Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terence, Ana Cláudia Fernandes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-27052004-110812/
Resumo: No universo das pequenas empresas o planejamento estratégico, realizado como processo contínuo de interação da empresa com o ambiente, que permite estabelecer os objetivos e as potencialidades da empresa, além de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organização, é pouco utilizado, e tais organizações apresentam-se ineficientes no processo estratégico, seja pela complexidade desta ferramenta, seja por suas características de gestão. Assim, faz-se necessário abordar o planejamento estratégico de forma menos complexa e formal e, principalmente, considerando-se as suas principais características de gestão: estruturais, comportamentais e contextuais. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar a utilização de um roteiro para auxiliar o pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, considerando suas especificidades de gestão. O roteiro, construído com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores da área, possui a peculiaridade que lhe deve ser atribuída – ser prático no auxílio ao pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, implicando a especificação dos tópicos essenciais e a forma de desenvolvê-los. O roteiro demonstrou ser de fácil utilização e, nas empresas onde foi aplicado, auxiliou o pequeno empresário na adoção desta ferramenta como incremento de competitividade à medida que a utilização desta proporciona reflexões e diretrizes para as atividades da organização, como também possibilita adaptação e capacidade de resposta às mudanças do mercado. Esta pesquisa visa também colaborar para um melhor entendimento do processo estratégico nas pequenas organizações
id USP_18a7c34396be9da9ae6d494a91eb1ec4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27052004-110812
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamentoStrategic planning as tool of competitiveness in the small business: development and evaluation of a practical guideline for the process of elaboration of planningmanagement particularitiesparticularidades de gestãopequenas empresasplanejamento estratégicosmall businessstrategic planningNo universo das pequenas empresas o planejamento estratégico, realizado como processo contínuo de interação da empresa com o ambiente, que permite estabelecer os objetivos e as potencialidades da empresa, além de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organização, é pouco utilizado, e tais organizações apresentam-se ineficientes no processo estratégico, seja pela complexidade desta ferramenta, seja por suas características de gestão. Assim, faz-se necessário abordar o planejamento estratégico de forma menos complexa e formal e, principalmente, considerando-se as suas principais características de gestão: estruturais, comportamentais e contextuais. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar a utilização de um roteiro para auxiliar o pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, considerando suas especificidades de gestão. O roteiro, construído com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores da área, possui a peculiaridade que lhe deve ser atribuída – ser prático no auxílio ao pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, implicando a especificação dos tópicos essenciais e a forma de desenvolvê-los. O roteiro demonstrou ser de fácil utilização e, nas empresas onde foi aplicado, auxiliou o pequeno empresário na adoção desta ferramenta como incremento de competitividade à medida que a utilização desta proporciona reflexões e diretrizes para as atividades da organização, como também possibilita adaptação e capacidade de resposta às mudanças do mercado. Esta pesquisa visa também colaborar para um melhor entendimento do processo estratégico nas pequenas organizaçõesIn the universe of the small businesses, strategic planning should be accomplished as a continuous process of interaction between the company and its environment, allowing the company to establish its objectives and potentialities, besides guiding the best use of resources. However, strategic planning is not broadly used in small businesses, due to the complexity of the tool or because of their management characteristics. Thus, it is necessary to approach strategic planning in a less complex and formal way and, mainly, considering its principal characteristics of management: structural, environmental and behavioural. The main goal of this research was to develop and to evaluate the use of a guideline to assist small entrepreneurs in the elaboration of strategic planning, considering their management specificities. The guideline was built starting from the planning models proposed by the main authors of the area and it has kept its peculiarity - to be practical in the assistance to the small entrepreneur in the elaboration of strategic planning, implying in the specification of the essential topics and the form of developing them. The guidelines demonstrated to be easy to be used and, in the companies where it was applied, it aided the small entrepreneur in the adoption of this tool as increment of competitiveness, as the use of its provides reflections and directions for the activities of organization, as well as making possible to adapt and respond to the changes of market. This research also seeks to collaborate for a better understanding of the strategic process in small organizationsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEscrivao Filho, EdmundoTerence, Ana Cláudia Fernandes2002-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-27052004-110812/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-27052004-110812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
Strategic planning as tool of competitiveness in the small business: development and evaluation of a practical guideline for the process of elaboration of planning
title Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
spellingShingle Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
Terence, Ana Cláudia Fernandes
management particularities
particularidades de gestão
pequenas empresas
planejamento estratégico
small business
strategic planning
title_short Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
title_full Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
title_fullStr Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
title_full_unstemmed Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
title_sort Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento
author Terence, Ana Cláudia Fernandes
author_facet Terence, Ana Cláudia Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escrivao Filho, Edmundo
dc.contributor.author.fl_str_mv Terence, Ana Cláudia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv management particularities
particularidades de gestão
pequenas empresas
planejamento estratégico
small business
strategic planning
topic management particularities
particularidades de gestão
pequenas empresas
planejamento estratégico
small business
strategic planning
description No universo das pequenas empresas o planejamento estratégico, realizado como processo contínuo de interação da empresa com o ambiente, que permite estabelecer os objetivos e as potencialidades da empresa, além de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organização, é pouco utilizado, e tais organizações apresentam-se ineficientes no processo estratégico, seja pela complexidade desta ferramenta, seja por suas características de gestão. Assim, faz-se necessário abordar o planejamento estratégico de forma menos complexa e formal e, principalmente, considerando-se as suas principais características de gestão: estruturais, comportamentais e contextuais. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar a utilização de um roteiro para auxiliar o pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, considerando suas especificidades de gestão. O roteiro, construído com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores da área, possui a peculiaridade que lhe deve ser atribuída – ser prático no auxílio ao pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, implicando a especificação dos tópicos essenciais e a forma de desenvolvê-los. O roteiro demonstrou ser de fácil utilização e, nas empresas onde foi aplicado, auxiliou o pequeno empresário na adoção desta ferramenta como incremento de competitividade à medida que a utilização desta proporciona reflexões e diretrizes para as atividades da organização, como também possibilita adaptação e capacidade de resposta às mudanças do mercado. Esta pesquisa visa também colaborar para um melhor entendimento do processo estratégico nas pequenas organizações
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-27052004-110812/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-27052004-110812/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257409124302848