Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Patrícia Fernanda Guimarães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16981
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.09547773798
Resumo: O objetivo do estudo é propor um procedimento sistematizado de avaliação de um programa vivencial de gestão de projetos, elaborado por um modelo teórico constituinte das premissas em habilidades e atitudes de gerenciamento de projetos, um modelo para o estudo funcional para aplicação em um curso de graduação em administração de uma IFES. Procedimentos para a solução do problema: Por meio de revisão bibliográfica e estudos teóricos, sugerir por meio de análise de caminhos, desenvolver o modelo teórico de avaliação do programa vivencial para aplicação nas disciplinas de gestão de projetos. Resultados: Com o procedimento de avaliação do programa vivencial, observou-se que o simulador do programa vivencial contribui para o interesse e um método complementar de ensino ao auxiliar a prática de um ambiente real. Alinhar a teoria aos componentes de entrada, processo e saída para descrever o modelo de avaliação ao ser incorporado pelo auxílio da modelagem de equações estruturais e suas interpretações para conhecer as variantes que interferem no objetivo de aprendizado do aluno, contribuindo com a educação em gestão de projetos e a utilidade para o mediador. Além de a pesquisa colaborar para a melhoria dos jogos simulados ao contribuírem com a aprendizagem educacional
id UFF-2_cfe4e6af4a36fb82d600615537b89271
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16981
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetosGestão de projetosAprendizagem vivencialModelagem de equações estruturais (SEM)Jogos de empresasEducaçãoSimulaçãoAprendizagem por atividadesProject managementExperiential learningStructured equation modelingBusiness gamesO objetivo do estudo é propor um procedimento sistematizado de avaliação de um programa vivencial de gestão de projetos, elaborado por um modelo teórico constituinte das premissas em habilidades e atitudes de gerenciamento de projetos, um modelo para o estudo funcional para aplicação em um curso de graduação em administração de uma IFES. Procedimentos para a solução do problema: Por meio de revisão bibliográfica e estudos teóricos, sugerir por meio de análise de caminhos, desenvolver o modelo teórico de avaliação do programa vivencial para aplicação nas disciplinas de gestão de projetos. Resultados: Com o procedimento de avaliação do programa vivencial, observou-se que o simulador do programa vivencial contribui para o interesse e um método complementar de ensino ao auxiliar a prática de um ambiente real. Alinhar a teoria aos componentes de entrada, processo e saída para descrever o modelo de avaliação ao ser incorporado pelo auxílio da modelagem de equações estruturais e suas interpretações para conhecer as variantes que interferem no objetivo de aprendizado do aluno, contribuindo com a educação em gestão de projetos e a utilidade para o mediador. Além de a pesquisa colaborar para a melhoria dos jogos simulados ao contribuírem com a aprendizagem educacionalThe study proposes a systematic procedure of evaluation for a experiential program of project management elaborated by a theoretical model that constitutes the premises in project management skills and attitudes, to propose a model for functional study to application in an administration study course of an IFES. Method: Bibliographic review and original institutional theoretical studies. Showing through path analysis and using the structural equation modeling of Smart PLS simulator, to develop the theoretical model for evaluating the experiential program for application in project management discipline. Results: By contribution to a procedure for evaluating the experiential program, it was observed that the simulator contributes to the interest and a complementary teaching method by providing the practice of a real environment. Align the theory with the input, process and output components to describe the evaluation model when incorporated by the MEE and its interpretations to understand the variants that interfere with the student's objective, contributing to project management education. The research collaborates to improve simulated games by learning.164 f.Volta RedondaOliveira, Murilo AlvarengaAbdalla, Márcio MoutinhoSilva, Sheila Serafim dahttp://lattes.cnpq.br/5991927274936690http://lattes.cnpq.br/1138897474101598http://lattes.cnpq.br/4524218198273943http://lattes.cnpq.br/4526442217871232Venâncio, Patrícia Fernanda Guimarães2021-02-25T21:38:17Z2021-02-25T21:38:17Z2020-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVENÂNCIO, Patrícia Fernanda Guimarães. Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16981Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.09547773798http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-12T15:10:50Zoai:app.uff.br:1/16981Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:56.791159Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
title Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
spellingShingle Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
Venâncio, Patrícia Fernanda Guimarães
Gestão de projetos
Aprendizagem vivencial
Modelagem de equações estruturais (SEM)
Jogos de empresas
Educação
Simulação
Aprendizagem por atividades
Project management
Experiential learning
Structured equation modeling
Business games
title_short Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
title_full Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
title_fullStr Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
title_full_unstemmed Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
title_sort Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
author Venâncio, Patrícia Fernanda Guimarães
author_facet Venâncio, Patrícia Fernanda Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Murilo Alvarenga
Abdalla, Márcio Moutinho
Silva, Sheila Serafim da
http://lattes.cnpq.br/5991927274936690
http://lattes.cnpq.br/1138897474101598
http://lattes.cnpq.br/4524218198273943
http://lattes.cnpq.br/4526442217871232
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Patrícia Fernanda Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de projetos
Aprendizagem vivencial
Modelagem de equações estruturais (SEM)
Jogos de empresas
Educação
Simulação
Aprendizagem por atividades
Project management
Experiential learning
Structured equation modeling
Business games
topic Gestão de projetos
Aprendizagem vivencial
Modelagem de equações estruturais (SEM)
Jogos de empresas
Educação
Simulação
Aprendizagem por atividades
Project management
Experiential learning
Structured equation modeling
Business games
description O objetivo do estudo é propor um procedimento sistematizado de avaliação de um programa vivencial de gestão de projetos, elaborado por um modelo teórico constituinte das premissas em habilidades e atitudes de gerenciamento de projetos, um modelo para o estudo funcional para aplicação em um curso de graduação em administração de uma IFES. Procedimentos para a solução do problema: Por meio de revisão bibliográfica e estudos teóricos, sugerir por meio de análise de caminhos, desenvolver o modelo teórico de avaliação do programa vivencial para aplicação nas disciplinas de gestão de projetos. Resultados: Com o procedimento de avaliação do programa vivencial, observou-se que o simulador do programa vivencial contribui para o interesse e um método complementar de ensino ao auxiliar a prática de um ambiente real. Alinhar a teoria aos componentes de entrada, processo e saída para descrever o modelo de avaliação ao ser incorporado pelo auxílio da modelagem de equações estruturais e suas interpretações para conhecer as variantes que interferem no objetivo de aprendizado do aluno, contribuindo com a educação em gestão de projetos e a utilidade para o mediador. Além de a pesquisa colaborar para a melhoria dos jogos simulados ao contribuírem com a aprendizagem educacional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
2021-02-25T21:38:17Z
2021-02-25T21:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENÂNCIO, Patrícia Fernanda Guimarães. Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16981
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.09547773798
identifier_str_mv VENÂNCIO, Patrícia Fernanda Guimarães. Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16981
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.09547773798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823563633590272