Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carlos Leonardo Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3639
Resumo: o presente estudo apresenta uma análise básica da relação entre diferentes políticas de preços e os resultados obtidos com essas políticas - mais especificamente o faturamento potencial de cada política. Essa relação foi estudada dentro do ambiente de um Exercício de Gestão Simulada (EGS), mais conhecido como Jogo de Empresas. A partir de uma revisão teórica que procura reunir conceitos sobre fonnação de preço, definição de políticas de preço e suas características, propõe-se um modelo de análise das decisões de apreçamento efetuadas por equipes participantes de um Jogo de Empresas. A partir da aplicação desse modelo nos dados levantados no jogo, busca-se classificar as políticas de preço praticadas pelas equipes. Em seguida, são feitas considerações sobre os resultados encontrados e sua relação com a literatura consultada. Também são feitos comentários sobre os padrões de decisão demonstrados pelas equipes participantes do jogo. Os resultados obtidos com o estudo e sua análise confirmam a literatura, apontando a política de preços como instrumento útil e válido no apoio a estratégias de marketing. Além disso, demonstram a aderência entre o ambiente simulado em um Jogo de Empresas e as características encontradas no mundo real, corroborando a tendência à adoção de simuladores organizacionais de estratégia como instrumentos de grande valia no ensino e pesquisa na área de Administração
id UFF-2_ccaa110ca206a79aeb5dffddf93214ca
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3639
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégiaPolítica de preçosFormação de preçosJogo de empresasMarketingPolítica de preçoFormação de preçosJogo de empresasMarketingPrice policyPricingBusiness gamesMarketingo presente estudo apresenta uma análise básica da relação entre diferentes políticas de preços e os resultados obtidos com essas políticas - mais especificamente o faturamento potencial de cada política. Essa relação foi estudada dentro do ambiente de um Exercício de Gestão Simulada (EGS), mais conhecido como Jogo de Empresas. A partir de uma revisão teórica que procura reunir conceitos sobre fonnação de preço, definição de políticas de preço e suas características, propõe-se um modelo de análise das decisões de apreçamento efetuadas por equipes participantes de um Jogo de Empresas. A partir da aplicação desse modelo nos dados levantados no jogo, busca-se classificar as políticas de preço praticadas pelas equipes. Em seguida, são feitas considerações sobre os resultados encontrados e sua relação com a literatura consultada. Também são feitos comentários sobre os padrões de decisão demonstrados pelas equipes participantes do jogo. Os resultados obtidos com o estudo e sua análise confirmam a literatura, apontando a política de preços como instrumento útil e válido no apoio a estratégias de marketing. Além disso, demonstram a aderência entre o ambiente simulado em um Jogo de Empresas e as características encontradas no mundo real, corroborando a tendência à adoção de simuladores organizacionais de estratégia como instrumentos de grande valia no ensino e pesquisa na área de AdministraçãoThis study presents a a ic analysis of the relationship between different pricing policies and the results obtained lth them - more specifically the potential revenue of each one. This relationship was studied within the environment of a simulated Management Exercise, best known as Business Games. Beginning from a theoretical review that seeks to reunite concepts about pricing, policy and price definitions, it is proposed a model analysis of pricing decisions made by teams that participate in a Business Game. From the applying of this model on data collected in the game, it seeks to classify the pricing policies applied by the teams. Then the results are discussed and its relationship to literature is referred. There are also comments on the decision make default demonstrated by the teams participating in the game. The results obtained here confinn the literature, indicating the price policy as a helpfull and valid tool to sUPPOrt marketing strategies. They also show the adhesion between the simulated environment in a Business Game and the features found in the real world, confirming the trend toward adoption of organizational strategy simulators as instruments of great value in teaching and research in AdministrationOliveira, Murilo AlvarengaMotta, Gustavo da SilvaAbdalla, Márcio MoutinhoAlves, Carlos Leonardo Castro2017-05-17T17:06:38Z2017-05-17T17:06:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3639CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-26T18:15:09Zoai:app.uff.br:1/3639Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:37.960824Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
title Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
spellingShingle Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
Alves, Carlos Leonardo Castro
Política de preços
Formação de preços
Jogo de empresas
Marketing
Política de preço
Formação de preços
Jogo de empresas
Marketing
Price policy
Pricing
Business games
Marketing
title_short Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
title_full Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
title_fullStr Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
title_full_unstemmed Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
title_sort Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
author Alves, Carlos Leonardo Castro
author_facet Alves, Carlos Leonardo Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Murilo Alvarenga
Motta, Gustavo da Silva
Abdalla, Márcio Moutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carlos Leonardo Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Política de preços
Formação de preços
Jogo de empresas
Marketing
Política de preço
Formação de preços
Jogo de empresas
Marketing
Price policy
Pricing
Business games
Marketing
topic Política de preços
Formação de preços
Jogo de empresas
Marketing
Política de preço
Formação de preços
Jogo de empresas
Marketing
Price policy
Pricing
Business games
Marketing
description o presente estudo apresenta uma análise básica da relação entre diferentes políticas de preços e os resultados obtidos com essas políticas - mais especificamente o faturamento potencial de cada política. Essa relação foi estudada dentro do ambiente de um Exercício de Gestão Simulada (EGS), mais conhecido como Jogo de Empresas. A partir de uma revisão teórica que procura reunir conceitos sobre fonnação de preço, definição de políticas de preço e suas características, propõe-se um modelo de análise das decisões de apreçamento efetuadas por equipes participantes de um Jogo de Empresas. A partir da aplicação desse modelo nos dados levantados no jogo, busca-se classificar as políticas de preço praticadas pelas equipes. Em seguida, são feitas considerações sobre os resultados encontrados e sua relação com a literatura consultada. Também são feitos comentários sobre os padrões de decisão demonstrados pelas equipes participantes do jogo. Os resultados obtidos com o estudo e sua análise confirmam a literatura, apontando a política de preços como instrumento útil e válido no apoio a estratégias de marketing. Além disso, demonstram a aderência entre o ambiente simulado em um Jogo de Empresas e as características encontradas no mundo real, corroborando a tendência à adoção de simuladores organizacionais de estratégia como instrumentos de grande valia no ensino e pesquisa na área de Administração
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17T17:06:38Z
2017-05-17T17:06:38Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3639
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823667908182016