As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Jackeliine Barboza Ayres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15462
Resumo: O trabalho busca analisar a importância do papel dos educadores na construção do gênero — como os professores podem influenciar os alunos em relação à questão apresentada, como seus valores podem invisibilizar a temática na educação infantil e como as questões sexistas são reforçadas nos espaços escolares, produzindo uma sociedade patriarcal e opressora para as mulheres. Além disso, objetiva-se quebrar o estigma entre gênero e sexualidade com as infinitas possibilidades que são criadas pelo ato de brincar e a importância da literatura e contação de histórias, onde a criança pode ser o que quiser preservando o seu direito à liberdade e criatividade. A constatação é que o tema em questão é pouco trabalhado, atualmente, ainda mais na educação infantil. O presente trabalho tem o intuito de instigar o questionamento acerca do tema, para que seja possível o debate e reflexão sobre o assunto, percebendo que pode-se ressignificar os conceitos, muito constantemente equivocados e preconceituosos, para que não seja fomentada a segregação dentro dos espaços escolares. É necessário desmistificar a questão de gênero, de forma contemplativa aos alunos, responsáveis, professores e os demais, para que não ocorra habitualmente o equívoco de relacionar gênero à sexualidade, pois, não é possível pensar as variantes biológicas como as responsáveis para a construção de personalidades. Considera-se, aqui, também, toda a história da luta feminina, importante para a libertação das amarras de uma sociedade extremamente conservadora. Espera-se motivar uma sociedade capaz de reconhecer seu “eu” com toda importância do seu papel sem se sobrepor ou diminuir uns aos outros, de maneira que isso aconteça desde os anos iniciais de vida da criança
id UFF-2_d44ec528045095f730a3b083054d5963
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15462
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincarGêneroBrincarMulherFeminismoEducaçãoLiteratura infantilEducaçãoEducação infantilGêneroBrincadeirasGenderPlayWomanFeminismEducationChildren's literatureO trabalho busca analisar a importância do papel dos educadores na construção do gênero — como os professores podem influenciar os alunos em relação à questão apresentada, como seus valores podem invisibilizar a temática na educação infantil e como as questões sexistas são reforçadas nos espaços escolares, produzindo uma sociedade patriarcal e opressora para as mulheres. Além disso, objetiva-se quebrar o estigma entre gênero e sexualidade com as infinitas possibilidades que são criadas pelo ato de brincar e a importância da literatura e contação de histórias, onde a criança pode ser o que quiser preservando o seu direito à liberdade e criatividade. A constatação é que o tema em questão é pouco trabalhado, atualmente, ainda mais na educação infantil. O presente trabalho tem o intuito de instigar o questionamento acerca do tema, para que seja possível o debate e reflexão sobre o assunto, percebendo que pode-se ressignificar os conceitos, muito constantemente equivocados e preconceituosos, para que não seja fomentada a segregação dentro dos espaços escolares. É necessário desmistificar a questão de gênero, de forma contemplativa aos alunos, responsáveis, professores e os demais, para que não ocorra habitualmente o equívoco de relacionar gênero à sexualidade, pois, não é possível pensar as variantes biológicas como as responsáveis para a construção de personalidades. Considera-se, aqui, também, toda a história da luta feminina, importante para a libertação das amarras de uma sociedade extremamente conservadora. Espera-se motivar uma sociedade capaz de reconhecer seu “eu” com toda importância do seu papel sem se sobrepor ou diminuir uns aos outros, de maneira que isso aconteça desde os anos iniciais de vida da criançaThe research paper analyzes the educator’s importance in the construction of gender - how teachers can influence students in relation to publishing publications, as the values that can make the subject of early childhood invisible and as sexist and reinforced issues in school, producing a patriarchal and oppressive society for women. In addition, the aim is to break the stigma between gender and sexuality with infinite possibilities that can cause the act of playing and the importance of literature and storytelling, where the child can be the one who wants to preserve or save his or her right for freedom and creativity. The finding is that the theme in question is not worked as it should be, currently, even more in early childhood education. The present work intends to instigate or question about the subject, so that it is possible to debate and reflect on the subject, realizing that it can resignify the concepts, very misguided and prejudiced, so as not to promote segregation within school spaces. It is necessary to demystify a gender issue in a contemplative way for students, parents, teachers and others who do not habitually occur or misunderstand the relationship of gender with sexuality, because it is not possible to think of biological variants as those used for the construction of personalities. Consider here, too, the whole history of women's struggle, important for freeing the bonds and stereotypes of an extremely conservative society. The exectation is to motivate a society capable of recognizing it self with all the importance of its unimportant role or diminishing or diminishing others so that it can happen from the earliest years of the child's lifeSchueler, Alessandra Frota Martinez deAffonso, Jackeliine Barboza Ayres2020-10-25T22:12:38Z2020-10-25T22:12:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15462http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T18:20:56Zoai:app.uff.br:1/15462Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:03.643941Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
title As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
spellingShingle As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
Affonso, Jackeliine Barboza Ayres
Gênero
Brincar
Mulher
Feminismo
Educação
Literatura infantil
Educação
Educação infantil
Gênero
Brincadeiras
Gender
Play
Woman
Feminism
Education
Children's literature
title_short As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
title_full As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
title_fullStr As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
title_full_unstemmed As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
title_sort As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
author Affonso, Jackeliine Barboza Ayres
author_facet Affonso, Jackeliine Barboza Ayres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schueler, Alessandra Frota Martinez de
dc.contributor.author.fl_str_mv Affonso, Jackeliine Barboza Ayres
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Brincar
Mulher
Feminismo
Educação
Literatura infantil
Educação
Educação infantil
Gênero
Brincadeiras
Gender
Play
Woman
Feminism
Education
Children's literature
topic Gênero
Brincar
Mulher
Feminismo
Educação
Literatura infantil
Educação
Educação infantil
Gênero
Brincadeiras
Gender
Play
Woman
Feminism
Education
Children's literature
description O trabalho busca analisar a importância do papel dos educadores na construção do gênero — como os professores podem influenciar os alunos em relação à questão apresentada, como seus valores podem invisibilizar a temática na educação infantil e como as questões sexistas são reforçadas nos espaços escolares, produzindo uma sociedade patriarcal e opressora para as mulheres. Além disso, objetiva-se quebrar o estigma entre gênero e sexualidade com as infinitas possibilidades que são criadas pelo ato de brincar e a importância da literatura e contação de histórias, onde a criança pode ser o que quiser preservando o seu direito à liberdade e criatividade. A constatação é que o tema em questão é pouco trabalhado, atualmente, ainda mais na educação infantil. O presente trabalho tem o intuito de instigar o questionamento acerca do tema, para que seja possível o debate e reflexão sobre o assunto, percebendo que pode-se ressignificar os conceitos, muito constantemente equivocados e preconceituosos, para que não seja fomentada a segregação dentro dos espaços escolares. É necessário desmistificar a questão de gênero, de forma contemplativa aos alunos, responsáveis, professores e os demais, para que não ocorra habitualmente o equívoco de relacionar gênero à sexualidade, pois, não é possível pensar as variantes biológicas como as responsáveis para a construção de personalidades. Considera-se, aqui, também, toda a história da luta feminina, importante para a libertação das amarras de uma sociedade extremamente conservadora. Espera-se motivar uma sociedade capaz de reconhecer seu “eu” com toda importância do seu papel sem se sobrepor ou diminuir uns aos outros, de maneira que isso aconteça desde os anos iniciais de vida da criança
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-25T22:12:38Z
2020-10-25T22:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15462
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823627163664384