O fenômeno da dêixis como estratégia de persuasão em peças publicitárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15806 |
Resumo: | A publicidade apresenta um discurso que tem por objetivo persuadir o público a comprar determinado produto ou serviço. A presente dissertação dedica-se ao estudo da dêixis como estratégia de aproximação entre os interlocutores dentro do discurso persuasivo das peças publicitárias. Valendo- se de conceitos da Linguística Textual, a análise quantitativa e qualitativa do uso de tipos específicos de dêixis (social, de pessoa, de tempo e de lugar) em diferentes textos publicitários revela que as expressões indiciais estimulam uma relação de intimidade, simulando um diálogo com tom mais informal, além de diminuírem a distância entre os interlocutores e destacarem a premência e a singularidade da mensagem |
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O fenômeno da dêixis como estratégia de persuasão em peças publicitáriasDêixisLinguística textualPublicidadeInterlocutoresAproximaçãoLinguísticaPublicidadeDiscurso publicitárioDeixisText linguisticsPublicityInterlocutorsApproachA publicidade apresenta um discurso que tem por objetivo persuadir o público a comprar determinado produto ou serviço. A presente dissertação dedica-se ao estudo da dêixis como estratégia de aproximação entre os interlocutores dentro do discurso persuasivo das peças publicitárias. Valendo- se de conceitos da Linguística Textual, a análise quantitativa e qualitativa do uso de tipos específicos de dêixis (social, de pessoa, de tempo e de lugar) em diferentes textos publicitários revela que as expressões indiciais estimulam uma relação de intimidade, simulando um diálogo com tom mais informal, além de diminuírem a distância entre os interlocutores e destacarem a premência e a singularidade da mensagemCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPublicity presents a discourse that aims to persuade or audience to buy a particular product or service. This dissertation is dedicated to the study of the deixis as an approach strategy between the interlocutors within discourse of publicities. Using concepts from Text Linguistics, the quantitative and qualitative analysis of the use of specific types of deixis (social, of person, of time, of space) in different advertising texts reveals that the indicative expressions stimulate a relationship of intimacy, simulating a more informal dialogue, as well reducing the distance between the interlocutors and highlighting the urgency and uniqueness of the massage91 f.Almeida, Maria Jussara Abraçado deSilva, Nadja Pattresi de Souza eAmorim, Carmelita Minelio da SilvaGalvão, Paulo Victor Almeida2020-11-05T16:42:22Z2020-11-05T16:42:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15806CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T17:27:20Zoai:app.uff.br:1/15806Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:26.378001Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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