Identidade, subjetividade e nação guineense na poesia de Odete Semedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALADO, Karina de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FONSECA, Maria Nazareth Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2226
Resumo: Este artigo objetiva analisar o relato de nação da Guiné-Bissau na pós-colonialidade, presente no livro No Fundo do Canto, de Odete Semedo, interrelacionando-o à construção da identidade nacional, a partir do discurso de busca da identidade individual. Pretende-se discutir como a voz poética, em busca de sua ancestralidade, evoca o passado e se coloca como mãe, mulher e mensageiro da nação, voz da reflexão e do desabafo diante dos horrores da guerra civil. A imagem do sujeito fragmentado, construída por Semedo, vai ao encontro da noção de identidade do sujeito pós-moderno como uma “celebração móvel”, proposta por Hall (2003), que, ao afirmar-se, amplia-se para o plano da identidade nacional sugerido por Augel (2007). Convém também se analisar até que ponto as imagens e os conceitos de nação propostos por Hobsbawm (2008) convergem com a imagem de nação construída por Semedo.
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