O PNLD no contexto de ruptura institucional: desmonte de uma política pública (2017-2021)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30746 |
Resumo: | Esta dissertação historiciza o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) priorizando os sentidos políticos do Decreto nº 9099/2017. Problematizam-se os mecanismos de produção dos livros didáticos a partir da análise histórica da concepção desses materiais desde 1985, bem como a historicidade dos editais e guias do livro didático elaborados após o referido decreto. Demonstra-se a imbricação do PNLD com outras duas modificações curriculares postas em prática após 2016: a terceira versão da BNCC e a Reforma do Ensino Médio, mapeando a atuação de determinados sujeitos e as concepções curriculares subjacentes que explicam, também, o crescimento do mercado de sistemas estruturados de ensino. A atuação da imprensa alinhada com as modificações curriculares citadas é valorizada enquanto meio de produção de sentidos que as legitimam, especialmente no que se refere à noção de qualidade educacional. Identifica-se nesta documentação uma rede de “especialistas” que escrevem em grandes periódicos há décadas sobre assuntos educacionais, defendendo princípios de mercado para a organização da educação pública, além de transitar em cargos governamentais de determinados governos. Por fim, a pesquisa apresenta a configuração do produto “Livro Didático de História” por meio de entrevistas com autores desses materiais, analisando suas perspectivas e experiências no PNLD, além de algumas apropriações desses livros por parte de professores de História e seus estudantes. |
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O PNLD no contexto de ruptura institucional: desmonte de uma política pública (2017-2021)PNLDMercado EditorialBNCCNovo Ensino MédioCurrículoPrograma Nacional do Livro DidáticoLivro didáticoEditorial MarketHigh School ReformCurriculumEsta dissertação historiciza o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) priorizando os sentidos políticos do Decreto nº 9099/2017. Problematizam-se os mecanismos de produção dos livros didáticos a partir da análise histórica da concepção desses materiais desde 1985, bem como a historicidade dos editais e guias do livro didático elaborados após o referido decreto. Demonstra-se a imbricação do PNLD com outras duas modificações curriculares postas em prática após 2016: a terceira versão da BNCC e a Reforma do Ensino Médio, mapeando a atuação de determinados sujeitos e as concepções curriculares subjacentes que explicam, também, o crescimento do mercado de sistemas estruturados de ensino. A atuação da imprensa alinhada com as modificações curriculares citadas é valorizada enquanto meio de produção de sentidos que as legitimam, especialmente no que se refere à noção de qualidade educacional. Identifica-se nesta documentação uma rede de “especialistas” que escrevem em grandes periódicos há décadas sobre assuntos educacionais, defendendo princípios de mercado para a organização da educação pública, além de transitar em cargos governamentais de determinados governos. Por fim, a pesquisa apresenta a configuração do produto “Livro Didático de História” por meio de entrevistas com autores desses materiais, analisando suas perspectivas e experiências no PNLD, além de algumas apropriações desses livros por parte de professores de História e seus estudantes.This dissertation provides a historical account of the National Book and Educational Material Program (PNLD), focusing on the political implications of Decree Nº 9099/2017. The research problematizes the mechanisms of textbook production by analyzing the historical conception of these materials since 1985, as well as the historical context of the calls for proposals and textbook guides developed after the mentioned decree. The study demonstrates the interconnection between PNLD and two other curricular modifications implemented after 2016: the third version of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the High School Reform, mapping the roles of specific actors and the underlying curricular conceptions that also explain the growth of the structured education systems market. The influence of the press aligned with these curricular changes is highlighted as a means of legitimizing them, especially concerning the notion of educational quality. The research identifies a network of "experts" who have been writing for major journals for decades about educational issues, advocating market principles for the organization of public education, and often holding positions in certain government administrations. Lastly, the study presents the configuration of the "History Textbook" through interviews with authors of these materials, analyzing their perspectives and experiences with PNLD, as well as some appropriations of these books by History teachers and their students.158 p.Maciel, Laura AntunesSilva, Alexandra Lima daCaimi, Flávia EloisaCâmara, SôniaViana, Larissa MoreiraOliveira, Igor Luis Santos Marques2023-10-06T23:10:43Z2023-10-06T23:10:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Igor Luis Santos Marques. O PNLD no contexto de ruptura institucional: desmonte de uma política pública (2017-2021). 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30746CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-06T23:10:46Zoai:app.uff.br:1/30746Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:37.475598Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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