Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Paulo Victor Coutinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26608
Resumo: Esta monografia propõe o ensino de física no Ensino Médio utilizando a Aprendizagem Significativa (AS) segundo Ausubel. Para que tal objetivo fosse alcançado foi necessário ressignificar a relação aluno-professor, o processo ensino aprendizagem e a avaliação. A relação aluno-professor foi uma pauta bastante discutida nesta monografia. Os papéis de professor e aluno no contexto da AS necessitavam de um novo significado. O método tradicional enxerga a educação através da óptica de que o conhecimento é transmitido, já a AS enxerga que o conhecimento é construído a partir do que o aluno já sabe. A avaliação também deve ser ressignificada, pois a forma de se avaliar uma aprendizagem tradicional é diferente da que é aplicada a uma aprendizagem significativa. Para tanto, Novak introduziu os mapas conceituais. Dois tipos de trabalho são apresentados como base para a metodologia da monografia. O primeiro foi uma aplicação no Colégio Estadual Joaquim Távora. Neste foi explorada a metodologia da aula dialogada; e no segundo trabalho, a metodologia ativa de Mazur chamada Peer Instruction (Instrução pelos Colegas). Isto deveria ter acontecido no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis, porém por diferença de calendários da escola e da Universidade, tornou-se impossível a aplicação do material didático produzido. Os conteúdos de física abordados nesta monografia foram Mecânica Newtoniana e Óptica, respectivamente nos locais mencionados. Nas atividades propostas verificamos que os alunos podem sim aprender significativamente a partir dos conhecimentos prévios. E que tais concepções dos alunos é o material mais relevante para o professor conduzir o ensino com metodologias ativas para possibilitar a AS.
id UFF-2_d3121f1ac9dd758d3c9af4815c742dad
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26608
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprendizagem Significativa e o Ensino de FísicaAprendizagem SignificativaConcepções AlternativasMapas ConceituaisEnsino de FísicaMetodologias AtivasAprendizagem SignificativaEnsino de FísicaMapas ConceituaisProdução intelectualMeaningful LearningAlternative ConceptionsConceptual MapsPhysics TeachingActive MethodologiesEsta monografia propõe o ensino de física no Ensino Médio utilizando a Aprendizagem Significativa (AS) segundo Ausubel. Para que tal objetivo fosse alcançado foi necessário ressignificar a relação aluno-professor, o processo ensino aprendizagem e a avaliação. A relação aluno-professor foi uma pauta bastante discutida nesta monografia. Os papéis de professor e aluno no contexto da AS necessitavam de um novo significado. O método tradicional enxerga a educação através da óptica de que o conhecimento é transmitido, já a AS enxerga que o conhecimento é construído a partir do que o aluno já sabe. A avaliação também deve ser ressignificada, pois a forma de se avaliar uma aprendizagem tradicional é diferente da que é aplicada a uma aprendizagem significativa. Para tanto, Novak introduziu os mapas conceituais. Dois tipos de trabalho são apresentados como base para a metodologia da monografia. O primeiro foi uma aplicação no Colégio Estadual Joaquim Távora. Neste foi explorada a metodologia da aula dialogada; e no segundo trabalho, a metodologia ativa de Mazur chamada Peer Instruction (Instrução pelos Colegas). Isto deveria ter acontecido no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis, porém por diferença de calendários da escola e da Universidade, tornou-se impossível a aplicação do material didático produzido. Os conteúdos de física abordados nesta monografia foram Mecânica Newtoniana e Óptica, respectivamente nos locais mencionados. Nas atividades propostas verificamos que os alunos podem sim aprender significativamente a partir dos conhecimentos prévios. E que tais concepções dos alunos é o material mais relevante para o professor conduzir o ensino com metodologias ativas para possibilitar a AS.This monograph proposes Physics teaching in High School using Meaningful Learning (ML) according to Ausubel. For this objective to be reached, it was necessary to give a new meaning to: teacher-student relationship; teaching learning process; evaluation. Teacher-student relationship is a constant topic along this text. Teacher and student roles in the context of ML needed a new meaning. The traditional method considers that knowledge is transmitted, on the other hand ML considers that it is constructed from what the student already knows. Evaluation also needs to be given another meaning, as the way it is made in traditional learning is different from that applied in ML. To do so, Novak introduced conceptual maps. Two kinds of work are presented as base to the monograph