A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70158 |
Resumo: | Acompanhamento das atividades de contação de histórias realizadas para crianças com necessidades especiais, alunas da Escola de Educação Especial Lampadinha. Procura indícios no comportamento das crianças que revela a influência positiva das histórias como recurso terapêutico; observa a receptividade das crianças em relação à atividade; utiliza as informações obtidas através da contadora de história, e da professora de classe; analisa e estabelece comparações entre as diferentes reações das crianças quanto ao tipo de história. O estudo revela que a atividade pode ser considerada como um recurso auxiliar no tratamento terapêutico das crianças com necessidades especiais, já que ele contribui para o desenvolvimento cognitivo destas crianças, aumenta a capacidade de concentração, a criatividade e estimula a linguagem de forma geral. |
id |
UFRGS-2_00fa4d5376b0f37347fd8d739c772c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70158 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vanoni, SandraBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2013-04-11T01:47:18Z2006http://hdl.handle.net/10183/70158000592002Acompanhamento das atividades de contação de histórias realizadas para crianças com necessidades especiais, alunas da Escola de Educação Especial Lampadinha. Procura indícios no comportamento das crianças que revela a influência positiva das histórias como recurso terapêutico; observa a receptividade das crianças em relação à atividade; utiliza as informações obtidas através da contadora de história, e da professora de classe; analisa e estabelece comparações entre as diferentes reações das crianças quanto ao tipo de história. O estudo revela que a atividade pode ser considerada como um recurso auxiliar no tratamento terapêutico das crianças com necessidades especiais, já que ele contribui para o desenvolvimento cognitivo destas crianças, aumenta a capacidade de concentração, a criatividade e estimula a linguagem de forma geral.Accompaniment of the storytelling activities carried out for children with special needs, students of the Escola de Educação Especial Lampadinha. It searches for indications in the behavior of these children that disclose the positive influence of stories as a therapeutic resource; it observes the receptivity of the children in relation to the activity; it uses the information gotten from the storyteller and the class teacher; it analyzes and establishes comparisons between the different reactions of the children, according to the type of story. The study reveals that the activity may be considered a helpful resource in the therapy of children with special needs, since it contributes for the cognitive development of these children, increases their capacity of concentration, their creativity and stimulates linguistic production, in a general way.application/pdfporBiblioterapiaLeituraBibliotherapyTherapeutic readingA narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2006Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000592002.pdf000592002.pdfTexto completoapplication/pdf102921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/1/000592002.pdf48291aac5ffce7b209ea73bbc11083ffMD51TEXT000592002.pdf.txt000592002.pdf.txtExtracted Texttext/plain52157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/2/000592002.pdf.txt6f078c0ab8b857aaeda5160e97dec3dbMD52THUMBNAIL000592002.pdf.jpg000592002.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/3/000592002.pdf.jpg2a09e7cb9091582c738b19b856d9b49eMD5310183/701582018-10-15 08:58:29.034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70158Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:58:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais |
title |
A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais |
spellingShingle |
A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais Vanoni, Sandra Biblioterapia Leitura Bibliotherapy Therapeutic reading |
title_short |
A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais |
title_full |
A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais |
title_fullStr |
A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais |
title_full_unstemmed |
A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais |
title_sort |
A narração de histórias como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças com necessidades especiais |
author |
Vanoni, Sandra |
author_facet |
Vanoni, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanoni, Sandra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling |
contributor_str_mv |
Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioterapia Leitura |
topic |
Biblioterapia Leitura Bibliotherapy Therapeutic reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bibliotherapy Therapeutic reading |
description |
Acompanhamento das atividades de contação de histórias realizadas para crianças com necessidades especiais, alunas da Escola de Educação Especial Lampadinha. Procura indícios no comportamento das crianças que revela a influência positiva das histórias como recurso terapêutico; observa a receptividade das crianças em relação à atividade; utiliza as informações obtidas através da contadora de história, e da professora de classe; analisa e estabelece comparações entre as diferentes reações das crianças quanto ao tipo de história. O estudo revela que a atividade pode ser considerada como um recurso auxiliar no tratamento terapêutico das crianças com necessidades especiais, já que ele contribui para o desenvolvimento cognitivo destas crianças, aumenta a capacidade de concentração, a criatividade e estimula a linguagem de forma geral. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-11T01:47:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70158 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000592002 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70158 |
identifier_str_mv |
000592002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/1/000592002.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/2/000592002.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70158/3/000592002.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48291aac5ffce7b209ea73bbc11083ff 6f078c0ab8b857aaeda5160e97dec3db 2a09e7cb9091582c738b19b856d9b49e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447104197230592 |