Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1166 |
Resumo: | Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde o objetivo é utilizar travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico. Em primeiro lugar, foi realizada uma a revisão de literatura sobre as influências do marketing turístico na internet, o boca-a-boca eletrônico, blogs e travel blogs. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa na internet para quantificar e qualificar os travel blogs utilizados no estudo. Após a verificação e validação dos travel blogs, estes foram avaliados por meio de dois métodos conjugados: análise de rede semântica e de conteúdo. Por fim, são apresentados os resultados da percepção da imagem turística de Búzios, as associações mentais positivas e negativas relacionadas ao balneário, os pontos fortes e a melhorar da cidade, além de sugestões do autor para o planejamento do marketing turístico local. Sendo assim, este é um estudo pioneiro na área do turismo, uma vez que realiza um diagnóstico das experiências por clientes-consumidores, e aponta caminhos para o desenvolvimento de um destino turístico dentro dos padrões de excelência de seu público-alvo |
id |
UFF-2_d53cfa5f80e344414818c728f09b5ea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1166 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turísticoMarketing turístico na internetBoca-a-bocaBoca-a-boca eletrônicoTravel blogsTurismoBlogViagemTourism marketing on the internetWord-of-mouthElectronic word-of-mouthTravel blogsEste estudo consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde o objetivo é utilizar travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico. Em primeiro lugar, foi realizada uma a revisão de literatura sobre as influências do marketing turístico na internet, o boca-a-boca eletrônico, blogs e travel blogs. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa na internet para quantificar e qualificar os travel blogs utilizados no estudo. Após a verificação e validação dos travel blogs, estes foram avaliados por meio de dois métodos conjugados: análise de rede semântica e de conteúdo. Por fim, são apresentados os resultados da percepção da imagem turística de Búzios, as associações mentais positivas e negativas relacionadas ao balneário, os pontos fortes e a melhorar da cidade, além de sugestões do autor para o planejamento do marketing turístico local. Sendo assim, este é um estudo pioneiro na área do turismo, uma vez que realiza um diagnóstico das experiências por clientes-consumidores, e aponta caminhos para o desenvolvimento de um destino turístico dentro dos padrões de excelência de seu público-alvoThis study consist of qualitative and exploratory project, where the goal is to use travel blogs as a tool for understanding the perceived quality of a tourist destination. First, we conducted a literature review on the influences of tourism marketing on the internet, electronic word-of-mouth, blogs and travel blogs. In a second, we conducted a survey on the Internet to quantify and qualify the travel blogs used in the study. Following the verification and validation of travel blogs, were evaluated by two methods combined: analysis of the semantic and content analysis. Finally, will be shown the results of the perception of the tourist image of Búzios, the positive and negative mental associations related to the spa, the strengths and weaknesses the city, and the author's suggestions for the planning of local tourism marketing. Thus, this study is a pioneer in the field of tourism, moreover to make diagnostic of customers experiences, and new ways for the development of a tourist destination within the excellence standardsMayer, Verônica FederVilela, Eduardo Antônio PachecoMonteiro, João Evangelista DiasSilva, Fabrício Branco2015-12-15T17:35:02Z2015-12-15T17:35:02Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1166CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-05T18:45:45Zoai:app.uff.br:1/1166Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:38.713033Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico |
title |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico |
spellingShingle |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico Silva, Fabrício Branco Marketing turístico na internet Boca-a-boca Boca-a-boca eletrônico Travel blogs Turismo Blog Viagem Tourism marketing on the internet Word-of-mouth Electronic word-of-mouth Travel blogs |
title_short |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico |
title_full |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico |
title_fullStr |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico |
title_full_unstemmed |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico |
title_sort |
Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico |
author |
Silva, Fabrício Branco |
author_facet |
Silva, Fabrício Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayer, Verônica Feder Vilela, Eduardo Antônio Pacheco Monteiro, João Evangelista Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabrício Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing turístico na internet Boca-a-boca Boca-a-boca eletrônico Travel blogs Turismo Blog Viagem Tourism marketing on the internet Word-of-mouth Electronic word-of-mouth Travel blogs |
topic |
Marketing turístico na internet Boca-a-boca Boca-a-boca eletrônico Travel blogs Turismo Blog Viagem Tourism marketing on the internet Word-of-mouth Electronic word-of-mouth Travel blogs |
description |
Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde o objetivo é utilizar travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico. Em primeiro lugar, foi realizada uma a revisão de literatura sobre as influências do marketing turístico na internet, o boca-a-boca eletrônico, blogs e travel blogs. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa na internet para quantificar e qualificar os travel blogs utilizados no estudo. Após a verificação e validação dos travel blogs, estes foram avaliados por meio de dois métodos conjugados: análise de rede semântica e de conteúdo. Por fim, são apresentados os resultados da percepção da imagem turística de Búzios, as associações mentais positivas e negativas relacionadas ao balneário, os pontos fortes e a melhorar da cidade, além de sugestões do autor para o planejamento do marketing turístico local. Sendo assim, este é um estudo pioneiro na área do turismo, uma vez que realiza um diagnóstico das experiências por clientes-consumidores, e aponta caminhos para o desenvolvimento de um destino turístico dentro dos padrões de excelência de seu público-alvo |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2015-12-15T17:35:02Z 2015-12-15T17:35:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1166 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823566217281536 |