Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Fernando dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14942
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03
Resumo: Neste texto, apresentamos uma atividade investigativa que envolve a elaboração de um modelo para a marcha de humana. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Para modelar a marcha humana, é proposta a realização de um experimento. Os dados são obtidos e tratados mediante o uso de ferramentas computacionais como os softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. A atividade foi aplicada em turmas do ensino médio das redes pública e particular no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Alguns resultados e conclusões obtidos a partir das aplicações são apresentados e discutidos. A atividade, que por sua simplicidade, é exequível e ajustável às mais diversas realidades escolares, pode ser muito útil, em especial, para promover uma visão desmistificada do fazer científico
id UFF-2_d191afdd936be6b00965f489928b9d96
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14942
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médioModeling the human gait: a proposal for high schoolEnsino por investigaçãoModelagem científicaFerramentas computacionaisEnsino de físicaEnsino médioProjeto educativoInquiry teachingScientific modelingComputational toolsNeste texto, apresentamos uma atividade investigativa que envolve a elaboração de um modelo para a marcha de humana. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Para modelar a marcha humana, é proposta a realização de um experimento. Os dados são obtidos e tratados mediante o uso de ferramentas computacionais como os softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. A atividade foi aplicada em turmas do ensino médio das redes pública e particular no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Alguns resultados e conclusões obtidos a partir das aplicações são apresentados e discutidos. A atividade, que por sua simplicidade, é exequível e ajustável às mais diversas realidades escolares, pode ser muito útil, em especial, para promover uma visão desmistificada do fazer científicoIn this text we present an investigative activity that involves the elaboration of a model for the human gait. The question that gives rise to the activity is based on a fragment of the book “A study in red” by Sir Arthur Conan Doyle, in which the famous character Sherlock Holmes made his debut in literature. An experiment whose objective is modeling the human gait is proposed. Data are obtained and processed using computational tools such as free softwares Tracker and LibreOffice/Calc. The activity was applied in public and private high school classes in Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brazil. Some results and conclusions obtained from the applications are presented and discussed. The activity, which for its simplicity, is feasible and adjustable to the most diverse school realities, can be very useful, especially, to promote a demystified view of the scientific activities88 f.Souza, Paulo Victor SantosDias, Marco AdrianoAuler, Luiz Telmo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1005627811241433http://lattes.cnpq.br/0631397141390775http://lattes.cnpq.br/3039235507181072http://lattes.cnpq.br/7964458773966012Santos Neto, Fernando dos2020-09-15T21:43:41Z2020-09-15T21:43:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS NETO, Fernando dos. Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14942Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T21:09:25Zoai:app.uff.br:1/14942Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:08.190520Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
Modeling the human gait: a proposal for high school
title Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
spellingShingle Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
Santos Neto, Fernando dos
Ensino por investigação
Modelagem científica
Ferramentas computacionais
Ensino de física
Ensino médio
Projeto educativo
Inquiry teaching
Scientific modeling
Computational tools
title_short Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
title_full Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
title_fullStr Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
title_full_unstemmed Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
title_sort Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio
author Santos Neto, Fernando dos
author_facet Santos Neto, Fernando dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Paulo Victor Santos
Dias, Marco Adriano
Auler, Luiz Telmo da Silva
http://lattes.cnpq.br/1005627811241433
http://lattes.cnpq.br/0631397141390775
http://lattes.cnpq.br/3039235507181072
http://lattes.cnpq.br/7964458773966012
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Neto, Fernando dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por investigação
Modelagem científica
Ferramentas computacionais
Ensino de física
Ensino médio
Projeto educativo
Inquiry teaching
Scientific modeling
Computational tools
topic Ensino por investigação
Modelagem científica
Ferramentas computacionais
Ensino de física
Ensino médio
Projeto educativo
Inquiry teaching
Scientific modeling
Computational tools
description Neste texto, apresentamos uma atividade investigativa que envolve a elaboração de um modelo para a marcha de humana. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Para modelar a marcha humana, é proposta a realização de um experimento. Os dados são obtidos e tratados mediante o uso de ferramentas computacionais como os softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. A atividade foi aplicada em turmas do ensino médio das redes pública e particular no município de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Alguns resultados e conclusões obtidos a partir das aplicações são apresentados e discutidos. A atividade, que por sua simplicidade, é exequível e ajustável às mais diversas realidades escolares, pode ser muito útil, em especial, para promover uma visão desmistificada do fazer científico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-15T21:43:41Z
2020-09-15T21:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS NETO, Fernando dos. Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14942
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03
identifier_str_mv SANTOS NETO, Fernando dos. Modelando a marcha humana: uma proposta para o ensino médio. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14942
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.124210397-03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823632539713536