Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10321 |
Resumo: | A presente pesquisa analisa as práticas informacionais dos sujeitos na Biblioteca Escolar das unidades do Colégio Pedro II (CPII) através da produção de sentidos de alunos, ex-alunos, professores, bibliotecários e diretores da Instituição. Para isso, utilizamos o campo de estudos da Antropologia da Informação onde os sujeitos com suas falas passam a ser o centro das questões que levantamos neste trabalho. É investigada a rede de informação e conhecimento contida nos dizeres coletados através de entrevistas livres. Neste caminho, encontramos indícios de que o modelo de Educação no Brasil tem contribuído para o cenário ainda presente de desvalorização da Biblioteca Escolar. Desta forma, observamos as práticas informacionais dos sujeitos nas bibliotecas escolares do CPII e fazemos algumas reflexões em cima deste quadro. Na medida em que mergulhamos na rede de informação construída nas falas dos sujeitos ligados ao Colégio, damos vida às bibliotecas do CPII e abrimos caminhos para colocálas no centro das questões informacionais. Identificamos algumas práticas informacionais desenvolvidas no interior das bibliotecas do Colégio que movimentam os sentidos e promovem verdadeiramente um movimento de ruptura com o quadro de desvalorização da Biblioteca Escolar no Brasil. |
id |
UFF-2_d673f2be10411165ef2d8222ef83a5d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10321 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro IIBiblioteca EscolarColégio Pedro IIAntropologia da InformaçãoInformação, Cultura e SociedadeBiblioteca: organização e dinamizaçãoBiblioteca escolarAntropologiaInformaçãoAdministração de bibliotecaSchool LibraryAnthropology of InformationLibrary: organization and dynamizationInformation, Culture and SocietyA presente pesquisa analisa as práticas informacionais dos sujeitos na Biblioteca Escolar das unidades do Colégio Pedro II (CPII) através da produção de sentidos de alunos, ex-alunos, professores, bibliotecários e diretores da Instituição. Para isso, utilizamos o campo de estudos da Antropologia da Informação onde os sujeitos com suas falas passam a ser o centro das questões que levantamos neste trabalho. É investigada a rede de informação e conhecimento contida nos dizeres coletados através de entrevistas livres. Neste caminho, encontramos indícios de que o modelo de Educação no Brasil tem contribuído para o cenário ainda presente de desvalorização da Biblioteca Escolar. Desta forma, observamos as práticas informacionais dos sujeitos nas bibliotecas escolares do CPII e fazemos algumas reflexões em cima deste quadro. Na medida em que mergulhamos na rede de informação construída nas falas dos sujeitos ligados ao Colégio, damos vida às bibliotecas do CPII e abrimos caminhos para colocálas no centro das questões informacionais. Identificamos algumas práticas informacionais desenvolvidas no interior das bibliotecas do Colégio que movimentam os sentidos e promovem verdadeiramente um movimento de ruptura com o quadro de desvalorização da Biblioteca Escolar no Brasil.The present research analyzes the information practices of the subjects inside School Library in the unities of Colégio Pedro II (CPII) through sense productions of the students, ex-students, teachers, librarians and directors of the institution. For that, we use the field studies of Anthropology Information where these subjects with their sayings become the center of the questions that we raise in this work. It’s investigated the information network and knowledge in the sayings collected from free interviews. In this way, we found indication that the model of the Education in Brazil has contributed for the scenery still present of depreciation of the School Library. In this way, we observe the information practices of the subjects in the school libraries of CPII and we make some reflections above this scenery. In the measure where we dive in this information network built by the sayings of the subjects connected to the school, we give life to the libraries of CPII and we open ways to put them in the centre of the information questions. We identify some information practices developed in the interior of these libraries that move the senses and truly promote a rupture moving with the frame of depreciation of the Brazilian school library.84f.Nóbrega, Nanci Gonçalves daDantas, Andre Gomes2019-07-08T14:29:21Z2019-07-08T14:29:21Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10321Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-07T22:47:43Zoai:app.uff.br:1/10321Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:13.771240Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II |
title |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II |
spellingShingle |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II Dantas, Andre Gomes Biblioteca Escolar Colégio Pedro II Antropologia da Informação Informação, Cultura e Sociedade Biblioteca: organização e dinamização Biblioteca escolar Antropologia Informação Administração de biblioteca School Library Anthropology of Information Library: organization and dynamization Information, Culture and Society |
title_short |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II |
title_full |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II |
title_fullStr |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II |
title_full_unstemmed |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II |
title_sort |
Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II |
author |
Dantas, Andre Gomes |
author_facet |
Dantas, Andre Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nóbrega, Nanci Gonçalves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Andre Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Escolar Colégio Pedro II Antropologia da Informação Informação, Cultura e Sociedade Biblioteca: organização e dinamização Biblioteca escolar Antropologia Informação Administração de biblioteca School Library Anthropology of Information Library: organization and dynamization Information, Culture and Society |
topic |
Biblioteca Escolar Colégio Pedro II Antropologia da Informação Informação, Cultura e Sociedade Biblioteca: organização e dinamização Biblioteca escolar Antropologia Informação Administração de biblioteca School Library Anthropology of Information Library: organization and dynamization Information, Culture and Society |
description |
A presente pesquisa analisa as práticas informacionais dos sujeitos na Biblioteca Escolar das unidades do Colégio Pedro II (CPII) através da produção de sentidos de alunos, ex-alunos, professores, bibliotecários e diretores da Instituição. Para isso, utilizamos o campo de estudos da Antropologia da Informação onde os sujeitos com suas falas passam a ser o centro das questões que levantamos neste trabalho. É investigada a rede de informação e conhecimento contida nos dizeres coletados através de entrevistas livres. Neste caminho, encontramos indícios de que o modelo de Educação no Brasil tem contribuído para o cenário ainda presente de desvalorização da Biblioteca Escolar. Desta forma, observamos as práticas informacionais dos sujeitos nas bibliotecas escolares do CPII e fazemos algumas reflexões em cima deste quadro. Na medida em que mergulhamos na rede de informação construída nas falas dos sujeitos ligados ao Colégio, damos vida às bibliotecas do CPII e abrimos caminhos para colocálas no centro das questões informacionais. Identificamos algumas práticas informacionais desenvolvidas no interior das bibliotecas do Colégio que movimentam os sentidos e promovem verdadeiramente um movimento de ruptura com o quadro de desvalorização da Biblioteca Escolar no Brasil. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-07-08T14:29:21Z 2019-07-08T14:29:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10321 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10321 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823583412879360 |