A adoção de veículos elétricos no Brasil: uma análise de emissões e impactos no setor elétrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33470 |
Resumo: | Os veículos movidos a combustão interna dominam o mercado automobilístico a várias décadas em função, principalmente, do desenvolvimento e atuação da indústria do petróleo. Entretanto, temáticas relacionadas a tecnologias mais sustentáveis e mudanças climáticas vêm sendo cada vez mais consideradas de extrema importância e relevância pelos líderes globais, o que vai de encontro diretamente com o setor de transporte que atualmente é responsável por grande parte das emissões de gases do efeito estufa devido a utilização de combustíveis fósseis. Assim, os veículos elétricos reapareceram no cenário automobilístico como uma opção para crescimento do setor associado a descarbonização do mesmo. Nesse contexto, o presente estudo visa identificar quais seriam os impactos causados, associados a expansão, custo e emissão, no setor elétrico brasileiro pela entrada de mais veículos elétricos na frota do país através, fundamentalmente, do uso de um Modelo de Decisão de Investimentos. A partir dos resultados encontrados conclui-se que a adoção de veículos elétricos na frota brasileira pode ser benéfica em relação a aspectos econômicos e ambientais para o país, porém essa tecnologia deve estar alinhada a utilização de uma matriz energética renovável e esta não isenta a necessidade de altos investimentos visto que existem, no Brasil, opções de ações para a mitigação das emissões de GEE com valores mais baixos |
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A adoção de veículos elétricos no Brasil: uma análise de emissões e impactos no setor elétricoVeículos elétricosGases do efeito estufaSetor elétricoModelo de decisão de investimentosVeículo elétricoImpacto ambientalElectric vehiclesGreenhouse gasesElectric sectorInvestment Model DecisionOs veículos movidos a combustão interna dominam o mercado automobilístico a várias décadas em função, principalmente, do desenvolvimento e atuação da indústria do petróleo. Entretanto, temáticas relacionadas a tecnologias mais sustentáveis e mudanças climáticas vêm sendo cada vez mais consideradas de extrema importância e relevância pelos líderes globais, o que vai de encontro diretamente com o setor de transporte que atualmente é responsável por grande parte das emissões de gases do efeito estufa devido a utilização de combustíveis fósseis. Assim, os veículos elétricos reapareceram no cenário automobilístico como uma opção para crescimento do setor associado a descarbonização do mesmo. Nesse contexto, o presente estudo visa identificar quais seriam os impactos causados, associados a expansão, custo e emissão, no setor elétrico brasileiro pela entrada de mais veículos elétricos na frota do país através, fundamentalmente, do uso de um Modelo de Decisão de Investimentos. A partir dos resultados encontrados conclui-se que a adoção de veículos elétricos na frota brasileira pode ser benéfica em relação a aspectos econômicos e ambientais para o país, porém essa tecnologia deve estar alinhada a utilização de uma matriz energética renovável e esta não isenta a necessidade de altos investimentos visto que existem, no Brasil, opções de ações para a mitigação das emissões de GEE com valores mais baixosInternal combustion engine vehicles have been dominating the automotive market for several decades mainly due to the development and performance of the oil industry. However, discussions related to more sustainable technologies and climate change have been having more relevance for global leaders, what correlates directly with the transport sector, which is currently responsible for a large part of the greenhouse gas emissions owing to the use of fossil fuel. Thereby, the electric vehicles reappeared in the automotive scenario as a promising option to associate the growing to the decarbonization of this industry. In this context, this study aims to identify which are the impacts, related to the extension, cost and emission, in the Brazilian electric sector causes by the entrance of more electric vehicles in the country fleet, through the application of the Investment Decision Model. From the results found, it was concluded that adoption of electric vehicles in the Brazilian fleet can be beneficial in economic and environmental aspects for the country, although this technology must be aligned with the use of renewable energies and this does not exempt the need for high investments as there are, in Brazil, others opportunities to mitigate GHG with lower costs76 f.Gandelman, Dan AbensurMatsuzaki, Izabel Crisitina C. SaldanhaCataldi, MarcioBruno, Marianne Fernandes2024-07-19T18:59:39Z2024-07-19T18:59:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRUNO, Marianne Fernandes. A adoção de veículos elétricos no Brasil: uma análise de emissões e impactos no setor elétrico. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33470CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-19T18:59:43Zoai:app.uff.br:1/33470Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:24.323284Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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