Gestão democrática e participativa um desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Dias da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRRA8
Resumo: O presente trabalho é uma análise critica sobre a importância do PPP para a implantação da gestão democrática na Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas Nova Serrana/MG. Diz da elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, documento que traduz a identidade da escola e está sempre em constante mudança, adequando à realidade da escola e da comunidade. A gestão escolar democrática e participativa, articula os recursos humanos, burocráticos e financeiros, objetiva fazer da educação, tanto formal, quanto não formal, espaço de formação crítica. A gestão escolar democrática participava, auxilia a compreensão da cultura da instituição escolar e seus processos e, articula as relações sociais, da qual fazem parte, os desafios concretos do contexto histórico. A construção do processo de gestão escolar democrática e participativa implica repensar a lógica da organização e participação nas relações e dinâmica escolar, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e coletiva.
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