A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31143 |
Resumo: | O varejo no Brasil vem passando por mudanças significativas nos modelos de negócios das firmas com a incorporação de novas tecnologias, o que deu surgimento ao e-commerce. Com a pandemia do coronavírus eclodida em 2020, esse fenômeno se acelerou como nunca para que as empresas pudessem se manter competitivas no mercado. Dito isso, esse estudo tem como objetivo discorrer sobre como o progresso técnico viabilizou o avanço tecnológico dentro do contexto do paradigma tecnoeconômico atual de inserção das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), entender como a evolução e democratização da internet e do uso dos smartphones contribuíram para esse avanço e o efeito acelerador da pandemia na popularização do meio digital. Dessa forma, por meio da bibliografia e dos dados disponíveis sobre o setor, entendeu-se que a transformação digital se tornou uma realidade no varejo brasileiro, e não mais uma vantagem competitiva, fazendo parte do dia a dia de boa parcela da população brasileira. |
id |
UFF-2_d0af47cd26e36dcee0b7eff9ce84e4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31143 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19Progresso técnicoInovaçãoTecnologiaTransformação digitalVarejoE-commercePandemia COVID-19Desenvolvimento tecnológicoInovação tecnológicaVarejoComércio eletrônicoPandemiaCOVID-19Technical progressInnovationTechnologyDigital transformationRetailE-commerceCOVID-19 pandemicO varejo no Brasil vem passando por mudanças significativas nos modelos de negócios das firmas com a incorporação de novas tecnologias, o que deu surgimento ao e-commerce. Com a pandemia do coronavírus eclodida em 2020, esse fenômeno se acelerou como nunca para que as empresas pudessem se manter competitivas no mercado. Dito isso, esse estudo tem como objetivo discorrer sobre como o progresso técnico viabilizou o avanço tecnológico dentro do contexto do paradigma tecnoeconômico atual de inserção das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), entender como a evolução e democratização da internet e do uso dos smartphones contribuíram para esse avanço e o efeito acelerador da pandemia na popularização do meio digital. Dessa forma, por meio da bibliografia e dos dados disponíveis sobre o setor, entendeu-se que a transformação digital se tornou uma realidade no varejo brasileiro, e não mais uma vantagem competitiva, fazendo parte do dia a dia de boa parcela da população brasileira.Retailing in Brazil has been undergoing significant changes in the business models of firms with the incorporation of new technologies, which gave rise to e-commerce. With the coronavirus pandemic that broke out in 2020, this phenomenon has accelerated as never before so that companies can remain competitive in the marketplace. Based on this, this study aims to discuss how technical progress has made technological advancement possible within the context of the current techno-economic paradigm of insertion of ICTs (Information and Communication Technology), to understand how the evolution and democratization of the internet and the use of smartphones contributed to this advance, and the accelerating effect of the pandemic on the popularization of the digital medium. Thus, by means of bibliography and available data about the sector, it was understood that digital transformation has become a reality in Brazilian retail, and no longer a competitive advantage, but part of the daily life of a large portion of the Brazilian population.52 f.Urruca Ruiz, Anahttp://lattes.cnpq.br/3295872770043382Oliveira, Thales Cardozo Amaral de2023-11-16T19:26:31Z2023-11-16T19:26:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Thales Cardozo Amaral de. A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31143CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-16T19:26:35Zoai:app.uff.br:1/31143Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:37.642693Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19 |
title |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19 |
spellingShingle |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19 Oliveira, Thales Cardozo Amaral de Progresso técnico Inovação Tecnologia Transformação digital Varejo E-commerce Pandemia COVID-19 Desenvolvimento tecnológico Inovação tecnológica Varejo Comércio eletrônico Pandemia COVID-19 Technical progress Innovation Technology Digital transformation Retail E-commerce COVID-19 pandemic |
title_short |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19 |
title_full |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19 |
title_fullStr |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19 |
title_full_unstemmed |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19 |
title_sort |
A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19 |
author |
Oliveira, Thales Cardozo Amaral de |
author_facet |
Oliveira, Thales Cardozo Amaral de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Urruca Ruiz, Ana http://lattes.cnpq.br/3295872770043382 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thales Cardozo Amaral de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Progresso técnico Inovação Tecnologia Transformação digital Varejo E-commerce Pandemia COVID-19 Desenvolvimento tecnológico Inovação tecnológica Varejo Comércio eletrônico Pandemia COVID-19 Technical progress Innovation Technology Digital transformation Retail E-commerce COVID-19 pandemic |
topic |
Progresso técnico Inovação Tecnologia Transformação digital Varejo E-commerce Pandemia COVID-19 Desenvolvimento tecnológico Inovação tecnológica Varejo Comércio eletrônico Pandemia COVID-19 Technical progress Innovation Technology Digital transformation Retail E-commerce COVID-19 pandemic |
description |
O varejo no Brasil vem passando por mudanças significativas nos modelos de negócios das firmas com a incorporação de novas tecnologias, o que deu surgimento ao e-commerce. Com a pandemia do coronavírus eclodida em 2020, esse fenômeno se acelerou como nunca para que as empresas pudessem se manter competitivas no mercado. Dito isso, esse estudo tem como objetivo discorrer sobre como o progresso técnico viabilizou o avanço tecnológico dentro do contexto do paradigma tecnoeconômico atual de inserção das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), entender como a evolução e democratização da internet e do uso dos smartphones contribuíram para esse avanço e o efeito acelerador da pandemia na popularização do meio digital. Dessa forma, por meio da bibliografia e dos dados disponíveis sobre o setor, entendeu-se que a transformação digital se tornou uma realidade no varejo brasileiro, e não mais uma vantagem competitiva, fazendo parte do dia a dia de boa parcela da população brasileira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16T19:26:31Z 2023-11-16T19:26:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Thales Cardozo Amaral de. A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31143 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Thales Cardozo Amaral de. A transformação digital no varejo brasileiro e o efeito acelerador da pandemia Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823685632262144 |