Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15771 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar, através de relatos de memórias docentes em Educação Infantil, práticas que explorem as temáticas das Ciências Naturais e as relações criança-natureza. Foram analisados relatos de memórias práticas docentes identificando as potencialidades e as dificuldades em trabalhar com essas temáticas. Os referenciais teóricos articulam a relação criança-natureza (Tiriba 2010; 2018); a aprendizagem de conceitos científicos por crianças pequenas (Colinvaux, 2004); a docência e os saberes docentes (Nóvoa, 2013; 2017; Tardif, 2002) focalizados na Educação Infantil (Ostetto, 2012). A análise dos dados apontou que os saberes docentes são fundamentais para a construção do currículo e da sua prática na Educação Infantil, assim, torna-se relevante repensar o protagonismo do professor a fim de gerar uma reorganização das formas de ensinar-aprender no referido segmento |
id |
UFF-2_cba773ed68dac3a056ac2d74bcc94552 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15771 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentesPrática docenteEducação infantilCiências da naturezaProfissão e formação docenteCiências naturaisEducação infantilPráticas docentesPráctica docenteEducación infantilCiéncias de la naturalezaProfesión y formación docenteEsta pesquisa tem como objetivo analisar, através de relatos de memórias docentes em Educação Infantil, práticas que explorem as temáticas das Ciências Naturais e as relações criança-natureza. Foram analisados relatos de memórias práticas docentes identificando as potencialidades e as dificuldades em trabalhar com essas temáticas. Os referenciais teóricos articulam a relação criança-natureza (Tiriba 2010; 2018); a aprendizagem de conceitos científicos por crianças pequenas (Colinvaux, 2004); a docência e os saberes docentes (Nóvoa, 2013; 2017; Tardif, 2002) focalizados na Educação Infantil (Ostetto, 2012). A análise dos dados apontou que os saberes docentes são fundamentais para a construção do currículo e da sua prática na Educação Infantil, assim, torna-se relevante repensar o protagonismo do professor a fim de gerar uma reorganização das formas de ensinar-aprender no referido segmentoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta investigacióntiene como objetivo analizar, a través de laenseñanza de losrecuerdos, lasprácticaseneducación infantil que exploran los temas de las ciências naturales y las relaciones entre la naturaleza y el niño. Se analizaron informes de prácticas docentes, identificando el potencial y las dificultades para trabajar com estos temas. Los marcos teóricos articulan la relación niño-naturaleza (Tiriba 2010; 2018); el aprendizaje de conceptos científicos por niños pequeños (Colinvaux, 2004); profesión y formación docente (Nóvoa, 2013; 2017; Tardif, 2002) centrado em laeducación de la primera infancia (Ostetto, 2012). El análisis de los datos mostró que el conocimiento de la docência es fundamental para la construcción del currículo y su práctica em la Educación de la Primera Infancia, por lo tanto, es relevante repensar el papel del maestro para generar una reorganización de las formas de enseñanza-aprendizajeen ese segmento118 f.Vilela, Mariana LimaOstetto, Luciana EsmeraldaGomes, Maria MargaridaBitencourt, Juliana Vieira Walter2020-11-03T13:47:13Z2020-11-03T13:47:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBITENCOURT, Juliana Vieira Walter. Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15771http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T17:54:45Zoai:app.uff.br:1/15771Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T17:54:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes |
title |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes |
spellingShingle |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes Bitencourt, Juliana Vieira Walter Prática docente Educação infantil Ciências da natureza Profissão e formação docente Ciências naturais Educação infantil Práticas docentes Práctica docente Educación infantil Ciéncias de la naturaleza Profesión y formación docente |
title_short |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes |
title_full |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes |
title_fullStr |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes |
title_full_unstemmed |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes |
title_sort |
Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes |
author |
Bitencourt, Juliana Vieira Walter |
author_facet |
Bitencourt, Juliana Vieira Walter |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Mariana Lima Ostetto, Luciana Esmeralda Gomes, Maria Margarida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Juliana Vieira Walter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Educação infantil Ciências da natureza Profissão e formação docente Ciências naturais Educação infantil Práticas docentes Práctica docente Educación infantil Ciéncias de la naturaleza Profesión y formación docente |
topic |
Prática docente Educação infantil Ciências da natureza Profissão e formação docente Ciências naturais Educação infantil Práticas docentes Práctica docente Educación infantil Ciéncias de la naturaleza Profesión y formación docente |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar, através de relatos de memórias docentes em Educação Infantil, práticas que explorem as temáticas das Ciências Naturais e as relações criança-natureza. Foram analisados relatos de memórias práticas docentes identificando as potencialidades e as dificuldades em trabalhar com essas temáticas. Os referenciais teóricos articulam a relação criança-natureza (Tiriba 2010; 2018); a aprendizagem de conceitos científicos por crianças pequenas (Colinvaux, 2004); a docência e os saberes docentes (Nóvoa, 2013; 2017; Tardif, 2002) focalizados na Educação Infantil (Ostetto, 2012). A análise dos dados apontou que os saberes docentes são fundamentais para a construção do currículo e da sua prática na Educação Infantil, assim, torna-se relevante repensar o protagonismo do professor a fim de gerar uma reorganização das formas de ensinar-aprender no referido segmento |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03T13:47:13Z 2020-11-03T13:47:13Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BITENCOURT, Juliana Vieira Walter. Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15771 |
identifier_str_mv |
BITENCOURT, Juliana Vieira Walter. Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135486888673280 |