As tecnologias digitais para o ensino de geometria na Base Nacional Comum Curricular: posições disponibilizadas aos docentes e possíveis resistências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27643 |
Resumo: | A presente dissertação foi estruturada no formato multipaper. O delineamento metodológico adotado foi a cartografia rizomática junto a algumas ferramentas teóricas de Foucault, como biopoder, governamentalidade, constituição de sujeitos, entre outros. Foi realizado um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foram analisados alguns posicionamentos de entidades educacionais, como a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), entre outras, que circularam durante o processo de homologação. Foram constados regimes de verdades advindos da BNCC e que as reformas contemporâneas possuem regimes fundamentados com propensão ao mercado, adaptando-se aos interesses alheios aos educacionais. Algumas posições de sujeitos que podem ser assumidas com o uso das tecnologias são ocasionadas pela implementação deste documento. Assim, buscou-se identificar as características que a reforma curricular pretende dar conta em seus percursos. As tecnologias são uma das linhas de força do documento e pode promover a subjetivação de dois tipos de sujeitos, considerados como tecnológicos e semitecnológicos. O primeiro promove o conhecimento do conteúdo com a ferramenta; o segundo, mesmo que inconscientemente, contribui para suprir a necessidade de mercado. Por fim, foram realizados encontros para cartografar os posicionamentos dos docentes de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Santo Antônio de Pádua-RJ e, além disso, para propor reflexões com a utilização dessas ferramentas por meio de atos de currículo e insubordinação criativa, buscando linhas de fuga. Contudo, na perspectiva da cartografia rizomática, uma das linhas de força do dispositivo (as tecnologias digitais) entram em conflito entre si, mesmo que ocasionalmente. Isso pode subjetivar ainda mais os docentes semitecnológicos que utilizam de tal recurso sem proporcionar desenvolvimento crítico aos estudantes. |
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As tecnologias digitais para o ensino de geometria na Base Nacional Comum Curricular: posições disponibilizadas aos docentes e possíveis resistênciasEducação MatemáticaReformas curricularesBase Nacional Comum CurricularCurrículoTecnologias digitaisEnsinoMathematical EducationCurricular ReformsNational Curricular Common BaseCurriculumDigital TechnologiesA presente dissertação foi estruturada no formato multipaper. O delineamento metodológico adotado foi a cartografia rizomática junto a algumas ferramentas teóricas de Foucault, como biopoder, governamentalidade, constituição de sujeitos, entre outros. Foi realizado um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foram analisados alguns posicionamentos de entidades educacionais, como a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), entre outras, que circularam durante o processo de homologação. Foram constados regimes de verdades advindos da BNCC e que as reformas contemporâneas possuem regimes fundamentados com propensão ao mercado, adaptando-se aos interesses alheios aos educacionais. Algumas posições de sujeitos que podem ser assumidas com o uso das tecnologias são ocasionadas pela implementação deste documento. Assim, buscou-se identificar as características que a reforma curricular pretende dar conta em seus percursos. As tecnologias são uma das linhas de força do documento e pode promover a subjetivação de dois tipos de sujeitos, considerados como tecnológicos e semitecnológicos. O primeiro promove o conhecimento do conteúdo com a ferramenta; o segundo, mesmo que inconscientemente, contribui para suprir a necessidade de mercado. Por fim, foram realizados encontros para cartografar os posicionamentos dos docentes de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Santo Antônio de Pádua-RJ e, além disso, para propor reflexões com a utilização dessas ferramentas por meio de atos de currículo e insubordinação criativa, buscando linhas de fuga. Contudo, na perspectiva da cartografia rizomática, uma das linhas de força do dispositivo (as tecnologias digitais) entram em conflito entre si, mesmo que ocasionalmente. Isso pode subjetivar ainda mais os docentes semitecnológicos que utilizam de tal recurso sem proporcionar desenvolvimento crítico aos estudantes.This dissertation was structured in a multipaper format. The methodological design adopted was rhizomatic cartography with some theoretical tools by Foucault, such as biopower, governmentality, constitution of subjects, among others. A study was carried out on the National Curricular Common Base (NCCB). For this, some positions of educational entities were analyzed, such as the Brazilian Society for Mathematical Education (BSME), the Brazilian Computer Society (BCS), among others, which circulated during the approval process. Truth regimes stemming from the NCCB were found and that contemporary reforms have grounded regimes with a propensity to the market, adapting to the interests outside the educational. Some subjects' positions that can be assumed with the use of technologies are caused by the implementation of this document. Thus, we sought to identify the characteristics that the curriculum reform intends to account for in its pathways. Technologies are one of the document's strengths and can promote the subjectification of two types of subjects, considered as technological and semi technological. The first promotes knowledge of the content with the tool; the second, even if unconsciously, contributes to supply the market needs. Finally, meetings were held to map the positions of mathematics teachers in the final years of elementary school in Santo Antônio de Pádua-RJ and, moreover, to propose reflections with the use of these tools through acts of curriculum and creative insubordination, looking for escape lines. However, in the perspective of rhizomatic cartography, one of the device's strengths (digital technologies) conflicts with each other, even if occasionally. This can further subjectify semi technological teachers who use this resource without providing critical development to students.107 f.Dias, Marcelo de OliveiraRodrigues, Maria Goretti AndradePeixoto, Gilmara Teixeira BarcelosSouza, Matheus dos Santos2023-01-20T13:34:02Z2023-01-20T13:34:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27643CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-20T13:34:06Zoai:app.uff.br:1/27643Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:49.292596Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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