Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alberto Manoel da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24442
Resumo: Aborda o trabalho e a missão da biblioteca escolar e do bibliotecário no âmbito da promoção e do incentivo à leitura. Trata da leitura em seu aspecto histórico e conceitual, e da existência de livros e bibliotecas no Brasil em aspecto histórico, relacionando-a com a história da educação no país, a fim de fornecer subsídios para que o leitor se situe acerca da importância da leitura e da biblioteca escolar no país, tendo noção do processo histórico por detrás da realidade atual e da complexidade que envolve quaisquer tentativas de melhorá-la. Ressalta a importância da biblioteca escolar como local dinâmico e propício para a construção do conhecimento, destacando o papel da leitura nesse processo. Analisa e discorre sobre a missão do bibliotecário no contexto escolar e acerca da formação e subsídios teóricos que este profissional deve ter para que execute um bom trabalho e seja capaz de introduzir os alunos ao universo da leitura. Estuda o panorama da situação das bibliotecas do Colégio Cruzeiro - Unidade Centro e Colégio Pedro II - Unidade Centro por meio de entrevista com os bibliotecários e pesquisa qualitativa e quantitativa com vinte usuários, com o objetivo de, através dos resultados obtidos, refletir sobre o panorama das práticas atuais em bibliotecas escolares e considerar o que pode e deve ser feito para melhorar tal panorama. Evidencia que a biblioteca escolar bem equipada com o profissional bibliotecário presente contribui para a promoção da leitura e da biblioteca como local dinâmico e acolhedor.
id UFF-2_cc48b91aea7712cca870fdc1e366d2e3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24442
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leituraBiblioteca escolarFomento à leituraFormação de leitoresMissão do bibliotecárioBiblioteca escolarIncentivo à leituraLeitorBibliotecárioSchool libraryPromotion of readingFormation of readersLibrarian missionAborda o trabalho e a missão da biblioteca escolar e do bibliotecário no âmbito da promoção e do incentivo à leitura. Trata da leitura em seu aspecto histórico e conceitual, e da existência de livros e bibliotecas no Brasil em aspecto histórico, relacionando-a com a história da educação no país, a fim de fornecer subsídios para que o leitor se situe acerca da importância da leitura e da biblioteca escolar no país, tendo noção do processo histórico por detrás da realidade atual e da complexidade que envolve quaisquer tentativas de melhorá-la. Ressalta a importância da biblioteca escolar como local dinâmico e propício para a construção do conhecimento, destacando o papel da leitura nesse processo. Analisa e discorre sobre a missão do bibliotecário no contexto escolar e acerca da formação e subsídios teóricos que este profissional deve ter para que execute um bom trabalho e seja capaz de introduzir os alunos ao universo da leitura. Estuda o panorama da situação das bibliotecas do Colégio Cruzeiro - Unidade Centro e Colégio Pedro II - Unidade Centro por meio de entrevista com os bibliotecários e pesquisa qualitativa e quantitativa com vinte usuários, com o objetivo de, através dos resultados obtidos, refletir sobre o panorama das práticas atuais em bibliotecas escolares e considerar o que pode e deve ser feito para melhorar tal panorama. Evidencia que a biblioteca escolar bem equipada com o profissional bibliotecário presente contribui para a promoção da leitura e da biblioteca como local dinâmico e acolhedor.It addresses the work and mission of the school library and librarian in the promotion and encouragement of reading. It deals with reading in its historical and conceptual aspect, and the existence of books and libraries in Brazil in historical aspect, relating it with the history of education in the country, in order to provide subsidies for the reader to situate about the importance of reading and the school library in the country, having a sense of the historical process behind the current reality and the complexity that involves any attempt to improve it. It emphasizes the importance of the school library as a dynamic and propitious place for the construction of knowledge, highlighting the role of reading in this process. Analyzes and discusses the mission of the librarian in the school context and about the training and theoretical subsidies that this professional must have to do a good job and to be able to introduce students to the universe of reading. It studies the panorama of the situation of the libraries of the Cruzeiro School –Center Unit and Pedro II School – Center Unit, through interviews with librarians and qualitative and quantitative research with twenty users, in order to, through the interpretation of reports and data, Highlights that a school library with a good infrastructure and with a qualified librarian present contributes to promotion of reading and of library as a dynamic and welcoming place.Universidade Federal FluminenseNiteróiCabral, Rosimere MendesSouza, Elisabete Gonçalves deFreitas, Lídia Silva deMartins, Alberto Manoel da Costa2022-02-01T15:22:07Z2022-02-01T15:22:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMartins, Alberto Manoel da Costa. Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24442Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-01T15:22:11Zoai:app.uff.br:1/24442Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:35.438375Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura
title Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura
spellingShingle Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura
Martins, Alberto Manoel da Costa
Biblioteca escolar
Fomento à leitura
Formação de leitores
Missão do bibliotecário
Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
Leitor
Bibliotecário
School library
Promotion of reading
Formation of readers
Librarian mission
title_short Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura
title_full Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura
title_fullStr Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura
title_full_unstemmed Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura
title_sort Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura
author Martins, Alberto Manoel da Costa
author_facet Martins, Alberto Manoel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Rosimere Mendes
Souza, Elisabete Gonçalves de
Freitas, Lídia Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alberto Manoel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Fomento à leitura
Formação de leitores
Missão do bibliotecário
Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
Leitor
Bibliotecário
School library
Promotion of reading
Formation of readers
Librarian mission
topic Biblioteca escolar
Fomento à leitura
Formação de leitores
Missão do bibliotecário
Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
Leitor
Bibliotecário
School library
Promotion of reading
Formation of readers
Librarian mission
description Aborda o trabalho e a missão da biblioteca escolar e do bibliotecário no âmbito da promoção e do incentivo à leitura. Trata da leitura em seu aspecto histórico e conceitual, e da existência de livros e bibliotecas no Brasil em aspecto histórico, relacionando-a com a história da educação no país, a fim de fornecer subsídios para que o leitor se situe acerca da importância da leitura e da biblioteca escolar no país, tendo noção do processo histórico por detrás da realidade atual e da complexidade que envolve quaisquer tentativas de melhorá-la. Ressalta a importância da biblioteca escolar como local dinâmico e propício para a construção do conhecimento, destacando o papel da leitura nesse processo. Analisa e discorre sobre a missão do bibliotecário no contexto escolar e acerca da formação e subsídios teóricos que este profissional deve ter para que execute um bom trabalho e seja capaz de introduzir os alunos ao universo da leitura. Estuda o panorama da situação das bibliotecas do Colégio Cruzeiro - Unidade Centro e Colégio Pedro II - Unidade Centro por meio de entrevista com os bibliotecários e pesquisa qualitativa e quantitativa com vinte usuários, com o objetivo de, através dos resultados obtidos, refletir sobre o panorama das práticas atuais em bibliotecas escolares e considerar o que pode e deve ser feito para melhorar tal panorama. Evidencia que a biblioteca escolar bem equipada com o profissional bibliotecário presente contribui para a promoção da leitura e da biblioteca como local dinâmico e acolhedor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-02-01T15:22:07Z
2022-02-01T15:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Martins, Alberto Manoel da Costa. Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24442
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Martins, Alberto Manoel da Costa. Revolução silenciosa: o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário no fomento à leitura. 2017. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823648471777280