Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3639 |
Resumo: | o presente estudo apresenta uma análise básica da relação entre diferentes políticas de preços e os resultados obtidos com essas políticas - mais especificamente o faturamento potencial de cada política. Essa relação foi estudada dentro do ambiente de um Exercício de Gestão Simulada (EGS), mais conhecido como Jogo de Empresas. A partir de uma revisão teórica que procura reunir conceitos sobre fonnação de preço, definição de políticas de preço e suas características, propõe-se um modelo de análise das decisões de apreçamento efetuadas por equipes participantes de um Jogo de Empresas. A partir da aplicação desse modelo nos dados levantados no jogo, busca-se classificar as políticas de preço praticadas pelas equipes. Em seguida, são feitas considerações sobre os resultados encontrados e sua relação com a literatura consultada. Também são feitos comentários sobre os padrões de decisão demonstrados pelas equipes participantes do jogo. Os resultados obtidos com o estudo e sua análise confirmam a literatura, apontando a política de preços como instrumento útil e válido no apoio a estratégias de marketing. Além disso, demonstram a aderência entre o ambiente simulado em um Jogo de Empresas e as características encontradas no mundo real, corroborando a tendência à adoção de simuladores organizacionais de estratégia como instrumentos de grande valia no ensino e pesquisa na área de Administração |
id |
UFF-2_ccaa110ca206a79aeb5dffddf93214ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/3639 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégiaPolítica de preçosFormação de preçosJogo de empresasMarketingPolítica de preçoFormação de preçosJogo de empresasMarketingPrice policyPricingBusiness gamesMarketingo presente estudo apresenta uma análise básica da relação entre diferentes políticas de preços e os resultados obtidos com essas políticas - mais especificamente o faturamento potencial de cada política. Essa relação foi estudada dentro do ambiente de um Exercício de Gestão Simulada (EGS), mais conhecido como Jogo de Empresas. A partir de uma revisão teórica que procura reunir conceitos sobre fonnação de preço, definição de políticas de preço e suas características, propõe-se um modelo de análise das decisões de apreçamento efetuadas por equipes participantes de um Jogo de Empresas. A partir da aplicação desse modelo nos dados levantados no jogo, busca-se classificar as políticas de preço praticadas pelas equipes. Em seguida, são feitas considerações sobre os resultados encontrados e sua relação com a literatura consultada. Também são feitos comentários sobre os padrões de decisão demonstrados pelas equipes participantes do jogo. Os resultados obtidos com o estudo e sua análise confirmam a literatura, apontando a política de preços como instrumento útil e válido no apoio a estratégias de marketing. Além disso, demonstram a aderência entre o ambiente simulado em um Jogo de Empresas e as características encontradas no mundo real, corroborando a tendência à adoção de simuladores organizacionais de estratégia como instrumentos de grande valia no ensino e pesquisa na área de AdministraçãoThis study presents a a ic analysis of the relationship between different pricing policies and the results obtained lth them - more specifically the potential revenue of each one. This relationship was studied within the environment of a simulated Management Exercise, best known as Business Games. Beginning from a theoretical review that seeks to reunite concepts about pricing, policy and price definitions, it is proposed a model analysis of pricing decisions made by teams that participate in a Business Game. From the applying of this model on data collected in the game, it seeks to classify the pricing policies applied by the teams. Then the results are discussed and its relationship to literature is referred. There are also comments on the decision make default demonstrated by the teams participating in the game. The results obtained here confinn the literature, indicating the price policy as a helpfull and valid tool to sUPPOrt marketing strategies. They also show the adhesion between the simulated environment in a Business Game and the features found in the real world, confirming the trend toward adoption of organizational strategy simulators as instruments of great value in teaching and research in AdministrationOliveira, Murilo AlvarengaMotta, Gustavo da SilvaAbdalla, Márcio MoutinhoAlves, Carlos Leonardo Castro2017-05-17T17:06:38Z2017-05-17T17:06:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3639CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-26T18:15:09Zoai:app.uff.br:1/3639Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:37.960824Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia |
title |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia |
spellingShingle |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia Alves, Carlos Leonardo Castro Política de preços Formação de preços Jogo de empresas Marketing Política de preço Formação de preços Jogo de empresas Marketing Price policy Pricing Business games Marketing |
title_short |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia |
title_full |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia |
title_fullStr |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia |
title_full_unstemmed |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia |
title_sort |
Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia |
author |
Alves, Carlos Leonardo Castro |
author_facet |
Alves, Carlos Leonardo Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Murilo Alvarenga Motta, Gustavo da Silva Abdalla, Márcio Moutinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Carlos Leonardo Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de preços Formação de preços Jogo de empresas Marketing Política de preço Formação de preços Jogo de empresas Marketing Price policy Pricing Business games Marketing |
topic |
Política de preços Formação de preços Jogo de empresas Marketing Política de preço Formação de preços Jogo de empresas Marketing Price policy Pricing Business games Marketing |
description |
o presente estudo apresenta uma análise básica da relação entre diferentes políticas de preços e os resultados obtidos com essas políticas - mais especificamente o faturamento potencial de cada política. Essa relação foi estudada dentro do ambiente de um Exercício de Gestão Simulada (EGS), mais conhecido como Jogo de Empresas. A partir de uma revisão teórica que procura reunir conceitos sobre fonnação de preço, definição de políticas de preço e suas características, propõe-se um modelo de análise das decisões de apreçamento efetuadas por equipes participantes de um Jogo de Empresas. A partir da aplicação desse modelo nos dados levantados no jogo, busca-se classificar as políticas de preço praticadas pelas equipes. Em seguida, são feitas considerações sobre os resultados encontrados e sua relação com a literatura consultada. Também são feitos comentários sobre os padrões de decisão demonstrados pelas equipes participantes do jogo. Os resultados obtidos com o estudo e sua análise confirmam a literatura, apontando a política de preços como instrumento útil e válido no apoio a estratégias de marketing. Além disso, demonstram a aderência entre o ambiente simulado em um Jogo de Empresas e as características encontradas no mundo real, corroborando a tendência à adoção de simuladores organizacionais de estratégia como instrumentos de grande valia no ensino e pesquisa na área de Administração |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-17T17:06:38Z 2017-05-17T17:06:38Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3639 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823667908182016 |