A biblioterapia e o prazer da leitura na primeira infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31929 |
Resumo: | Esta pesquisa, buscou destacar a importância e o benefício da leitura infantil, de uma forma lúdica e transformadora, para o desenvolvimento, a criatividade, o incentivo e o gosto pela leitura, nas crianças em suas primeiras experiências com um livro. Sob este aspecto, vale destacar que uma das funções do bibliotecário, é a de promover e incentivar ações culturais para um melhor envolvimento entre a sociedade e a biblioteca. A biblioteca possui como uma de suas diversas funções, o papel social de estimular e incentivar a sociedade, na busca de uma melhor interação entre a informação prestada e o conhecimento adquirido pelo usuário através de ações sociais realizadas por ela. Assim, uma das ações que envolve a biblioteca e a sociedade são as leituras. Foi utilizado uma metodologia exploratória de observação participante e bibliográfica, sobre as literaturas da área, com uma abordagem qualitativa e de análise de dados fornecidos. Neste estudo, foi realizado uma busca de maiores conhecimentos em leitura infantil, biblioterapia, como atividade de contação de histórias de forma lúdica, sem utiliza-la de forma terapêutica. Diante do exposto, podemos futuramente abarcar mais temas sobre a Biblioterapia, como pesquisas exploratórias e outros trabalhos de campo e acadêmicos, pois ainda se encontra em estudos e se fazendo conhecer o tema de biblioterapia com as crianças. |
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A biblioterapia e o prazer da leitura na primeira infânciaLeitura infantilAtos de leiturasPráticas de leituraBiblioterapiaBibliotecasMediação de leituraPrimeira infânciaBiblioterapiaPrática de leituraPrimeira infânciaIncentivo à leituraChildren's readingActs of readingsReading practicesBibliotherapyLibrariesReading mediationEarly childhoodEsta pesquisa, buscou destacar a importância e o benefício da leitura infantil, de uma forma lúdica e transformadora, para o desenvolvimento, a criatividade, o incentivo e o gosto pela leitura, nas crianças em suas primeiras experiências com um livro. Sob este aspecto, vale destacar que uma das funções do bibliotecário, é a de promover e incentivar ações culturais para um melhor envolvimento entre a sociedade e a biblioteca. A biblioteca possui como uma de suas diversas funções, o papel social de estimular e incentivar a sociedade, na busca de uma melhor interação entre a informação prestada e o conhecimento adquirido pelo usuário através de ações sociais realizadas por ela. Assim, uma das ações que envolve a biblioteca e a sociedade são as leituras. Foi utilizado uma metodologia exploratória de observação participante e bibliográfica, sobre as literaturas da área, com uma abordagem qualitativa e de análise de dados fornecidos. Neste estudo, foi realizado uma busca de maiores conhecimentos em leitura infantil, biblioterapia, como atividade de contação de histórias de forma lúdica, sem utiliza-la de forma terapêutica. Diante do exposto, podemos futuramente abarcar mais temas sobre a Biblioterapia, como pesquisas exploratórias e outros trabalhos de campo e acadêmicos, pois ainda se encontra em estudos e se fazendo conhecer o tema de biblioterapia com as crianças.This research sought to highlight the importance and benefit of children's reading, in a playful and transformative way, for the development, creativity, encouragement and taste for reading, in children in their first experiences with a book. In this regard, it is worth mentioning that one of the functions of the librarian is to promote and encourage cultural actions for a better involvement between society and the library. The library has, as one of its many functions, the social role of stimulating and encouraging society, in the search for a better interaction between the information provided and the knowledge acquired by the user through social actions carried out by it. Thus, one of the actions involving the library and society is reading. An exploratory methodology of participant and bibliographic observation was used, on the literature in the area, with a qualitative approach and analysis of the data provided. In this study, a search for greater knowledge was carried out in children's reading, bibliotherapy, as a storytelling activity in a playful way, without using it in a therapeutic way. Given the above, we can cover more topics on bibliotherapy in the future, such as exploratory research and other field and academic work, as it is still being studied and the theme of bibliotherapy is being made known to children.52 p.Cabral, Rosimere MendesSouza, Elisabete GonçalvesMoraes, Marielle Barros deMelo, Rejane Salles de2024-01-15T15:01:02Z2024-01-15T15:01:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELLO, Rejane Salles de. A Biblioterapia e o Prazer da Leitura na Primeira Infância. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31929CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-15T15:01:07Zoai:app.uff.br:1/31929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:10.136370Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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