"Futuros do Passado": uma análise semiolinguística de publicidades agênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Camilla Ramalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24836
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar algumas peças publicitárias agênero, retiradas da Revista Veja, em um intervalo de tempo que se iniciou na segunda metade de 2017 e terminou na primeira metade de 2019, discutindo de que maneira o público-alvo de tais publicidades foi alterado em relação a quem se destinavam no passado, já que, atualmente, tais marcas e produtos não são mais considerados “coisa de homem” ou “coisa de mulher”, mas, sim, “coisa de todas as pessoas”, o que quer dizer que se direcionam para todos, sem exceção, desde que, obviamente, possam pagar pelos produtos propagados. Tem-se, por conseguinte, um corpus composto por dezoito peças publicitárias, das quais sete compõem o corpus principal; nove, o corpus secundário; e duas, uma espécie de corpus extra. Para que tais análises fossem concretizadas, recorreu-se a alguns conceitos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, cunhada por Patrick Charaudeau, tais quais Processo de Semiotização de Mundo, Contrato de Comunicação e Visadas Discursivas. Mas, a realidade é criada pela linguagem, então, a existência de um novo mundo onde ninguém se importa com a performance de gênero do outro existe discursivamente, logo, esses textos criaram um novo quadro de referência ao qual se reportam os sujeitos do ato de linguagem. Além disso, os estudos butlerianos acerca da referida performance de gênero serviram de norte para tais análises, uma vez que vão além da dicotomia “masculino x feminino” e postulam que os sujeitos podem transitar entre os dois pólos de um continuum em termos de gênero. Também foram usados os conceitos de ethos e pathos, recuperados da tradição aristotélica, uma vez que o sujeito enunciador pretende criar para si e para as marcas que propaga uma imagem de alguém que advoga pelo fim das barreiras de gênero e, ademais, pretende persuadir seu auditório acerca do que diz, despertando nele determinadas emoções. Assim sendo, as publicidades agênero contemplam todas as pessoas, com seus diferentes traços identitários, características, particularidades, sonhos, afetos e, além disso, constroem para marcas e produtos um ethos de quem atende às demandas dos novos tempos, nos quais a publicidade, a vida e o mundo devem ser lugares para todas as pessoas, sejam elas quem forem, tudo isso com vistas, possivelmente, ao incremento dos lucros.
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Para que tais análises fossem concretizadas, recorreu-se a alguns conceitos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, cunhada por Patrick Charaudeau, tais quais Processo de Semiotização de Mundo, Contrato de Comunicação e Visadas Discursivas. Mas, a realidade é criada pela linguagem, então, a existência de um novo mundo onde ninguém se importa com a performance de gênero do outro existe discursivamente, logo, esses textos criaram um novo quadro de referência ao qual se reportam os sujeitos do ato de linguagem. Além disso, os estudos butlerianos acerca da referida performance de gênero serviram de norte para tais análises, uma vez que vão além da dicotomia “masculino x feminino” e postulam que os sujeitos podem transitar entre os dois pólos de um continuum em termos de gênero. Também foram usados os conceitos de ethos e pathos, recuperados da tradição aristotélica, uma vez que o sujeito enunciador pretende criar para si e para as marcas que propaga uma imagem de alguém que advoga pelo fim das barreiras de gênero e, ademais, pretende persuadir seu auditório acerca do que diz, despertando nele determinadas emoções. Assim sendo, as publicidades agênero contemplam todas as pessoas, com seus diferentes traços identitários, características, particularidades, sonhos, afetos e, além disso, constroem para marcas e produtos um ethos de quem atende às demandas dos novos tempos, nos quais a publicidade, a vida e o mundo devem ser lugares para todas as pessoas, sejam elas quem forem, tudo isso com vistas, possivelmente, ao incremento dos lucros.The present work aims at analysing some agender advertisement pieces taken from Veja magazine editions dated from the second term of 2017 and the first term of 2019, discussing how the target audience was altered in relation to whom they targeted in the past, given that, lately, these brands and the products announced are no longer considered "men's things" or "women's things" but, in fact, "everyone's things", meaning that they can be directed to everyone, with no exception, as long as they are able to afford what is being sold. The work is composed by a corpus of eighteen advertisement pieces in total: seven in the main corpus; nine in the secondary corpus; two are an extra corpus. In order to carry out with the analysis, we used the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, coined by Patrick Charaudeau, such as World Semiotization Processes, Communication Processes and Discursive Strategies. However, because reality is built by language, the existence of a world where no one cares about one's gender performances is only possible through language and, in this way, these texts created a new framework of reference to whom the language subjects report to. Besides that, studies from Judith Butler about gender performances guided these analysis, since they go beyond the traditional dichotomy of "male x female" and postulate that subjects can transit between poles, in a continuum, when it comes to gender. Also, the concepts of ethos and pathos from the aristotelian tradition were also used, since the speaker is a subject who intends to create an image of someone who advocates for the end of gender barriers and, also, wants to persuade the audience to believe in what is said, raising certain emotions in this task. In this way, agender advertisement contemplates, through this process that obviously involves a glance at a forthcoming profit, every kind of people with their idiosyncrasies regarding gender, dreams, affection and construct an ethos which listens to the demands of new times, when publicity, life and the world have to be for everyone, be them who they are.373 p.Monnerat, Rosane Santos MauroSarti, Giselle Maria LealCorado, Patrícia RibeiroFeres, Beatriz dos SantosRibeiro, Patrícia Ferreira NevesDuarte, Camilla Ramalho2022-04-01T12:18:14Z2022-04-01T12:18:14Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUARTE, Camilla Ramalho. "Futuros do Passado": uma análise semiolinguística de publicidades agênero. 2021. 373 f. Dissertação (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24836CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-01T12:18:19Zoai:app.uff.br:1/24836Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-01T12:18:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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