Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Gabriela Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33234
Resumo: As telenovelas são histórias de ficção produzidas para a televisão. Há muitos anos vêm fazendo sucesso entre os mais diversos tipos de públicos e retratando histórias cada vez mais fantásticas e bem produzidas. Porém existe preconceito com quem as assiste, caracterizando-as como um mero conteúdo de alienação, sem valor e utilidade. Dessa forma o presente trabalho quebra esse preconceito, demonstrando os reais impactos que as telenovelas causam na agenda pública. O trabalho se propõe a em primeira instância explicar o conceito de agenda setting, contar a história do surgimento da televisão e da telenovela no Brasil e explicar o conceito de merchandising social. Após isso, são descritos dois estudos de caso para a comprovação da hipótese e objetivo, como a história da novela Laços de Família e seus efeitos reais na sociedade, com o incentivo a doação de órgãos e sangue e a história da novela A Força do Querer, que gerou mais empatia e identificação entre o público LGBTQIAPN+. Por fim, o trabalho visa demonstrar como as telenovelas podem ser canais socioeducacionais e gerar resultados positivos para a sociedade.
id UFF-2_cdac8a743c7d194184cfab52e133bbc1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33234
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do quererTelenovelasTVMerchandising socialImpactosSociedadeTelenovelaMarketing socialTelevisãoSoap operasTVSocial merchandisingImpactsSocietyAs telenovelas são histórias de ficção produzidas para a televisão. Há muitos anos vêm fazendo sucesso entre os mais diversos tipos de públicos e retratando histórias cada vez mais fantásticas e bem produzidas. Porém existe preconceito com quem as assiste, caracterizando-as como um mero conteúdo de alienação, sem valor e utilidade. Dessa forma o presente trabalho quebra esse preconceito, demonstrando os reais impactos que as telenovelas causam na agenda pública. O trabalho se propõe a em primeira instância explicar o conceito de agenda setting, contar a história do surgimento da televisão e da telenovela no Brasil e explicar o conceito de merchandising social. Após isso, são descritos dois estudos de caso para a comprovação da hipótese e objetivo, como a história da novela Laços de Família e seus efeitos reais na sociedade, com o incentivo a doação de órgãos e sangue e a história da novela A Força do Querer, que gerou mais empatia e identificação entre o público LGBTQIAPN+. Por fim, o trabalho visa demonstrar como as telenovelas podem ser canais socioeducacionais e gerar resultados positivos para a sociedade.Soap operas are fictional stories produced for television. For many years they have been successful among the most diverse types of audiences and portraying increasingly fantastic and well-produced stories. However, there is prejudice against those who watch them, characterizing them as mere alienating content, without value or usefulness. In this way, the present work breaks this prejudice, demonstrating the real impacts that soap operas have on the public agenda. The work aims to, in the first instance, explain the concept of agenda setting, tell the story of the emergence of television and soap operas in Brazil and explain the concept of social merchandising. After that, two case studies are described to prove the hypothesis and objective, such as the story of the soap opera Laços de Família and its real effects on society, with the encouragement of organ and blood donation and the story of the soap opera A Força do Querer , which generated more empathy and identification among the LGBTQIAPN+ public. Finally, the work aims to demonstrate how soap operas can be socio-educational channels and generate positive results for society.69 p.Enne, Ana Lúcia Silvahttp://lattes.cnpq.br/2823557639080127Campanella, Bruno Robertohttp://lattes.cnpq.br/5749037979153144Silva, Joana d'Arc de Nanteshttp://lattes.cnpq.br/4855593030643434Dias, Gabriela Costa2024-07-12T11:48:10Z2024-07-12T11:48:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Gabriela Costa. Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33234CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-12T11:48:14Zoai:app.uff.br:1/33234Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-12T11:48:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
title Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
spellingShingle Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
Dias, Gabriela Costa
Telenovelas
TV
Merchandising social
Impactos
Sociedade
Telenovela
Marketing social
Televisão
Soap operas
TV
Social merchandising
Impacts
Society
title_short Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
title_full Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
title_fullStr Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
title_full_unstemmed Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
title_sort Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
author Dias, Gabriela Costa
author_facet Dias, Gabriela Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Enne, Ana Lúcia Silva
http://lattes.cnpq.br/2823557639080127
Campanella, Bruno Roberto
http://lattes.cnpq.br/5749037979153144
Silva, Joana d'Arc de Nantes
http://lattes.cnpq.br/4855593030643434
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Gabriela Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovelas
TV
Merchandising social
Impactos
Sociedade
Telenovela
Marketing social
Televisão
Soap operas
TV
Social merchandising
Impacts
Society
topic Telenovelas
TV
Merchandising social
Impactos
Sociedade
Telenovela
Marketing social
Televisão
Soap operas
TV
Social merchandising
Impacts
Society
description As telenovelas são histórias de ficção produzidas para a televisão. Há muitos anos vêm fazendo sucesso entre os mais diversos tipos de públicos e retratando histórias cada vez mais fantásticas e bem produzidas. Porém existe preconceito com quem as assiste, caracterizando-as como um mero conteúdo de alienação, sem valor e utilidade. Dessa forma o presente trabalho quebra esse preconceito, demonstrando os reais impactos que as telenovelas causam na agenda pública. O trabalho se propõe a em primeira instância explicar o conceito de agenda setting, contar a história do surgimento da televisão e da telenovela no Brasil e explicar o conceito de merchandising social. Após isso, são descritos dois estudos de caso para a comprovação da hipótese e objetivo, como a história da novela Laços de Família e seus efeitos reais na sociedade, com o incentivo a doação de órgãos e sangue e a história da novela A Força do Querer, que gerou mais empatia e identificação entre o público LGBTQIAPN+. Por fim, o trabalho visa demonstrar como as telenovelas podem ser canais socioeducacionais e gerar resultados positivos para a sociedade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-12T11:48:10Z
2024-07-12T11:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Gabriela Costa. Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33234
identifier_str_mv DIAS, Gabriela Costa. Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838817537753088