O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loguercio, Sandra Dias
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27441
Resumo: Aiming to find out how students of French for Reading Knowledge dealt with bilingual dictionaries (BD), as well as assess BD functionality, level I and II students of these courses were required to answer a questionnaire. The assessment tool consisted of three parts: the first contextualized the student's point of view towards learning French and the BD used; the second intended to assess whether or not the dictionary was functional, through the interpretation of small texts and questions about lexicon, syntagms, anaphoric procedures, among others, which could be a problem to students; the third asked for an opinion towards the required task and BD used. Results showed there were gaps between lexicographic dictionaries and students' real needs.
id UNB-30_b1d496491b3158d1376c3b87d117d380
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27441
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTALbilingual dictionarybilingual lexicographyFrench for reading Knowledgedicionário bilínguelexicografia bilíngueensino instrumental de francêsAiming to find out how students of French for Reading Knowledge dealt with bilingual dictionaries (BD), as well as assess BD functionality, level I and II students of these courses were required to answer a questionnaire. The assessment tool consisted of three parts: the first contextualized the student's point of view towards learning French and the BD used; the second intended to assess whether or not the dictionary was functional, through the interpretation of small texts and questions about lexicon, syntagms, anaphoric procedures, among others, which could be a problem to students; the third asked for an opinion towards the required task and BD used. Results showed there were gaps between lexicographic dictionaries and students' real needs.Com o intuito de levantar alguns dados a respeito da relação dos alunos de Francês Instrumental com o dicionário bilíngue (DB) e também a respeito da funcionalidade das obras citadas, aplicamos um questionário às turmas de Instrumental I e II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR-GS). Esse questionário é composto de três partes: na primeira, busca-se contextualizar a situação do aluno em relação ao estudo de francês e em relação ao DB utilizado; na segunda, busca-se avaliar a funcionalidade do dicionário por meio da interpretação de pequenos textos com questões diversas sobre léxico, formas sintagmáticas, procedimentos de retomada anafórica, etc., que poderiam ser foco de dúvida ou incompreensão por parte dos alunos; e, por fim, solicitamos como conclusão um posicionamento a respeito da tarefa solicitada e do DB consultado. Os resultados deste estudo apontam sobretudo para lacunas entre a produção lexicográfica e as reais necessidades do aluno de língua instrumental.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27441Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 6 No. 2 (2007): Dictionary use; 199-220Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 6 n. 2 (2007): Uso de dicionários; 199-2202237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27441/24324Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessLoguercio, Sandra Dias2019-12-10T18:38:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27441Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:27.243944Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
title O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
spellingShingle O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
Loguercio, Sandra Dias
bilingual dictionary
bilingual lexicography
French for reading Knowledge
dicionário bilíngue
lexicografia bilíngue
ensino instrumental de francês
title_short O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
title_full O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
title_fullStr O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
title_full_unstemmed O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
title_sort O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
author Loguercio, Sandra Dias
author_facet Loguercio, Sandra Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loguercio, Sandra Dias
dc.subject.por.fl_str_mv bilingual dictionary
bilingual lexicography
French for reading Knowledge
dicionário bilíngue
lexicografia bilíngue
ensino instrumental de francês
topic bilingual dictionary
bilingual lexicography
French for reading Knowledge
dicionário bilíngue
lexicografia bilíngue
ensino instrumental de francês
description Aiming to find out how students of French for Reading Knowledge dealt with bilingual dictionaries (BD), as well as assess BD functionality, level I and II students of these courses were required to answer a questionnaire. The assessment tool consisted of three parts: the first contextualized the student's point of view towards learning French and the BD used; the second intended to assess whether or not the dictionary was functional, through the interpretation of small texts and questions about lexicon, syntagms, anaphoric procedures, among others, which could be a problem to students; the third asked for an opinion towards the required task and BD used. Results showed there were gaps between lexicographic dictionaries and students' real needs.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27441
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27441/24324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 6 No. 2 (2007): Dictionary use; 199-220
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 6 n. 2 (2007): Uso de dicionários; 199-220
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344676192256