTFerreira, Helen PereiraFerreira, Helen PereiraBarbosa, Larissa da Silva2021-05-04T17:33:37Z2021-05-04T17:33:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Larissa da Silva. Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21867Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T17:44:25Zoai:app.uff.br:1/21867Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-27T17:44:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
title Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
spellingShingle Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
Barbosa, Larissa da Silva
TIC
Cotidiano escolar
Processos de socialização
Subjetividade
Autonomia
Tecnologias de informação e comunicação
Ambiente escolar
Autonomia na educação
Subjetividade
Ciberespaço
ICT
School daily
Socialization processes
Subjectivity
Autonomy
title_short Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
title_full Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
title_fullStr Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
title_full_unstemmed Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
title_sort Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
author Barbosa, Larissa da Silva
author_facet Barbosa, Larissa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Helen Pereira
Ferreira, Helen Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Larissa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Cotidiano escolar
Processos de socialização
Subjetividade
Autonomia
Tecnologias de informação e comunicação
Ambiente escolar
Autonomia na educação
Subjetividade
Ciberespaço
ICT
School daily
Socialization processes
Subjectivity
Autonomy
topic TIC
Cotidiano escolar
Processos de socialização
Subjetividade
Autonomia
Tecnologias de informação e comunicação
Ambiente escolar
Autonomia na educação
Subjetividade
Ciberespaço
ICT
School daily
Socialization processes
Subjectivity
Autonomy
description A presente pesquisa em Ciências Sociais e Educação busca analisar os reflexos do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas relações do cotidiano escolar. Amparada pelo conceito de ciberespaço, cibercultura e processos de socialização, é apoiada em um conjunto de autores interlocutores que auxiliam na compreensão que se pode ter dos alunos com a tecnologia e a escola. Dessa maneira, investiga como o alunado do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brasil-França situado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se relaciona com o acesso e o ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada através de observação participante, aplicação de questionário semiaberto e elaboração de um grupo focal a fim de obter resultados quantitativa e qualitativamente das propostas de investigação metodológica,visando refletir em como podemos acompanhar as novas demandas geradas por essa multiplicidade de fatores que cercam a construção de subjetividade dos estudantes e como podemos pensar a prática pedagógica nos dias atuais, prática essa submetida a velocidade da metamorfose das relações viabilizadas pelas TIC
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T17:33:37Z
2021-05-04T17:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Larissa da Silva. Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21867
Aluno de Graduação
identifier_str_mv BARBOSA, Larissa da Silva. Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135457207681024