A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanoni, Sandra
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70158
Resumo: Acompanhamento das atividades de contação de histórias realizadas para crianças com necessidades especiais, alunas da Escola de Educação Especial Lampadinha. Procura indícios no comportamento das crianças que revela a influência positiva das histórias como recurso terapêutico; observa a receptividade das crianças em relação à atividade; utiliza as informações obtidas através da contadora de história, e da professora de classe; analisa e estabelece comparações entre as diferentes reações das crianças quanto ao tipo de história. O estudo revela que a atividade pode ser considerada como um recurso auxiliar no tratamento terapêutico das crianças com necessidades especiais, já que ele contribui para o desenvolvimento cognitivo destas crianças, aumenta a capacidade de concentração, a criatividade e estimula a linguagem de forma geral.
id UFRGS-2_00fa4d5376b0f37347fd8d739c772c51
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70158
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vanoni, SandraBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2013-04-11T01:47:18Z2006http://hdl.handle.net/10183/70158000592002Acompanhamento das atividades de contação de histórias realizadas para crianças com necessidades especiais, alunas da Escola de Educação Especial Lampadinha. Procura indícios no comportamento das crianças que revela a influência positiva das histórias como recurso terapêutico; observa a receptividade das crianças em relação à atividade; utiliza as informações obtidas através da contadora de história, e da professora de classe; analisa e estabelece comparações entre as diferentes reações das crianças quanto ao tipo de história. O estudo revela que a atividade pode ser considerada como um recurso auxiliar no tratamento terapêutico das crianças com necessidades especiais, já que ele contribui para o desenvolvimento cognitivo destas crianças, aumenta a capacidade de concentração, a criatividade e estimula a linguagem de forma geral.Accompaniment of the storytelling activities carried out for children with special needs, students of the Escola de Educação Especial Lampadinha. It searches for indications in the behavior of these children that disclose the positive influence of stories as a therapeutic resource; it observes the receptivity of the children in relation to the activity; it uses the information gotten from the storyteller and the class teacher; it analyzes and establishes comparisons between the different reactions of the children, according to the type of story. The study reveals that the activity may be considered a helpful resource in the therapy of children with special needs, since it contributes for the cognitive development of these children, increases their capacity of concentration, their creativity and stimulates linguistic production, in a general way.application/pdfporBiblioterapiaLeituraBibliotherapyTherapeutic readingA narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2006Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000592002.pdf000592002.pdfTexto completoapplication/pdf102921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/1/000592002.pdf48291aac5ffce7b209ea73bbc11083ffMD51TEXT000592002.pdf.txt000592002.pdf.txtExtracted Texttext/plain52157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/2/000592002.pdf.txt6f078c0ab8b857aaeda5160e97dec3dbMD52THUMBNAIL000592002.pdf.jpg000592002.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/3/000592002.pdf.jpg2a09e7cb9091582c738b19b856d9b49eMD5310183/701582018-10-15 08:58:29.034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70158Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:58:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
title A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
spellingShingle A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
Vanoni, Sandra
Biblioterapia
Leitura
Bibliotherapy
Therapeutic reading
title_short A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
title_full A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
title_fullStr A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
title_full_unstemmed A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
title_sort A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
author Vanoni, Sandra
author_facet Vanoni, Sandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanoni, Sandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
contributor_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioterapia
Leitura
topic Biblioterapia
Leitura
Bibliotherapy
Therapeutic reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Bibliotherapy
Therapeutic reading
description Acompanhamento das atividades de contação de histórias realizadas para crianças com necessidades especiais, alunas da Escola de Educação Especial Lampadinha. Procura indícios no comportamento das crianças que revela a influência positiva das histórias como recurso terapêutico; observa a receptividade das crianças em relação à atividade; utiliza as informações obtidas através da contadora de história, e da professora de classe; analisa e estabelece comparações entre as diferentes reações das crianças quanto ao tipo de história. O estudo revela que a atividade pode ser considerada como um recurso auxiliar no tratamento terapêutico das crianças com necessidades especiais, já que ele contribui para o desenvolvimento cognitivo destas crianças, aumenta a capacidade de concentração, a criatividade e estimula a linguagem de forma geral.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-11T01:47:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70158
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000592002
url http://hdl.handle.net/10183/70158
identifier_str_mv 000592002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/1/000592002.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/2/000592002.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/3/000592002.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48291aac5ffce7b209ea73bbc11083ff
6f078c0ab8b857aaeda5160e97dec3db
2a09e7cb9091582c738b19b856d9b49e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447104197230592