Livros didáticos de matemática: investigando critérios para adoção de manuais no século XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15344 |
Resumo: | Em sala de aula recursos e materiais são utilizados nas diferentes disciplinas a fim de tornar o processo do ensino e da aprendizagem mais eficaz. Dentre esses materiais, o livro didático vem se mostrando como um recurso presente nas escolas e considerado importante para professores e alunos. Pode-se perceber a existência de diversas políticas públicas dedicadas aos livros didáticos, e junto a elas, a avaliação dos mesmos, com o objetivo de selecionar obras para circularem nas escolas que estejam dentro de padrões de “qualidade” desejados. Mesmo indiretamente, a busca pela qualidade, motivou, em 1938, a constituição da Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), que criou um sistema de avaliação dos livros e estabeleceu critérios, tanto político-ideológicos quanto de ordem didática, para sua adoção nas escolas e, em 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), instituído com a finalidade de distribuir livros escolares aos estudantes das escolas públicas, programa em vigor até os dias atuais. Entretanto, documentos e pesquisas indicam a existência de um processo de avaliação de livros didáticos já a partir da segunda metade do século XIX. A fim de avaliar a qualidade desses livros, pareceres eram elaborados por professores de instituições renomadas e usados para decidir se um livro deveria ser usado e/ou mantido na escola. Este trabalho tem como objetivo identificar, a partir da leitura de pareceres elaborados para obras direcionadas para as escolas públicas, quais critérios eram usados para julgar e decidir os livros que poderiam ser aprovados. Esta dissertação tem como objetivo identificar, a partir da leitura de pareceres elaborados para livros didáticos direcionados para as escolas públicas, quais critérios eram usados para julgar e decidir os livros que poderiam ser aprovados. A pesquisa toma como fonte principal os pareceres de livros didáticos de Matemática do século XIX, que constam nos próprios livros didáticos, em jornais da época e em documentação do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro |
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Mesmo indiretamente, a busca pela qualidade, motivou, em 1938, a constituição da Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), que criou um sistema de avaliação dos livros e estabeleceu critérios, tanto político-ideológicos quanto de ordem didática, para sua adoção nas escolas e, em 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), instituído com a finalidade de distribuir livros escolares aos estudantes das escolas públicas, programa em vigor até os dias atuais. Entretanto, documentos e pesquisas indicam a existência de um processo de avaliação de livros didáticos já a partir da segunda metade do século XIX. A fim de avaliar a qualidade desses livros, pareceres eram elaborados por professores de instituições renomadas e usados para decidir se um livro deveria ser usado e/ou mantido na escola. Este trabalho tem como objetivo identificar, a partir da leitura de pareceres elaborados para obras direcionadas para as escolas públicas, quais critérios eram usados para julgar e decidir os livros que poderiam ser aprovados. Esta dissertação tem como objetivo identificar, a partir da leitura de pareceres elaborados para livros didáticos direcionados para as escolas públicas, quais critérios eram usados para julgar e decidir os livros que poderiam ser aprovados. A pesquisa toma como fonte principal os pareceres de livros didáticos de Matemática do século XIX, que constam nos próprios livros didáticos, em jornais da época e em documentação do Arquivo Geral da Cidade do Rio de JaneiroCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn the classroom resources and materials are used in the different subjects in order to make the teaching and learning process more effective. Among these materials, the textbook has been shown as a resource that is present in schools and considered important for teachers and students. It is possible to perceive the existence of several public policies dedicated to textbooks and their evaluation, with the objective of selecting books to circulate in schools and that are within the desired "quality" standards. Even indirectly, the search for quality motivated in 1938 the creation of the Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD), which created a system for the evaluation of textbooks and established criteria, both politico- ideological and didactic, for its adoption in schools and, in 1985, the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), established for the purpose of distributing textbooks to public school students, a program in force up to the present date. However, documents and research indicate the existence of a process of evaluation of textbooks as early as the second half of the nineteenth century. In order to evaluate the quality of these books, opinions were drawn up by teachers from renowned institutions and used to decide whether a book should be used and / or maintained at school. This dissertation aims to identify, from the reading of opinions prepared for textbooks directed to public schools, what criteria were used to judge and decide books that could be approved. The main source of the research is the 19th century mathematical textbooks, which are included in the textbooks themselves, in periodicals of the period and in the documentation of the Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro112 f.Soares, Flávia dos SantosSantos, Pablo Silva Machado Bispo dosEsquincalha, Agnaldo da ConceiçãoSilva, Suhender Ribeiro da2020-10-20T17:23:31Z2020-10-20T17:23:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Suhender Ribeiro da. 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