methodology. The first one was carried out at the Joaquim Távora High School. There it was explored the dialogued classes methodology; and in the second work, Mazur's active methodology called Peer Instruction. The Physics subjects addressed in this text were newtonian mechanics and optics, respectively at the two places above mentioned. In the proposed activities we verified that the students can for sure significantly learn from the alternative conceptions. And that these students' conceptions are the most relevant material to the teacher lead the teaching with active methodologies to make the ML possible.77 pCosta, IsaSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deMoura, Diego BarbosaBarbosa, Paulo Victor Coutinho2022-10-24T19:48:45Z2022-10-24T19:48:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBarbosa, Paulo Victor Coutinho. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26608CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T19:48:49Zoai:app.uff.br:1/26608Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:19.844529Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
title Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
spellingShingle Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
Barbosa, Paulo Victor Coutinho
Aprendizagem Significativa
Concepções Alternativas
Mapas Conceituais
Ensino de Física
Metodologias Ativas
Aprendizagem Significativa
Ensino de Física
Mapas Conceituais
Produção intelectual
Meaningful Learning
Alternative Conceptions
Conceptual Maps
Physics Teaching
Active Methodologies
title_short Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
title_full Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
title_fullStr Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
title_full_unstemmed Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
title_sort Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física
author Barbosa, Paulo Victor Coutinho
author_facet Barbosa, Paulo Victor Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de
Moura, Diego Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Paulo Victor Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Concepções Alternativas
Mapas Conceituais
Ensino de Física
Metodologias Ativas
Aprendizagem Significativa
Ensino de Física
Mapas Conceituais
Produção intelectual
Meaningful Learning
Alternative Conceptions
Conceptual Maps
Physics Teaching
Active Methodologies
topic Aprendizagem Significativa
Concepções Alternativas
Mapas Conceituais
Ensino de Física
Metodologias Ativas
Aprendizagem Significativa
Ensino de Física
Mapas Conceituais
Produção intelectual
Meaningful Learning
Alternative Conceptions
Conceptual Maps
Physics Teaching
Active Methodologies
description Esta monografia propõe o ensino de física no Ensino Médio utilizando a Aprendizagem Significativa (AS) segundo Ausubel. Para que tal objetivo fosse alcançado foi necessário ressignificar a relação aluno-professor, o processo ensino aprendizagem e a avaliação. A relação aluno-professor foi uma pauta bastante discutida nesta monografia. Os papéis de professor e aluno no contexto da AS necessitavam de um novo significado. O método tradicional enxerga a educação através da óptica de que o conhecimento é transmitido, já a AS enxerga que o conhecimento é construído a partir do que o aluno já sabe. A avaliação também deve ser ressignificada, pois a forma de se avaliar uma aprendizagem tradicional é diferente da que é aplicada a uma aprendizagem significativa. Para tanto, Novak introduziu os mapas conceituais. Dois tipos de trabalho são apresentados como base para a metodologia da monografia. O primeiro foi uma aplicação no Colégio Estadual Joaquim Távora. Neste foi explorada a metodologia da aula dialogada; e no segundo trabalho, a metodologia ativa de Mazur chamada Peer Instruction (Instrução pelos Colegas). Isto deveria ter acontecido no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis, porém por diferença de calendários da escola e da Universidade, tornou-se impossível a aplicação do material didático produzido. Os conteúdos de física abordados nesta monografia foram Mecânica Newtoniana e Óptica, respectivamente nos locais mencionados. Nas atividades propostas verificamos que os alunos podem sim aprender significativamente a partir dos conhecimentos prévios. E que tais concepções dos alunos é o material mais relevante para o professor conduzir o ensino com metodologias ativas para possibilitar a AS.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24T19:48:45Z
2022-10-24T19:48:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barbosa, Paulo Victor Coutinho. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26608
identifier_str_mv Barbosa, Paulo Victor Coutinho. Aprendizagem Significativa e o Ensino de Física. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823588900077568