Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Felippe Barletta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395
Resumo: Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa.
id UFF-2_d82d64510eabd3c61899b73ce1ef9444
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27395
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineraçãoPalavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química.Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativaKeywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa.Students have a considerable disinterest in learning chemistry, mainly because of the decontextualized way the content is exposed in schools. Thus, the inspiration to develop a teaching material that is relevant and significant to the students arose. The goal of this work is to propose, discuss and validate a meaningful didactic sequence (DS) that includes a Science, Technology, and Society (STS) focus on teaching about chemical bonds using the "mining" theme to first year high school students. To validate the DS, teachers answered a survey to verify whether the sequence met the criteria and they expressed their impressions to improve the proposal. Based on the evaluations, we concluded that the DS was valid and capable of providing a critical view of mining activities and their effect on STS and being significant for the teaching of chemical bonds. Here, we elaborate on an educational product entitled "Proposal for teaching chemical bonds from the mining theme," which has a DS developed as its central element during the research.93 p.Borges, Márcia NarcizoCastro, Denise Leal deChinelli, Maura VenturaFerreira, Luiz Felippe Barletta2022-12-21T16:28:29Z2022-12-21T16:28:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFERREIRA, Luiz Felippe Barletta. Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-21T16:28:32Zoai:app.uff.br:1/27395Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-21T16:28:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
title Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
spellingShingle Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
Ferreira, Luiz Felippe Barletta
Palavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química.
Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa
Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.
title_short Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
title_full Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
title_fullStr Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
title_sort Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
author Ferreira, Luiz Felippe Barletta
author_facet Ferreira, Luiz Felippe Barletta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Márcia Narcizo
Castro, Denise Leal de
Chinelli, Maura Ventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luiz Felippe Barletta
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química.
Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa
Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.
topic Palavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química.
Ensino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa
Keywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.
description Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T16:28:29Z
2022-12-21T16:28:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Luiz Felippe Barletta. Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395
identifier_str_mv FERREIRA, Luiz Felippe Barletta. Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838711469047808