SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Selma Regina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532
Resumo: RESUMO: Este artigo integra um estudo teórico sobre medicalização da educação e da sociedade. Tem como objetivo refletir, a partir de algumas construções teóricas de Michel Foucault, o avanço contemporâneo de práticas medicalizantes, no contexto escolar, sustentadas por um discurso biologizante para explicações referentes a problemas de escolarização. Problematiza-se o processo pelo qual o saber médico perde suas fronteiras e é incorporado no âmbito escolar como único discurso possível de explicação para o não aprender. Enfatiza-se a escola, o diagnóstico e a medicação como dispositivos de captura da infância no jogo do poder disciplinar. A infância é aqui entendida na perspectiva de Philippe Ariés como uma construção social.Palavras-chave: Medicalização. Infância. Foucault.
id FC-1_c825ce6c33574c9d341e7f0aab6c7d6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15532
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturadaMedicalização. Infância. Foucault.RESUMO: Este artigo integra um estudo teórico sobre medicalização da educação e da sociedade. Tem como objetivo refletir, a partir de algumas construções teóricas de Michel Foucault, o avanço contemporâneo de práticas medicalizantes, no contexto escolar, sustentadas por um discurso biologizante para explicações referentes a problemas de escolarização. Problematiza-se o processo pelo qual o saber médico perde suas fronteiras e é incorporado no âmbito escolar como único discurso possível de explicação para o não aprender. Enfatiza-se a escola, o diagnóstico e a medicação como dispositivos de captura da infância no jogo do poder disciplinar. A infância é aqui entendida na perspectiva de Philippe Ariés como uma construção social.Palavras-chave: Medicalização. Infância. Foucault.Universidade Federal do Maranhão2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532/8291Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Selma Regina2020-12-22T16:51:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15532Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-12-22T16:51:44Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
title SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
spellingShingle SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
Gomes, Selma Regina
Medicalização. Infância. Foucault.
title_short SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
title_full SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
title_fullStr SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
title_full_unstemmed SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
title_sort SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada
author Gomes, Selma Regina
author_facet Gomes, Selma Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Selma Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Medicalização. Infância. Foucault.
topic Medicalização. Infância. Foucault.
description RESUMO: Este artigo integra um estudo teórico sobre medicalização da educação e da sociedade. Tem como objetivo refletir, a partir de algumas construções teóricas de Michel Foucault, o avanço contemporâneo de práticas medicalizantes, no contexto escolar, sustentadas por um discurso biologizante para explicações referentes a problemas de escolarização. Problematiza-se o processo pelo qual o saber médico perde suas fronteiras e é incorporado no âmbito escolar como único discurso possível de explicação para o não aprender. Enfatiza-se a escola, o diagnóstico e a medicação como dispositivos de captura da infância no jogo do poder disciplinar. A infância é aqui entendida na perspectiva de Philippe Ariés como uma construção social.Palavras-chave: Medicalização. Infância. Foucault.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532/8291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293422174208