Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14942 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03 |
Resumo: | Neste texto, apresentamos uma atividade investigativa que envolve a elaboração de um modelo para a marcha de humana. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Para modelar a marcha humana, é proposta a realização de um experimento. Os dados são obtidos e tratados mediante o uso de ferramentas computacionais como os softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. A atividade foi aplicada em turmas do ensino médio das redes pública e particular no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Alguns resultados e conclusões obtidos a partir das aplicações são apresentados e discutidos. A atividade, que por sua simplicidade, é exequível e ajustável às mais diversas realidades escolares, pode ser muito útil, em especial, para promover uma visão desmistificada do fazer científico |
id |
UFF-2_d191afdd936be6b00965f489928b9d96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14942 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médioModeling the human gait: a proposal for high schoolEnsino por investigaçãoModelagem científicaFerramentas computacionaisEnsino de físicaEnsino médioProjeto educativoInquiry teachingScientific modelingComputational toolsNeste texto, apresentamos uma atividade investigativa que envolve a elaboração de um modelo para a marcha de humana. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Para modelar a marcha humana, é proposta a realização de um experimento. Os dados são obtidos e tratados mediante o uso de ferramentas computacionais como os softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. A atividade foi aplicada em turmas do ensino médio das redes pública e particular no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Alguns resultados e conclusões obtidos a partir das aplicações são apresentados e discutidos. A atividade, que por sua simplicidade, é exequível e ajustável às mais diversas realidades escolares, pode ser muito útil, em especial, para promover uma visão desmistificada do fazer científicoIn this text we present an investigative activity that involves the elaboration of a model for the human gait. The question that gives rise to the activity is based on a fragment of the book “A study in red” by Sir Arthur Conan Doyle, in which the famous character Sherlock Holmes made his debut in literature. An experiment whose objective is modeling the human gait is proposed. Data are obtained and processed using computational tools such as free softwares Tracker and LibreOffice/Calc. The activity was applied in public and private high school classes in Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brazil. Some results and conclusions obtained from the applications are presented and discussed. The activity, which for its simplicity, is feasible and adjustable to the most diverse school realities, can be very useful, especially, to promote a demystified view of the scientific activities88 f.Souza, Paulo Victor SantosDias, Marco AdrianoAuler, Luiz Telmo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1005627811241433http://lattes.cnpq.br/0631397141390775http://lattes.cnpq.br/3039235507181072http://lattes.cnpq.br/7964458773966012Santos Neto, Fernando dos2020-09-15T21:43:41Z2020-09-15T21:43:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS NETO, Fernando dos. Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14942Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T21:09:25Zoai:app.uff.br:1/14942Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:08.190520Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio Modeling the human gait: a proposal for high school |
title |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio |
spellingShingle |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio Santos Neto, Fernando dos Ensino por investigação Modelagem científica Ferramentas computacionais Ensino de física Ensino médio Projeto educativo Inquiry teaching Scientific modeling Computational tools |
title_short |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio |
title_full |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio |
title_fullStr |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio |
title_sort |
Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio |
author |
Santos Neto, Fernando dos |
author_facet |
Santos Neto, Fernando dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Paulo Victor Santos Dias, Marco Adriano Auler, Luiz Telmo da Silva http://lattes.cnpq.br/1005627811241433 http://lattes.cnpq.br/0631397141390775 http://lattes.cnpq.br/3039235507181072 http://lattes.cnpq.br/7964458773966012 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Neto, Fernando dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por investigação Modelagem científica Ferramentas computacionais Ensino de física Ensino médio Projeto educativo Inquiry teaching Scientific modeling Computational tools |
topic |
Ensino por investigação Modelagem científica Ferramentas computacionais Ensino de física Ensino médio Projeto educativo Inquiry teaching Scientific modeling Computational tools |
description |
Neste texto, apresentamos uma atividade investigativa que envolve a elaboração de um modelo para a marcha de humana. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Para modelar a marcha humana, é proposta a realização de um experimento. Os dados são obtidos e tratados mediante o uso de ferramentas computacionais como os softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. A atividade foi aplicada em turmas do ensino médio das redes pública e particular no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Alguns resultados e conclusões obtidos a partir das aplicações são apresentados e discutidos. A atividade, que por sua simplicidade, é exequível e ajustável às mais diversas realidades escolares, pode ser muito útil, em especial, para promover uma visão desmistificada do fazer científico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-15T21:43:41Z 2020-09-15T21:43:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS NETO, Fernando dos. Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Volta Redonda, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14942 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03 |
identifier_str_mv |
SANTOS NETO, Fernando dos. Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Volta Redonda, 2019. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14942 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823632539713536 |