Territórios de infância: especializações da narrativa medicalizante na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Lucas Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30403
Resumo: Nesta pesquisa tenciono a forma como o saber médico psiquiátrico, representado pelos processos de medicalização, vem ocupando um lugar hegemônico dentro do campo educativo e, sendo assim, disputando os sentidos sobre a infância. Busquei refletir sobre os princípios epistemológicos que conduzem a medicalização do espaço escolar. A ocupação histórica do território da educação pela narrativa medicalizante produziu inúmeras consequências ao longo dos anos. Como o esvaziamento do papel do professor como aquele capaz de interferir po meio de práticas pedagógicas no processo de desenvolvimento e questões de aprendizado da criança escolarizada e uma epidemia de dagnósticos infantis. Desenvolvida na esfera da Linha de Pesquisa Linguagens, Cultura e Processos Formativos, do Programa da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, está vínculada ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/UFF). O objetivo da pesquisa foi compreender: como o discurso medicalizante está inscrito nas concepções dos educadores sobre o processo de conhecimento das crianças? Quais são as implicações e/ou desdobramentos que o discurso medicalizante tem provocado nas crianças em processo de escolarização? Os educadores atribuem sentido à essa perspectiva? Se sim, o que os leva a acolher suas concepções no processo pedagógico? Através da metodolodia da Pesquisaformação narrativa (auto)biográfica realizei rodas de conversa com alunas-professoras em formação em Pedagogia na Faculdade de Educação Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ/ Três Rios RJ). Os diálogos com as professoras indicaram a presença de um olhar desconfiado para a narrativa medicalizante.
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