Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Branco
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1166
Resumo: Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde o objetivo é utilizar travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico. Em primeiro lugar, foi realizada uma a revisão de literatura sobre as influências do marketing turístico na internet, o boca-a-boca eletrônico, blogs e travel blogs. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa na internet para quantificar e qualificar os travel blogs utilizados no estudo. Após a verificação e validação dos travel blogs, estes foram avaliados por meio de dois métodos conjugados: análise de rede semântica e de conteúdo. Por fim, são apresentados os resultados da percepção da imagem turística de Búzios, as associações mentais positivas e negativas relacionadas ao balneário, os pontos fortes e a melhorar da cidade, além de sugestões do autor para o planejamento do marketing turístico local. Sendo assim, este é um estudo pioneiro na área do turismo, uma vez que realiza um diagnóstico das experiências por clientes-consumidores, e aponta caminhos para o desenvolvimento de um destino turístico dentro dos padrões de excelência de seu público-alvo
id UFF-2_d53cfa5f80e344414818c728f09b5ea7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1166
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turísticoMarketing turístico na internetBoca-a-bocaBoca-a-boca eletrônicoTravel blogsTurismoBlogViagemTourism marketing on the internetWord-of-mouthElectronic word-of-mouthTravel blogsEste estudo consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde o objetivo é utilizar travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico. Em primeiro lugar, foi realizada uma a revisão de literatura sobre as influências do marketing turístico na internet, o boca-a-boca eletrônico, blogs e travel blogs. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa na internet para quantificar e qualificar os travel blogs utilizados no estudo. Após a verificação e validação dos travel blogs, estes foram avaliados por meio de dois métodos conjugados: análise de rede semântica e de conteúdo. Por fim, são apresentados os resultados da percepção da imagem turística de Búzios, as associações mentais positivas e negativas relacionadas ao balneário, os pontos fortes e a melhorar da cidade, além de sugestões do autor para o planejamento do marketing turístico local. Sendo assim, este é um estudo pioneiro na área do turismo, uma vez que realiza um diagnóstico das experiências por clientes-consumidores, e aponta caminhos para o desenvolvimento de um destino turístico dentro dos padrões de excelência de seu público-alvoThis study consist of qualitative and exploratory project, where the goal is to use travel blogs as a tool for understanding the perceived quality of a tourist destination. First, we conducted a literature review on the influences of tourism marketing on the internet, electronic word-of-mouth, blogs and travel blogs. In a second, we conducted a survey on the Internet to quantify and qualify the travel blogs used in the study. Following the verification and validation of travel blogs, were evaluated by two methods combined: analysis of the semantic and content analysis. Finally, will be shown the results of the perception of the tourist image of Búzios, the positive and negative mental associations related to the spa, the strengths and weaknesses the city, and the author's suggestions for the planning of local tourism marketing. Thus, this study is a pioneer in the field of tourism, moreover to make diagnostic of customers experiences, and new ways for the development of a tourist destination within the excellence standardsMayer, Verônica FederVilela, Eduardo Antônio PachecoMonteiro, João Evangelista DiasSilva, Fabrício Branco2015-12-15T17:35:02Z2015-12-15T17:35:02Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1166CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-05T18:45:45Zoai:app.uff.br:1/1166Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:38.713033Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
title Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
spellingShingle Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
Silva, Fabrício Branco
Marketing turístico na internet
Boca-a-boca
Boca-a-boca eletrônico
Travel blogs
Turismo
Blog
Viagem
Tourism marketing on the internet
Word-of-mouth
Electronic word-of-mouth
Travel blogs
title_short Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
title_full Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
title_fullStr Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
title_full_unstemmed Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
title_sort Travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico
author Silva, Fabrício Branco
author_facet Silva, Fabrício Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Monteiro, João Evangelista Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico na internet
Boca-a-boca
Boca-a-boca eletrônico
Travel blogs
Turismo
Blog
Viagem
Tourism marketing on the internet
Word-of-mouth
Electronic word-of-mouth
Travel blogs
topic Marketing turístico na internet
Boca-a-boca
Boca-a-boca eletrônico
Travel blogs
Turismo
Blog
Viagem
Tourism marketing on the internet
Word-of-mouth
Electronic word-of-mouth
Travel blogs
description Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde o objetivo é utilizar travel blogs como ferramenta para se conhecer a qualidade percebida de um destino turístico. Em primeiro lugar, foi realizada uma a revisão de literatura sobre as influências do marketing turístico na internet, o boca-a-boca eletrônico, blogs e travel blogs. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa na internet para quantificar e qualificar os travel blogs utilizados no estudo. Após a verificação e validação dos travel blogs, estes foram avaliados por meio de dois métodos conjugados: análise de rede semântica e de conteúdo. Por fim, são apresentados os resultados da percepção da imagem turística de Búzios, as associações mentais positivas e negativas relacionadas ao balneário, os pontos fortes e a melhorar da cidade, além de sugestões do autor para o planejamento do marketing turístico local. Sendo assim, este é um estudo pioneiro na área do turismo, uma vez que realiza um diagnóstico das experiências por clientes-consumidores, e aponta caminhos para o desenvolvimento de um destino turístico dentro dos padrões de excelência de seu público-alvo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-12-15T17:35:02Z
2015-12-15T17:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1166
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823566217281536