Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26608 |
Resumo: | Esta monografia propõe o ensino de física no Ensino Médio utilizando a Aprendizagem Significativa (AS) segundo Ausubel. Para que tal objetivo fosse alcançado foi necessário ressignificar a relação aluno-professor, o processo ensino aprendizagem e a avaliação. A relação aluno-professor foi uma pauta bastante discutida nesta monografia. Os papéis de professor e aluno no contexto da AS necessitavam de um novo significado. O método tradicional enxerga a educação através da óptica de que o conhecimento é transmitido, já a AS enxerga que o conhecimento é construído a partir do que o aluno já sabe. A avaliação também deve ser ressignificada, pois a forma de se avaliar uma aprendizagem tradicional é diferente da que é aplicada a uma aprendizagem significativa. Para tanto, Novak introduziu os mapas conceituais. Dois tipos de trabalho são apresentados como base para a metodologia da monografia. O primeiro foi uma aplicação no Colégio Estadual Joaquim Távora. Neste foi explorada a metodologia da aula dialogada; e no segundo trabalho, a metodologia ativa de Mazur chamada Peer Instruction (Instrução pelos Colegas). Isto deveria ter acontecido no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis, porém por diferença de calendários da escola e da Universidade, tornou-se impossível a aplicação do material didático produzido. Os conteúdos de física abordados nesta monografia foram Mecânica Newtoniana e Óptica, respectivamente nos locais mencionados. Nas atividades propostas verificamos que os alunos podem sim aprender significativamente a partir dos conhecimentos prévios. E que tais concepções dos alunos é o material mais relevante para o professor conduzir o ensino com metodologias ativas para possibilitar a AS. |
id |
UFF-2_d3121f1ac9dd758d3c9af4815c742dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26608 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de FísicaAprendizagem SignificativaConcepções AlternativasMapas ConceituaisEnsino de FísicaMetodologias AtivasAprendizagem SignificativaEnsino de FísicaMapas ConceituaisProdução intelectualMeaningful LearningAlternative ConceptionsConceptual MapsPhysics TeachingActive MethodologiesEsta monografia propõe o ensino de física no Ensino Médio utilizando a Aprendizagem Significativa (AS) segundo Ausubel. Para que tal objetivo fosse alcançado foi necessário ressignificar a relação aluno-professor, o processo ensino aprendizagem e a avaliação. A relação aluno-professor foi uma pauta bastante discutida nesta monografia. Os papéis de professor e aluno no contexto da AS necessitavam de um novo significado. O método tradicional enxerga a educação através da óptica de que o conhecimento é transmitido, já a AS enxerga que o conhecimento é construído a partir do que o aluno já sabe. A avaliação também deve ser ressignificada, pois a forma de se avaliar uma aprendizagem tradicional é diferente da que é aplicada a uma aprendizagem significativa. Para tanto, Novak introduziu os mapas conceituais. Dois tipos de trabalho são apresentados como base para a metodologia da monografia. O primeiro foi uma aplicação no Colégio Estadual Joaquim Távora. Neste foi explorada a metodologia da aula dialogada; e no segundo trabalho, a metodologia ativa de Mazur chamada Peer Instruction (Instrução pelos Colegas). Isto deveria ter acontecido no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis, porém por diferença de calendários da escola e da Universidade, tornou-se impossível a aplicação do material didático produzido. Os conteúdos de física abordados nesta monografia foram Mecânica Newtoniana e Óptica, respectivamente nos locais mencionados. Nas atividades propostas verificamos que os alunos podem sim aprender significativamente a partir dos conhecimentos prévios. E que tais concepções dos alunos é o material mais relevante para o professor conduzir o ensino com metodologias ativas para possibilitar a AS.This monograph proposes Physics teaching in High School using Meaningful Learning (ML) according to Ausubel. For this objective to be reached, it was necessary to give a new meaning to: teacher-student relationship; teaching learning process; evaluation. Teacher-student relationship is a constant topic along this text. Teacher and student roles in the context of ML needed a new meaning. The traditional method considers that knowledge is transmitted, on the other hand ML considers that it is constructed from what the student already knows. Evaluation also needs to be given another meaning, as the way it is made in traditional learning is different from that applied in ML. To do so, Novak introduced conceptual maps. Two kinds of work are presented as base to the monograph methodology. The first one was carried out at the Joaquim