A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thales Cardozo Amaral de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31143
Resumo: O varejo no Brasil vem passando por mudanças significativas nos modelos de negócios das firmas com a incorporação de novas tecnologias, o que deu surgimento ao e-commerce. Com a pandemia do coronavírus eclodida em 2020, esse fenômeno se acelerou como nunca para que as empresas pudessem se manter competitivas no mercado. Dito isso, esse estudo tem como objetivo discorrer sobre como o progresso técnico viabilizou o avanço tecnológico dentro do contexto do paradigma tecnoeconômico atual de inserção das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), entender como a evolução e democratização da internet e do uso dos smartphones contribuíram para esse avanço e o efeito acelerador da pandemia na popularização do meio digital. Dessa forma, por meio da bibliografia e dos dados disponíveis sobre o setor, entendeu-se que a transformação digital se tornou uma realidade no varejo brasileiro, e não mais uma vantagem competitiva, fazendo parte do dia a dia de boa parcela da população brasileira.
id UFF-2_d0af47cd26e36dcee0b7eff9ce84e4f8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31143
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19Progresso técnicoInovaçãoTecnologiaTransformação digitalVarejoE-commercePandemia COVID-19Desenvolvimento tecnológicoInovação tecnológicaVarejoComércio eletrônicoPandemiaCOVID-19Technical progressInnovationTechnologyDigital transformationRetailE-commerceCOVID-19 pandemicO varejo no Brasil vem passando por mudanças significativas nos modelos de negócios das firmas com a incorporação de novas tecnologias, o que deu surgimento ao e-commerce. Com a pandemia do coronavírus eclodida em 2020, esse fenômeno se acelerou como nunca para que as empresas pudessem se manter competitivas no mercado. Dito isso, esse estudo tem como objetivo discorrer sobre como o progresso técnico viabilizou o avanço tecnológico dentro do contexto do paradigma tecnoeconômico atual de inserção das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), entender como a evolução e democratização da internet e do uso dos smartphones contribuíram para esse avanço e o efeito acelerador da pandemia na popularização do meio digital. Dessa forma, por meio da bibliografia e dos dados disponíveis sobre o setor, entendeu-se que a transformação digital se tornou uma realidade no varejo brasileiro, e não mais uma vantagem competitiva, fazendo parte do dia a dia de boa parcela da população brasileira.Retailing in Brazil has been undergoing significant changes in the business models of firms with the incorporation of new technologies, which gave rise to e-commerce. With the coronavirus pandemic that broke out in 2020, this phenomenon has accelerated as never before so that companies can remain competitive in the marketplace. Based on this, this study aims to discuss how technical progress has made technological advancement possible within the context of the current techno-economic paradigm of insertion of ICTs (Information and Communication Technology), to understand how the evolution and democratization of the internet and the use of smartphones contributed to this advance, and the accelerating effect of the pandemic on the popularization of the digital medium. Thus, by means of bibliography and available data about the sector, it was understood that digital transformation has become a reality in Brazilian retail, and no longer a competitive advantage, but part of the daily life of a large portion of the Brazilian population.52 f.Urruca Ruiz, Anahttp://lattes.cnpq.br/3295872770043382Oliveira, Thales Cardozo Amaral de2023-11-16T19:26:31Z2023-11-16T19:26:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Thales Cardozo Amaral de. A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31143CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-16T19:26:35Zoai:app.uff.br:1/31143Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:37.642693Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
title A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
spellingShingle A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
Oliveira, Thales Cardozo Amaral de
Progresso técnico
Inovação
Tecnologia
Transformação digital
Varejo
E-commerce
Pandemia COVID-19
Desenvolvimento tecnológico
Inovação tecnológica
Varejo
Comércio eletrônico
Pandemia
COVID-19
Technical progress
Innovation
Technology
Digital transformation
Retail
E-commerce
COVID-19 pandemic
title_short A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
title_full A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
title_fullStr A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
title_full_unstemmed A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
title_sort A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
author Oliveira, Thales Cardozo Amaral de
author_facet Oliveira, Thales Cardozo Amaral de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Urruca Ruiz, Ana
http://lattes.cnpq.br/3295872770043382
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thales Cardozo Amaral de
dc.subject.por.fl_str_mv Progresso técnico
Inovação
Tecnologia
Transformação digital
Varejo
E-commerce
Pandemia COVID-19
Desenvolvimento tecnológico
Inovação tecnológica
Varejo
Comércio eletrônico
Pandemia
COVID-19
Technical progress
Innovation
Technology
Digital transformation
Retail
E-commerce
COVID-19 pandemic
topic Progresso técnico
Inovação
Tecnologia
Transformação digital
Varejo
E-commerce
Pandemia COVID-19
Desenvolvimento tecnológico
Inovação tecnológica
Varejo
Comércio eletrônico
Pandemia
COVID-19
Technical progress
Innovation
Technology
Digital transformation
Retail
E-commerce
COVID-19 pandemic
description O varejo no Brasil vem passando por mudanças significativas nos modelos de negócios das firmas com a incorporação de novas tecnologias, o que deu surgimento ao e-commerce. Com a pandemia do coronavírus eclodida em 2020, esse fenômeno se acelerou como nunca para que as empresas pudessem se manter competitivas no mercado. Dito isso, esse estudo tem como objetivo discorrer sobre como o progresso técnico viabilizou o avanço tecnológico dentro do contexto do paradigma tecnoeconômico atual de inserção das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), entender como a evolução e democratização da internet e do uso dos smartphones contribuíram para esse avanço e o efeito acelerador da pandemia na popularização do meio digital. Dessa forma, por meio da bibliografia e dos dados disponíveis sobre o setor, entendeu-se que a transformação digital se tornou uma realidade no varejo brasileiro, e não mais uma vantagem competitiva, fazendo parte do dia a dia de boa parcela da população brasileira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16T19:26:31Z
2023-11-16T19:26:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Thales Cardozo Amaral de. A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31143
identifier_str_mv OLIVEIRA, Thales Cardozo Amaral de. A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823685632262144