Fragmentos do sensível: o lugar do afeto na poesia de Odete Semedo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24846 |
Resumo: | O presente trabalho debruça-se sobre a poesia da escritora guineense Odete Semedo, buscando analisar, a partir do conceito filosófico de afeto, as obras Entre o ser e o amar (1996) e No fundo do canto (2007), com ênfase na abordagem interativa entre os aspectos voltados para o sensível e a tentativa de construção de um panorama sócio-histórico da Guiné-Bissau. Para isso, direcionamos a nossa investigação para o que consideramos uma ferramenta utilizada pela autora guineense na manipulação de sua escrita: a recorrência de uma semântica afetiva, que atua como campo simbólico de discussão sobre a história, a memória e a cultura do país. Acreditamos que por mais lírica que seja, essa produção é uma forma de poetizar a catástrofe, o sofrimento e a dor, demonstrando que a poesia de Odete Semedo está profundamente inscrita numa lógica política. Para isso, faremos uso de um suporte teórico que dialoga com a esfera histórica, filosófica e crítico-literária, apoiado, sobretudo, nas abordagens elaboradas por Baruch Spinoza, Hampâté Bâ, Achille Mbembe, Carlos Lopes, Moema Augel e Vladimir Safatle. |
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Fragmentos do sensível: o lugar do afeto na poesia de Odete SemedoOdete SemedoLiteratura guineensePoesia guineenseAfetoMemóriaLiteratura guineenseSemedo, Odete, 1959-Littérature guinéenePoésie guinéenneAffectionMémoireO presente trabalho debruça-se sobre a poesia da escritora guineense Odete Semedo, buscando analisar, a partir do conceito filosófico de afeto, as obras Entre o ser e o amar (1996) e No fundo do canto (2007), com ênfase na abordagem interativa entre os aspectos voltados para o sensível e a tentativa de construção de um panorama sócio-histórico da Guiné-Bissau. Para isso, direcionamos a nossa investigação para o que consideramos uma ferramenta utilizada pela autora guineense na manipulação de sua escrita: a recorrência de uma semântica afetiva, que atua como campo simbólico de discussão sobre a história, a memória e a cultura do país. Acreditamos que por mais lírica que seja, essa produção é uma forma de poetizar a catástrofe, o sofrimento e a dor, demonstrando que a poesia de Odete Semedo está profundamente inscrita numa lógica política. Para isso, faremos uso de um suporte teórico que dialoga com a esfera histórica, filosófica e crítico-literária, apoiado, sobretudo, nas abordagens elaboradas por Baruch Spinoza, Hampâté Bâ, Achille Mbembe, Carlos Lopes, Moema Augel e Vladimir Safatle.Ce travail se penche sur la poésie de l’écrivaine guinéenne Odete Semedo en cherchant à analyser, à partir du concept philosophique d’affection, les œuvres Entre o ser e o amar (1996) et No fundo do canto (2007), avec une approche interactive entre les aspects notamment sensibles et l’essai de construction d’un panorama socio-historique de la Guinée- Bissau. C’est pour cela qu’on dirige cette recherche vers ce qu’on considère comme un outil de l’écrivaine guinéenne dans la manipulation de son écriture: la récurrence d’une sémantique affective qui incarne comme domaine symbolique de discussion sur l’histoire, la mémoire et la culture du pays. On croit qu’aussi lyrique que ce soit, cette production est une manière de poétiser la catastrophe, la souffrance et la douleur en démontrant que la poésie d’Odete Semedo est profondément inscrite dans une logique politique. Pour réaliser la recherche, on fera l’usage d’un support théorique qui dialogue avec la sphère historique, philosophique et critique littéraire, basés surtout dans les approches élaborées par Baruch Spinoza, Hampâté Bâ, Achille Mbembe, Carlos Lopes, Moema Augel e Vladimir Safatle.123 p.Jorge, Silvio RenatoSecco, Carmen Lucia Tindó RibeiroSilva, Renata Flavia daWeirich, Michael de Assis Lourdes2022-04-01T14:04:59Z2022-04-01T14:04:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWEIRICH, Michael de Assis Lourdes. Fragmentos do sensível: o lugar do afeto na poesia de Odete Semedo. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24846CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-01T14:05:03Zoai:app.uff.br:1/24846Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:36.446809Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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