Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611 |
Resumo: | Um grande problema relacionado ao ensino de ciências, em especial a física, ocorre devido ao ensino tradicional não conseguir vencer a barreira entre o conteúdo visto em sala de aula e a realidade dos educandos, tornando a disciplina desprazerosa, sem significado e muitas vezes vista como um obstáculo na vida do educando. As atividades experimentais são consideradas uma boa solução a essa barreira, porém se feitas apenas como práticas demonstrativas ou como verificação de leis e teorias, onde não é permitido ao educando realizar reflexões acerca do experimento realizado, terão sua efetividade reduzidas, tornando-se apenas atividades lúdicas para chamar a atenção dos alunos. Neste sentido é observado que as atividades de caráter investigativo proporcionam melhor desenvolvimento de habilidades de debate, análise, senso crítico entre outras. Porém a implementação dessas atividades não é algo fácil evidenciando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Uma forma de vencer essa barreira de conexão entre a realidade e os conteúdos teóricos é utilizando a tecnologia que é amplamente presente na realidade dos estudantes e suas relações com a ciência e sociedade. Nesse sentido este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica que faz uso de robôs para trabalhar os conceitos físicos de movimento circular e associação de engrenagens a partir de uma metodologia problematizadora permitindo ao educando perceber-se inserido em uma realidade que é rodeada por robôs. |
id |
UFF-2_d44977d72f4c5968e7741745e98f3d56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26611 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circularEducação problematizadoraExperimentação problematizadoraEnsino de físicaRobóticaMovimento circularProblematização no ensino de FísicaRobóticaExperimentação problematizadoraProdução intelectualProblematic educationProblematic experimentationPhysicsRoboticsUm grande problema relacionado ao ensino de ciências, em especial a física, ocorre devido ao ensino tradicional não conseguir vencer a barreira entre o conteúdo visto em sala de aula e a realidade dos educandos, tornando a disciplina desprazerosa, sem significado e muitas vezes vista como um obstáculo na vida do educando. As atividades experimentais são consideradas uma boa solução a essa barreira, porém se feitas apenas como práticas demonstrativas ou como verificação de leis e teorias, onde não é permitido ao educando realizar reflexões acerca do experimento realizado, terão sua efetividade reduzidas, tornando-se apenas atividades lúdicas para chamar a atenção dos alunos. Neste sentido é observado que as atividades de caráter investigativo proporcionam melhor desenvolvimento de habilidades de debate, análise, senso crítico entre outras. Porém a implementação dessas atividades não é algo fácil evidenciando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Uma forma de vencer essa barreira de conexão entre a realidade e os conteúdos teóricos é utilizando a tecnologia que é amplamente presente na realidade dos estudantes e suas relações com a ciência e sociedade. Nesse sentido este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica que faz uso de robôs para trabalhar os conceitos físicos de movimento circular e associação de engrenagens a partir de uma metodologia problematizadora permitindo ao educando perceber-se inserido em uma realidade que é rodeada por robôs.A major problem related to science teaching, especially physics, occurs because the traditional teaching is not able to overcome the barrier between the content seen in the classroom and the reality of the students, making the subject unpleasant, meaningless and often seen as obstacle in the student's life. Experimental activities are considered a good solution to this barrier, but they are made only as demonstrative practices or as verification of rules and theories, where the student is not allowed to reflect on the experiment developed, their effectiveness are reduced, becoming just activities games to get students' attention. In this sense, it is observed that investigative activities provide better development of skills for debate, analysis, critical thinking, among others. However, the implementation of these activities is not easy, highlighting the need and importance of continuing teacher education. One way to overcome this connection barrier between reality and theoretical content is by using technology that is widely present in the reality of students and their relationships with science and society. In this sense, this work presents a didactic-pedagogical proposal that makes use of robots to work the physical concepts of circular movement and association of gears from a problematizing methodology allowing the student to perceive himself inserted in a reality that is surrounded by robots.82 pSá, Sonia Regina Alves Nogueira deBarrelo Jr, NelsonCarvalho, Fernando Luiz de CamposQueiroz, Jonatan Lins de2022-10-24T19:54:01Z2022-10-24T19:54:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQueiroz, Jonatan Lins de. Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-24T19:54:05Zoai:app.uff.br:1/26611Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:05.128116Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular |
title |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular |
spellingShingle |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular Queiroz, Jonatan Lins de Educação problematizadora Experimentação problematizadora Ensino de física Robótica Movimento circular Problematização no ensino de Física Robótica Experimentação problematizadora Produção intelectual Problematic education Problematic experimentation Physics Robotics |
title_short |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular |
title_full |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular |
title_fullStr |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular |
title_full_unstemmed |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular |
title_sort |
Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular |
author |
Queiroz, Jonatan Lins de |
author_facet |
Queiroz, Jonatan Lins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de Barrelo Jr, Nelson Carvalho, Fernando Luiz de Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Jonatan Lins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação problematizadora Experimentação problematizadora Ensino de física Robótica Movimento circular Problematização no ensino de Física Robótica Experimentação problematizadora Produção intelectual Problematic education Problematic experimentation Physics Robotics |
topic |
Educação problematizadora Experimentação problematizadora Ensino de física Robótica Movimento circular Problematização no ensino de Física Robótica Experimentação problematizadora Produção intelectual Problematic education Problematic experimentation Physics Robotics |
description |
Um grande problema relacionado ao ensino de ciências, em especial a física, ocorre devido ao ensino tradicional não conseguir vencer a barreira entre o conteúdo visto em sala de aula e a realidade dos educandos, tornando a disciplina desprazerosa, sem significado e muitas vezes vista como um obstáculo na vida do educando. As atividades experimentais são consideradas uma boa solução a essa barreira, porém se feitas apenas como práticas demonstrativas ou como verificação de leis e teorias, onde não é permitido ao educando realizar reflexões acerca do experimento realizado, terão sua efetividade reduzidas, tornando-se apenas atividades lúdicas para chamar a atenção dos alunos. Neste sentido é observado que as atividades de caráter investigativo proporcionam melhor desenvolvimento de habilidades de debate, análise, senso crítico entre outras. Porém a implementação dessas atividades não é algo fácil evidenciando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Uma forma de vencer essa barreira de conexão entre a realidade e os conteúdos teóricos é utilizando a tecnologia que é amplamente presente na realidade dos estudantes e suas relações com a ciência e sociedade. Nesse sentido este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica que faz uso de robôs para trabalhar os conceitos físicos de movimento circular e associação de engrenagens a partir de uma metodologia problematizadora permitindo ao educando perceber-se inserido em uma realidade que é rodeada por robôs. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24T19:54:01Z 2022-10-24T19:54:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Queiroz, Jonatan Lins de. Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611 |
identifier_str_mv |
Queiroz, Jonatan Lins de. Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823721637216256 |