DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA EM LIBRAS APRESENTANDO TEMAS REFERENTES À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA AS PESSOAS SURDAS BILÍNGUES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34435 |
Resumo: | O presente estudo teve como motivação a dificuldade enfrentada por pessoas surdas no que se refere à obtenção de informações sobre seus próprios corpos, sobre educação em reprodução e sexualidade e contextualiza o uso da Libras como uma porta aberta para a obtenção de respostas a indagações sobre esses temas. Teve com principal objetivo a construção de uma cartilha de caráter informativo acessível a surdos bilíngues (Libras e Português) e capaz de ampliar a abrangência de Libras em conteúdos biológicos. Para alcançar o objetivo, realizamos uma extensa busca por sinais já existentes de termos relacionados à educação sexual e reprodutiva, a fim de nortear a construção do material e orientar os intérpretes de Libras na gravação de vídeos que foram disponibilizados através da plataforma YouTube. A cartilha, disponibilizada de forma digital, consistiu de um material que associa recursos imagéticos e de storytelling para apresentar temas como Aparelhos Genitais, Gametogênese, Reprodução e Avanços Científicos, todos possíveis de serem assistidos nos vídeos sinalizados em Libras e com legendas e áudios em Português. Como forma de avaliação qualitativa do material didático, foi criado um questionário, também bilíngue, que foi respondido voluntariamente e de forma anônima, pelas pessoas que acessaram o documento. Análise dos dados coletados na fase de elaboração da cartilha nos mostrou um déficit importante de sinais representativos de várias estruturas ou fenômenos biológicos relacionados ao tema reprodução, o que pode explicar o fato de alguns usuários relatarem ainda permanece com dúvidas em pontos como Gametogênese, por exemplo. Dos que responderam o questionário, aproximadamente 29% se declararam surdos tendo, a maioria idades entre 25 e 30 anos (42,9%). A maior parte dos usuários declarou ter tido oportunidade de dialogar com seus pais ou responsáveis sobre o tema e todos afirmaram que a cartilha ajudou a compreender melhor o Sistema Genital e que o uso da técnica da “contação de histórias” tornou o aprendizado de ciências mais prazeroso, despertando a curiosidade e interesse científico. Assuntos referentes a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) não foram abordados e indicados como temas relevantes. A avaliação positiva sobre a cartilha e sua disponibilização de forma acessível indica ser esta um material importante e capaz de contribuir, de forma expressiva, na ampliação do acesso a conteúdos científicos por pessoas surdas auxiliando, dessa forma, na inclusão e na formação de sujeitos capazes de se conhecer e reconhecer seus papéis e direitos perante o outro e a sociedade. |
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DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA EM LIBRAS APRESENTANDO TEMAS REFERENTES À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA AS PESSOAS SURDAS BILÍNGUESEnsino de CiênciasLíngua Brasileira de SinaisEnsino bilíngueSaúde sexualSaúde reprodutivaEnsino de ciências biológicasScience EducationBrazilian Sign LanguageBilingual EducationSexual and Reproductive HealthAccessibilityO presente estudo teve como motivação a dificuldade enfrentada por pessoas surdas no que se refere à obtenção de informações sobre seus próprios corpos, sobre educação em reprodução e sexualidade e contextualiza o uso da Libras como uma porta aberta para a obtenção de respostas a indagações sobre esses temas. Teve com principal objetivo a construção de uma cartilha de caráter informativo acessível a surdos bilíngues (Libras e Português) e capaz de ampliar a abrangência de Libras em conteúdos biológicos. Para alcançar o objetivo, realizamos uma extensa busca por sinais já existentes de termos relacionados à educação sexual e reprodutiva, a fim de nortear a construção do material e orientar os intérpretes de Libras na gravação de vídeos que foram disponibilizados através da plataforma YouTube. A cartilha, disponibilizada de forma digital, consistiu de um material que associa recursos imagéticos e de storytelling para apresentar temas como Aparelhos Genitais, Gametogênese, Reprodução e Avanços Científicos, todos possíveis de serem assistidos nos vídeos sinalizados em Libras e com legendas e áudios em Português. Como forma de avaliação qualitativa do material didático, foi criado