Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33234 |
Resumo: | As telenovelas são histórias de ficção produzidas para a televisão. Há muitos anos vêm fazendo sucesso entre os mais diversos tipos de públicos e retratando histórias cada vez mais fantásticas e bem produzidas. Porém existe preconceito com quem as assiste, caracterizando-as como um mero conteúdo de alienação, sem valor e utilidade. Dessa forma o presente trabalho quebra esse preconceito, demonstrando os reais impactos que as telenovelas causam na agenda pública. O trabalho se propõe a em primeira instância explicar o conceito de agenda setting, contar a história do surgimento da televisão e da telenovela no Brasil e explicar o conceito de merchandising social. Após isso, são descritos dois estudos de caso para a comprovação da hipótese e objetivo, como a história da novela Laços de Família e seus efeitos reais na sociedade, com o incentivo a doação de órgãos e sangue e a história da novela A Força do Querer, que gerou mais empatia e identificação entre o público LGBTQIAPN+. Por fim, o trabalho visa demonstrar como as telenovelas podem ser canais socioeducacionais e gerar resultados positivos para a sociedade. |
id |
UFF-2_cdac8a743c7d194184cfab52e133bbc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33234 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do quererTelenovelasTVMerchandising socialImpactosSociedadeTelenovelaMarketing socialTelevisãoSoap operasTVSocial merchandisingImpactsSocietyAs telenovelas são histórias de ficção produzidas para a televisão. Há muitos anos vêm fazendo sucesso entre os mais diversos tipos de públicos e retratando histórias cada vez mais fantásticas e bem produzidas. Porém existe preconceito com quem as assiste, caracterizando-as como um mero conteúdo de alienação, sem valor e utilidade. Dessa forma o presente trabalho quebra esse preconceito, demonstrando os reais impactos que as telenovelas causam na agenda pública. O trabalho se propõe a em primeira instância explicar o conceito de agenda setting, contar a história do surgimento da televisão e da telenovela no Brasil e explicar o conceito de merchandising social. Após isso, são descritos dois estudos de caso para a comprovação da hipótese e objetivo, como a história da novela Laços de Família e seus efeitos reais na sociedade, com o incentivo a doação de órgãos e sangue e a história da novela A Força do Querer, que gerou mais empatia e identificação entre o público LGBTQIAPN+. Por fim, o trabalho visa demonstrar como as telenovelas podem ser canais socioeducacionais e gerar resultados positivos para a sociedade.Soap operas are fictional stories produced for television. For many years they have been successful among the most diverse types of audiences and portraying increasingly fantastic and well-produced stories. However, there is prejudice against those who watch them, characterizing them as mere alienating content, without value or usefulness. In this way, the present work breaks this prejudice, demonstrating the real impacts that soap operas have on the public agenda. The work aims to, in the first instance, explain the concept of agenda setting, tell the story of the emergence of television and soap operas in Brazil and explain the concept of social merchandising. After that, two case studies are described to prove the hypothesis and objective, such as the story of the soap opera Laços de Família and its real effects on society, with the encouragement of organ and blood donation and the story of the soap opera A Força do Querer , which generated more empathy and identification among the LGBTQIAPN+ public. Finally, the work aims to demonstrate how soap operas can be socio-educational channels and generate positive results for society.69 p.Enne, Ana Lúcia Silvahttp://lattes.cnpq.br/2823557639080127Campanella, Bruno Robertohttp://lattes.cnpq.br/5749037979153144Silva, Joana d'Arc de Nanteshttp://lattes.cnpq.br/4855593030643434Dias, Gabriela Costa2024-07-12T11:48:10Z2024-07-12T11:48:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIAS, Gabriela Costa. Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33234CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-12T11:48:14Zoai:app.uff.br:1/33234Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:48.974673Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer |
title |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer |
spellingShingle |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer Dias, Gabriela Costa Telenovelas TV Merchandising social Impactos Sociedade Telenovela Marketing social Televisão Soap operas TV Social merchandising Impacts Society |
title_short |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer |
title_full |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer |
title_fullStr |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer |
title_full_unstemmed |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer |
title_sort |
Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer |
author |
Dias, Gabriela Costa |
author_facet |
Dias, Gabriela Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Enne, Ana Lúcia Silva http://lattes.cnpq.br/2823557639080127 Campanella, Bruno Roberto http://lattes.cnpq.br/5749037979153144 Silva, Joana d'Arc de Nantes http://lattes.cnpq.br/4855593030643434 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Gabriela Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telenovelas TV Merchandising social Impactos Sociedade Telenovela Marketing social Televisão Soap operas TV Social merchandising Impacts Society |
topic |
Telenovelas TV Merchandising social Impactos Sociedade Telenovela Marketing social Televisão Soap operas TV Social merchandising Impacts Society |
description |
As telenovelas são histórias de ficção produzidas para a televisão. Há muitos anos vêm fazendo sucesso entre os mais diversos tipos de públicos e retratando histórias cada vez mais fantásticas e bem produzidas. Porém existe preconceito com quem as assiste, caracterizando-as como um mero conteúdo de alienação, sem valor e utilidade. Dessa forma o presente trabalho quebra esse preconceito, demonstrando os reais impactos que as telenovelas causam na agenda pública. O trabalho se propõe a em primeira instância explicar o conceito de agenda setting, contar a história do surgimento da televisão e da telenovela no Brasil e explicar o conceito de merchandising social. Após isso, são descritos dois estudos de caso para a comprovação da hipótese e objetivo, como a história da novela Laços de Família e seus efeitos reais na sociedade, com o incentivo a doação de órgãos e sangue e a história da novela A Força do Querer, que gerou mais empatia e identificação entre o público LGBTQIAPN+. Por fim, o trabalho visa demonstrar como as telenovelas podem ser canais socioeducacionais e gerar resultados positivos para a sociedade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-12T11:48:10Z 2024-07-12T11:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Gabriela Costa. Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33234 |
identifier_str_mv |
DIAS, Gabriela Costa. Quando a arte imita a vida, a vida imita a arte: uma análise dos impactos do merchandising social nas novelas Laços de família e A força do querer. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823663154987008 |