Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585
Resumo: O presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de aprendizagem destes alunos e nas peculiaridades da educação especial. Como consequência da aprendizagem é evidenciado o estímulo ao raciocínio lógico, de importância significativa para a vida dos alunos surdos, não somente nos desenvolvimentos escolares. Através do processo de ensino e aprendizagem destacam-se as formas de comunicação utilizadas através da aquisição da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, bem como ambas interferem no uso da linguagem matemática . Os exercícios aplicados exemplificam e mostram conjunturas levantadas ao longo das análises das temáticas desenvolvidas. Baseado na Educação Matemática, também é motivado o uso de múltiplos conhecimentos já adquiridos, provenientes de “naturezas” diferentes, e a reflexão da aprendizagem para o cotidiano dos discentes
id UFF-2_d8a206b5553e51b149ab5906df4ef118
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25585
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamentalConjuntosProbabilidadeRaciocínio lógicoLíngua brasileira de sinaisEducação especialSurdoConjunto (Matemática)ProbabilidadeEnsino de matemáticaEnsino fundamentalSetsProbabilityLogical reasoningBrazilian sign languageO presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de aprendizagem destes alunos e nas peculiaridades da educação especial. Como consequência da aprendizagem é evidenciado o estímulo ao raciocínio lógico, de importância significativa para a vida dos alunos surdos, não somente nos desenvolvimentos escolares. Através do processo de ensino e aprendizagem destacam-se as formas de comunicação utilizadas através da aquisição da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, bem como ambas interferem no uso da linguagem matemática . Os exercícios aplicados exemplificam e mostram conjunturas levantadas ao longo das análises das temáticas desenvolvidas. Baseado na Educação Matemática, também é motivado o uso de múltiplos conhecimentos já adquiridos, provenientes de “naturezas” diferentes, e a reflexão da aprendizagem para o cotidiano dos discentesInstituto de Matemática e EstatísticaThis paper discusses the approach of some initial concepts of sets and probability for deaf students in the final years of elementary school. The con struction of concepts based on the learning process of these students and on the peculiarities of special education are analyzed. As a result of learning, th e stimulus to logical reasoning is evidenced, which is of significant importance to the lives of de af students, not only in school development. Through the teaching and learning process, the forms of communication used through the acquisition of Libras as L1 and the Portuguese Language as L2 stand out, as well as both interfering in the use of mathemati cal language. The exercises applied exemplify and show situations raised during the analysis of the themes developed. Based on Mathematics Education, it is a lso motivated the use of multiple knowledge already acquired, coming from different “natures”, and the reflection of learning for the daily lives of students75 f.Fanaee, MohammadDawes, Tathianna PradoPinto, Gisela Maria da FonsecaDawes, Tathianna PradoBranco, Ingrid Moreira da Silva Murizine2022-07-06T15:02:49Z2022-07-06T15:02:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRANCO, Ingrid Moreira da Silva Murizine. Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental.. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T15:35:23Zoai:app.uff.br:1/25585Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:01.109279Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
title Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine
Conjuntos
Probabilidade
Raciocínio lógico
Língua brasileira de sinais
Educação especial
Surdo
Conjunto (Matemática)
Probabilidade
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Sets
Probability
Logical reasoning
Brazilian sign language
title_short Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
title_full Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
author Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine
author_facet Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fanaee, Mohammad
Dawes, Tathianna Prado
Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Dawes, Tathianna Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine
dc.subject.por.fl_str_mv Conjuntos
Probabilidade
Raciocínio lógico
Língua brasileira de sinais
Educação especial
Surdo
Conjunto (Matemática)
Probabilidade
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Sets
Probability
Logical reasoning
Brazilian sign language
topic Conjuntos
Probabilidade
Raciocínio lógico
Língua brasileira de sinais
Educação especial
Surdo
Conjunto (Matemática)
Probabilidade
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Sets
Probability
Logical reasoning
Brazilian sign language
description O presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de aprendizagem destes alunos e nas peculiaridades da educação especial. Como consequência da aprendizagem é evidenciado o estímulo ao raciocínio lógico, de importância significativa para a vida dos alunos surdos, não somente nos desenvolvimentos escolares. Através do processo de ensino e aprendizagem destacam-se as formas de comunicação utilizadas através da aquisição da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, bem como ambas interferem no uso da linguagem matemática . Os exercícios aplicados exemplificam e mostram conjunturas levantadas ao longo das análises das temáticas desenvolvidas. Baseado na Educação Matemática, também é motivado o uso de múltiplos conhecimentos já adquiridos, provenientes de “naturezas” diferentes, e a reflexão da aprendizagem para o cotidiano dos discentes
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-06T15:02:49Z
2022-07-06T15:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANCO, Ingrid Moreira da Silva Murizine. Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental.. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585
Aluno de Graduação
identifier_str_mv BRANCO, Ingrid Moreira da Silva Murizine. Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental.. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823683723853824