As questões de gênero na educação infantil: o ato de brincar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15462 |
Resumo: | O trabalho busca analisar a importância do papel dos educadores na construção do gênero — como os professores podem influenciar os alunos em relação à questão apresentada, como seus valores podem invisibilizar a temática na educação infantil e como as questões sexistas são reforçadas nos espaços escolares, produzindo uma sociedade patriarcal e opressora para as mulheres. Além disso, objetiva-se quebrar o estigma entre gênero e sexualidade com as infinitas possibilidades que são criadas pelo ato de brincar e a importância da literatura e contação de histórias, onde a criança pode ser o que quiser preservando o seu direito à liberdade e criatividade. A constatação é que o tema em questão é pouco trabalhado, atualmente, ainda mais na educação infantil. O presente trabalho tem o intuito de instigar o questionamento acerca do tema, para que seja possível o debate e reflexão sobre o assunto, percebendo que pode-se ressignificar os conceitos, muito constantemente equivocados e preconceituosos, para que não seja fomentada a segregação dentro dos espaços escolares. É necessário desmistificar a questão de gênero, de forma contemplativa aos alunos, responsáveis, professores e os demais, para que não ocorra habitualmente o equívoco de relacionar gênero à sexualidade, pois, não é possível pensar as variantes biológicas como as responsáveis para a construção de personalidades. Considera-se, aqui, também, toda a história da luta feminina, importante para a libertação das amarras de uma sociedade extremamente conservadora. Espera-se motivar uma sociedade capaz de reconhecer seu “eu” com toda importância do seu papel sem se sobrepor ou diminuir uns aos outros, de maneira que isso aconteça desde os anos iniciais de vida da criança |
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