Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa. |
id |
UFF-2_d82d64510eabd3c61899b73ce1ef9444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27395 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineraçãoPalavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química.Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativaKeywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa.Students have a considerable disinterest in learning chemistry, mainly because of the decontextualized way the content is exposed in schools. Thus, the inspiration to develop a teaching material that is relevant and significant to the students arose. The goal of this work is to propose, discuss and validate a meaningful didactic sequence (DS) that includes a Science, Technology, and Society (STS) focus on teaching about chemical bonds using the "mining" theme to first year high school students. To validate the DS, teachers answered a survey to verify whether the sequence met the criteria and they expressed their impressions to improve the proposal. Based on the evaluations, we concluded that the DS was valid and capable of providing a critical view of mining activities and their effect on STS and being significant for the teaching of chemical bonds. Here, we elaborate on an educational product entitled "Proposal for teaching chemical bonds from the mining theme," which has a DS developed as its central element during the research.93 p.Borges, Márcia NarcizoCastro, Denise Leal deChinelli, Maura VenturaFerreira, Luiz Felippe Barletta2022-12-21T16:28:29Z2022-12-21T16:28:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFERREIRA, Luiz Felippe Barletta. Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-21T16:28:32Zoai:app.uff.br:1/27395Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:11.660279Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração |
title |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração |
spellingShingle |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração Ferreira, Luiz Felippe Barletta Palavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química. Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding. |
title_short |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração |
title_full |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração |
title_fullStr |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração |
title_sort |
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração |
author |
Ferreira, Luiz Felippe Barletta |
author_facet |
Ferreira, Luiz Felippe Barletta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Márcia Narcizo Castro, Denise Leal de Chinelli, Maura Ventura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luiz Felippe Barletta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química. Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding. |
topic |
Palavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química. Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding. |
description |
Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21T16:28:29Z 2022-12-21T16:28:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Luiz Felippe Barletta. Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Luiz Felippe Barletta. Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823588185997312 |