Távora High School. There it was explored the dialogued classes methodology; and in the second work, Mazur's active methodology called Peer Instruction. The Physics subjects addressed in this text were newtonian mechanics and optics, respectively at the two places above mentioned. In the proposed activities we verified that the students can for sure significantly learn from the alternative conceptions. And that these students' conceptions are the most relevant material to the teacher lead the teaching with active methodologies to make the ML possible.77 pCosta, IsaSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deMoura, Diego BarbosaBarbosa, Paulo Victor Coutinho2022-10-24T19:48:45Z2022-10-24T19:48:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBarbosa, Paulo Victor Coutinho. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26608CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T19:48:49Zoai:app.uff.br:1/26608Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:19.844529Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física |
title |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física |
spellingShingle |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física Barbosa, Paulo Victor Coutinho Aprendizagem Significativa Concepções Alternativas Mapas Conceituais Ensino de Física Metodologias Ativas Aprendizagem Significativa Ensino de Física Mapas Conceituais Produção intelectual Meaningful Learning Alternative Conceptions Conceptual Maps Physics Teaching Active Methodologies |
title_short |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física |
title_full |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física |
title_fullStr |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física |
title_sort |
Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física |
author |
Barbosa, Paulo Victor Coutinho |
author_facet |
Barbosa, Paulo Victor Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Isa Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de Moura, Diego Barbosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Paulo Victor Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa Concepções Alternativas Mapas Conceituais Ensino de Física Metodologias Ativas Aprendizagem Significativa Ensino de Física Mapas Conceituais Produção intelectual Meaningful Learning Alternative Conceptions Conceptual Maps Physics Teaching Active Methodologies |
topic |
Aprendizagem Significativa Concepções Alternativas Mapas Conceituais Ensino de Física Metodologias Ativas Aprendizagem Significativa Ensino de Física Mapas Conceituais Produção intelectual Meaningful Learning Alternative Conceptions Conceptual Maps Physics Teaching Active Methodologies |
description |
Esta monografia propõe o ensino de física no Ensino Médio utilizando a Aprendizagem Significativa (AS) segundo Ausubel. Para que tal objetivo fosse alcançado foi necessário ressignificar a relação aluno-professor, o processo ensino aprendizagem e a avaliação. A relação aluno-professor foi uma pauta bastante discutida nesta monografia. Os papéis de professor e aluno no contexto da AS necessitavam de um novo significado. O método tradicional enxerga a educação através da óptica de que o conhecimento é transmitido, já a AS enxerga que o conhecimento é construído a partir do que o aluno já sabe. A avaliação também deve ser ressignificada, pois a forma de se avaliar uma aprendizagem tradicional é diferente da que é aplicada a uma aprendizagem significativa. Para tanto, Novak introduziu os mapas conceituais. Dois tipos de trabalho são apresentados como base para a metodologia da monografia. O primeiro foi uma aplicação no Colégio Estadual Joaquim Távora. Neste foi explorada a metodologia da aula dialogada; e no segundo trabalho, a metodologia ativa de Mazur chamada Peer Instruction (Instrução pelos Colegas). Isto deveria ter acontecido no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis, porém por diferença de calendários da escola e da Universidade, tornou-se impossível a aplicação do material didático produzido. Os conteúdos de física abordados nesta monografia foram Mecânica Newtoniana e Óptica, respectivamente nos locais mencionados. Nas atividades propostas verificamos que os alunos podem sim aprender significativamente a partir dos conhecimentos prévios. E que tais concepções dos alunos é o material mais relevante para o professor conduzir o ensino com metodologias ativas para possibilitar a AS. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24T19:48:45Z 2022-10-24T19:48:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Barbosa, Paulo Victor Coutinho. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26608 |
identifier_str_mv |
Barbosa, Paulo Victor Coutinho. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823588900077568 |