Qualidade de cardápios escolares do ensino fundamental de municípios do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26194 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar a qualidade da alimentação escolar pela ótica das inflexões na concepção que orientou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ao longo do tempo e pela composição dos cardápios planejados para alunos do ensino fundamental dos municípios do estado do Rio de Janeiro. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa transversal de base quali-quantitativa em que uma análise documental foi elaborada a partir da leitura exploratória de legislações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para identificar as diferentes concepções de qualidade da alimentação escolar ao longo dos anos. Posteriormente, realizou-se a análise de cardápios de 27 municípios do Rio de Janeiro dos anos 2019 e 2020 do ensino fundamental de período parcial utilizando o Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), obtidos a partir do monitoramento e assessoramento do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal Fluminense. Posteriormente, foi feita a análise das potencialidades e fragilidades dos cardápios frente às novas diretrizes do PNAE. RESULTADOS: A concepção de qualidade da alimentação escolar iniciou com foco na suplementação alimentar, e hoje, devido a influências de inflexões como descentralização do PNAE, inserção do nutricionista e evolução das políticas públicas além dos acontecimentos históricos obtém como base os princípios da SAN, e consequentemente, um conceito que abrange diversas dimensões. Ainda, a análise da qualidade dos cardápios identificou que a maioria está adequada segundo o IQ COSAN, no entanto, muitos municípios precisam aumentar a frequência de alimentos in natura, aumentar a diversidade alimentar e da sociobiodiversidade e diminuir a oferta de alimentos processados e ultraprocessados para se adequarem às novas diretrizes alimentares. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que diversas inflexões foram importantes na construção do PNAE e na formação na complexa concepção da qualidade da alimentação escolar até os dias atuais. Porém, apesar das potencialidades de muitos cardápios, as fragilidades precisam ser corrigidas para a adequação às novas diretrizes alimentares. |
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Qualidade de cardápios escolares do ensino fundamental de municípios do Estado do Rio de JaneiroAlimentação escolarPolítica nutricionalPlanejamento de cardápioAlimentação escolarEnsino fundamentalRecomendação nutricionalSegurança alimentarSegurança nutricionalPolítica pública de saúdePlanejamento de cardápioSchool feedingNutrition policyMenu planningOBJETIVO: Analisar a qualidade da alimentação escolar pela ótica das inflexões na concepção que orientou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ao longo do tempo e pela composição dos cardápios planejados para alunos do ensino fundamental dos municípios do estado do Rio de Janeiro. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa transversal de base quali-quantitativa em que uma análise documental foi elaborada a partir da leitura exploratória de legislações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para identificar as diferentes concepções de qualidade da alimentação escolar ao longo dos anos. Posteriormente, realizou-se a análise de cardápios de 27 municípios do Rio de Janeiro dos anos 2019 e 2020 do ensino fundamental de período parcial utilizando o Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), obtidos a partir do monitoramento e assessoramento do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal Fluminense. Posteriormente, foi feita a análise das potencialidades e fragilidades dos cardápios frente às novas diretrizes do PNAE. RESULTADOS: A concepção de qualidade da alimentação escolar iniciou com foco na suplementação alimentar, e hoje, devido a influências de inflexões como descentralização do PNAE, inserção do nutricionista e evolução das políticas públicas além dos acontecimentos históricos obtém como base os princípios da SAN, e consequentemente, um conceito que abrange diversas dimensões. Ainda, a análise da qualidade dos cardápios identificou que a maioria está adequada segundo o IQ COSAN, no entanto, muitos municípios precisam aumentar a frequência de alimentos in natura, aumentar a diversidade alimentar e da sociobiodiversidade e diminuir a oferta de alimentos processados e ultraprocessados para se adequarem às novas diretrizes alimentares. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que diversas inflexões foram importantes na construção do PNAE e na formação na complexa concepção da qualidade da alimentação escolar até os dias atuais. Porém, apesar das potencialidades de muitos cardápios, as fragilidades precisam ser corrigidas para a adequação às novas diretrizes alimentares.OBJECTIVE: To analyze the quality of school meals from the perspective of inflections in the conception that guided the National School Feeding Program (NSFP) over time and through the composition of the menus planned for elementary school students in the municipalities of the state of Rio de Janeiro. METHODS: This is a qualitative-quantitative cross-sectional research in which a documental analysis was elaborated from the exploratory reading of legislation from the National Fund for the Development of Education to identify the different conceptions of quality in school meals over the years. Subsequently, the analysis of menus from 27 cities in Rio de Janeiro from the years 2019 and 2020 of part-time elementary education was carried out using the Quality Index of the Food and Nutrition Security Coordination (FNSC QI), obtained from the monitoring and advising the Collaborating Center for School Food and Nutrition at the Fluminense Federal University. Subsequently, the analysis of the strengths and weaknesses of the menus was carried out in view of the new guidelines of the PNAE. RESULTS: The conception of school food quality began with a focus on food supplementation, and today, due to influences of inflections such as decentralization of the NSFP, insertion of the nutritionist and evolution of public policies in addition to historical events, it is based on the principles of FNS, and consequently, a concept that encompasses several dimensions. Still, the analysis of the quality of the menus identified that most are adequate according to the FNSC QI, however, many municipalities need to increase the frequency of in natura foods, increase food diversity and socio-biodiversity and reduce the supply of processed and ultra-processed foods to conform to the new dietary guidelines. CONCLUSION: It can be concluded that several inflections were important in the construction of the NSFP and in the formation in the complex conception of the quality of school meals until the present day. However, despite the potential of many menus, weaknesses need to be corrected to adapt to the new dietary guidelines71 f.Barbosa, Roseane Moreira Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/4211691428243654Ferreira, Daniele Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/6222513276436258http://lattes.cnpq.br/9845465627344513Rocha, Letícia de Souza Bottino2022-09-02T20:04:19Z2022-09-02T20:04:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Letícia de Souza Bottino. Qualidade de cardápios escolares do ensino fundamental de municípios do Estado do Rio de Janeiro. 2022. 71 f. 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