um questionário, também bilíngue, que foi respondido voluntariamente e de forma anônima, pelas pessoas que acessaram o documento. Análise dos dados coletados na fase de elaboração da cartilha nos mostrou um déficit importante de sinais representativos de várias estruturas ou fenômenos biológicos relacionados ao tema reprodução, o que pode explicar o fato de alguns usuários relatarem ainda permanece com dúvidas em pontos como Gametogênese, por exemplo. Dos que responderam o questionário, aproximadamente 29% se declararam surdos tendo, a maioria idades entre 25 e 30 anos (42,9%). A maior parte dos usuários declarou ter tido oportunidade de dialogar com seus pais ou responsáveis sobre o tema e todos afirmaram que a cartilha ajudou a compreender melhor o Sistema Genital e que o uso da técnica da “contação de histórias” tornou o aprendizado de ciências mais prazeroso, despertando a curiosidade e interesse científico. Assuntos referentes a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) não foram abordados e indicados como temas relevantes. A avaliação positiva sobre a cartilha e sua disponibilização de forma acessível indica ser esta um material importante e capaz de contribuir, de forma expressiva, na ampliação do acesso a conteúdos científicos por pessoas surdas auxiliando, dessa forma, na inclusão e na formação de sujeitos capazes de se conhecer e reconhecer seus papéis e direitos perante o outro e a sociedade.The present study was motivated by the difficulties faced by deaf individuals in obtaining information about their own bodies, human reproduction and sex education. It contextualizes the use of Brazilian Sign Language (Libras) as a window of opportunity to find answers to questions about these topics. Its main objective was to create an informational booklet accessible to bilingual deaf individuals (Libras and Portuguese) that could expand the scope of Libras in biology contents. To achieve this goal, we conducted an extensive search for existing signs related to sex and human reproduction education to guide the creation of the material and to assist Libras interpreters in recording videos that were made available through the YouTube platform. The booklet, provided in digital format, included material that combined visual resources and storytelling to present topics such as Sex Organs, Gametogenesis, Reproduction, and Scientific Advances, all of which could be watched in videos in Libras with Portuguese subtitles and audio. As a form of qualitative assessment of the educational material, a bilingual questionnaire was created, which was answered voluntarily and anonymously by individuals who accessed the document. Analysis of the data collected during the booklet's development phase revealed a significant deficit of representative signs for various biological structures or phenomena related to reproduction, which may explain why some users still report having questions about topics such as Gametogenesis. Of those who responded to the questionnaire, approximately 29% identified as deaf, with most being between 25 and 30 years old (42.9%). Most users reported having had the opportunity to discuss the topic with their parents or guardians, and all stated that the booklet helped them better understand the Reproductive System and that the use of the “storytelling” technique made learning about science more enjoyable, sparking curiosity and scientific interest. Topics related to Sexually Transmitted Infections (STIs) were not covered and were indicated as relevant subjects. The positive evaluation of the booklet and its accessible format suggests that it is an important resource capable of significantly contributing to the expansion of access to scientific content for deaf individuals, thereby aiding in inclusion and the development of individuals who are aware of and recognize their roles and rights within society.106 p.Dawes, Tathianna Pradohttp://lattes.cnpq.br/9205839164213478Bastos, Ana Luizahttp://lattes.cnpq.br/9675718849586180Cardoso, Fernanda Serpahttp://lattes.cnpq.br/0899150602589123Varges, Aline Angelhttp://lattes.cnpq.br/6257472427899037Varella, Evandra Manuella Pedroso2024-08-26T18:27:03Z2024-08-26T18:27:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVARELLA, Evandra Manuella Pedroso. Desenvolvimento de uma cartilha em Libras apresentando temas referentes à saúde sexual e reprodutiva para as pessoas surdas bilíngues. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). 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