Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21867 |
Resumo: | A presente pesquisa em Ciências Sociais e Educação busca analisar os reflexos do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas relações do cotidiano escolar. Amparada pelo conceito de ciberespaço, cibercultura e processos de socialização, é apoiada em um conjunto de autores interlocutores que auxiliam na compreensão que se pode ter dos alunos com a tecnologia e a escola. Dessa maneira, investiga como o alunado do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brasil-França situado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se relaciona com o acesso e o ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada através de observação participante, aplicação de questionário semiaberto e elaboração de um grupo focal a fim de obter resultados quantitativa e qualitativamente das propostas de investigação metodológica,visando refletir em como podemos acompanhar as novas demandas geradas por essa multiplicidade de fatores que cercam a construção de subjetividade dos estudantes e como podemos pensar a prática pedagógica nos dias atuais, prática essa submetida a velocidade da metamorfose das relações viabilizadas pelas TIC |
id |
UFF-2_c775fa733f432148b52d5eb9297154c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21867 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizadosTICCotidiano escolarProcessos de socializaçãoSubjetividadeAutonomiaTecnologias de informação e comunicaçãoAmbiente escolarAutonomia na educaçãoSubjetividadeCiberespaçoICTSchool dailySocialization processesSubjectivityAutonomyA presente pesquisa em Ciências Sociais e Educação busca analisar os reflexos do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas relações do cotidiano escolar. Amparada pelo conceito de ciberespaço, cibercultura e processos de socialização, é apoiada em um conjunto de autores interlocutores que auxiliam na compreensão que se pode ter dos alunos com a tecnologia e a escola. Dessa maneira, investiga como o alunado do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brasil-França situado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se relaciona com o acesso e o ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada através de observação participante, aplicação de questionário semiaberto e elaboração de um grupo focal a fim de obter resultados quantitativa e qualitativamente das propostas de investigação metodológica,visando refletir em como podemos acompanhar as novas demandas geradas por essa multiplicidade de fatores que cercam a construção de subjetividade dos estudantes e como podemos pensar a prática pedagógica nos dias atuais, prática essa submetida a velocidade da metamorfose das relações viabilizadas pelas TICThe present research in Social Sciences and Education seeks to analyze the reflexes of the use of the information and communication technologies (ICT) in the relations of the daily school. Supported by the notion of cyberspace, cyberculture and socialization processes, it is supported by a set of interlocutors who help to understand the relation of students with technology and school. In this way, it investigates how students from Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brazil-France located in the city of Niterói, Rio de Janeiro, relate to access and the school environment. Data collection was performed through participant observation, application of a semi-open questionnaire and elaboration of a focus group in order to obtain quantitative and qualitative results of the research proposals, aiming to reflect on how we can follow the new demands generated by this multiplicity of factors. They surround the construction of students' subjectivity and how we can think about pedagogical practice today, a practice that is subjected to the speed of metamorphosis of relations made possible by ICTFerreira, Helen PereiraFerreira, Helen PereiraBarbosa, Larissa da Silva2021-05-04T17:33:37Z2021-05-04T17:33:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Larissa da Silva. Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21867Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T17:44:25Zoai:app.uff.br:1/21867Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:42.279002Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados |
title |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados |
spellingShingle |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados Barbosa, Larissa da Silva TIC Cotidiano escolar Processos de socialização Subjetividade Autonomia Tecnologias de informação e comunicação Ambiente escolar Autonomia na educação Subjetividade Ciberespaço ICT School daily Socialization processes Subjectivity Autonomy |
title_short |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados |
title_full |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados |
title_fullStr |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados |
title_full_unstemmed |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados |
title_sort |
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados |
author |
Barbosa, Larissa da Silva |
author_facet |
Barbosa, Larissa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Helen Pereira Ferreira, Helen Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Larissa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Cotidiano escolar Processos de socialização Subjetividade Autonomia Tecnologias de informação e comunicação Ambiente escolar Autonomia na educação Subjetividade Ciberespaço ICT School daily Socialization processes Subjectivity Autonomy |
topic |
TIC Cotidiano escolar Processos de socialização Subjetividade Autonomia Tecnologias de informação e comunicação Ambiente escolar Autonomia na educação Subjetividade Ciberespaço ICT School daily Socialization processes Subjectivity Autonomy |
description |
A presente pesquisa em Ciências Sociais e Educação busca analisar os reflexos do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas relações do cotidiano escolar. Amparada pelo conceito de ciberespaço, cibercultura e processos de socialização, é apoiada em um conjunto de autores interlocutores que auxiliam na compreensão que se pode ter dos alunos com a tecnologia e a escola. Dessa maneira, investiga como o alunado do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola - Brasil-França situado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se relaciona com o acesso e o ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada através de observação participante, aplicação de questionário semiaberto e elaboração de um grupo focal a fim de obter resultados quantitativa e qualitativamente das propostas de investigação metodológica,visando refletir em como podemos acompanhar as novas demandas geradas por essa multiplicidade de fatores que cercam a construção de subjetividade dos estudantes e como podemos pensar a prática pedagógica nos dias atuais, prática essa submetida a velocidade da metamorfose das relações viabilizadas pelas TIC |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-04T17:33:37Z 2021-05-04T17:33:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Larissa da Silva. Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21867 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Larissa da Silva. Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811816236761219072 |