Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585 |
Resumo: | O presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de aprendizagem destes alunos e nas peculiaridades da educação especial. Como consequência da aprendizagem é evidenciado o estímulo ao raciocínio lógico, de importância significativa para a vida dos alunos surdos, não somente nos desenvolvimentos escolares. Através do processo de ensino e aprendizagem destacam-se as formas de comunicação utilizadas através da aquisição da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, bem como ambas interferem no uso da linguagem matemática . Os exercícios aplicados exemplificam e mostram conjunturas levantadas ao longo das análises das temáticas desenvolvidas. Baseado na Educação Matemática, também é motivado o uso de múltiplos conhecimentos já adquiridos, provenientes de “naturezas” diferentes, e a reflexão da aprendizagem para o cotidiano dos discentes |
id |
UFF-2_d8a206b5553e51b149ab5906df4ef118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25585 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamentalConjuntosProbabilidadeRaciocínio lógicoLíngua brasileira de sinaisEducação especialSurdoConjunto (Matemática)ProbabilidadeEnsino de matemáticaEnsino fundamentalSetsProbabilityLogical reasoningBrazilian sign languageO presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de aprendizagem destes alunos e nas peculiaridades da educação especial. Como consequência da aprendizagem é evidenciado o estímulo ao raciocínio lógico, de importância significativa para a vida dos alunos surdos, não somente nos desenvolvimentos escolares. Através do processo de ensino e aprendizagem destacam-se as formas de comunicação utilizadas através da aquisição da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, bem como ambas interferem no uso da linguagem matemática . Os exercícios aplicados exemplificam e mostram conjunturas levantadas ao longo das análises das temáticas desenvolvidas. Baseado na Educação Matemática, também é motivado o uso de múltiplos conhecimentos já adquiridos, provenientes de “naturezas” diferentes, e a reflexão da aprendizagem para o cotidiano dos discentesInstituto de Matemática e EstatísticaThis paper discusses the approach of some initial concepts of sets and probability for deaf students in the final years of elementary school. The con struction of concepts based on the learning process of these students and on the peculiarities of special education are analyzed. As a result of learning, th e stimulus to logical reasoning is evidenced, which is of significant importance to the lives of de af students, not only in school development. Through the teaching and learning process, the forms of communication used through the acquisition of Libras as L1 and the Portuguese Language as L2 stand out, as well as both interfering in the use of mathemati cal language. The exercises applied exemplify and show situations raised during the analysis of the themes developed. Based on Mathematics Education, it is a lso motivated the use of multiple knowledge already acquired, coming from different “natures”, and the reflection of learning for the daily lives of students75 f.Fanaee, MohammadDawes, Tathianna PradoPinto, Gisela Maria da FonsecaDawes, Tathianna PradoBranco, Ingrid Moreira da Silva Murizine2022-07-06T15:02:49Z2022-07-06T15:02:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRANCO, Ingrid Moreira da Silva Murizine. Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental.. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T15:35:23Zoai:app.uff.br:1/25585Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:01.109279Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental |
title |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine Conjuntos Probabilidade Raciocínio lógico Língua brasileira de sinais Educação especial Surdo Conjunto (Matemática) Probabilidade Ensino de matemática Ensino fundamental Sets Probability Logical reasoning Brazilian sign language |
title_short |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental |
author |
Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine |
author_facet |
Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fanaee, Mohammad Dawes, Tathianna Prado Pinto, Gisela Maria da Fonseca Dawes, Tathianna Prado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Ingrid Moreira da Silva Murizine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conjuntos Probabilidade Raciocínio lógico Língua brasileira de sinais Educação especial Surdo Conjunto (Matemática) Probabilidade Ensino de matemática Ensino fundamental Sets Probability Logical reasoning Brazilian sign language |
topic |
Conjuntos Probabilidade Raciocínio lógico Língua brasileira de sinais Educação especial Surdo Conjunto (Matemática) Probabilidade Ensino de matemática Ensino fundamental Sets Probability Logical reasoning Brazilian sign language |
description |
O presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de aprendizagem destes alunos e nas peculiaridades da educação especial. Como consequência da aprendizagem é evidenciado o estímulo ao raciocínio lógico, de importância significativa para a vida dos alunos surdos, não somente nos desenvolvimentos escolares. Através do processo de ensino e aprendizagem destacam-se as formas de comunicação utilizadas através da aquisição da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, bem como ambas interferem no uso da linguagem matemática . Os exercícios aplicados exemplificam e mostram conjunturas levantadas ao longo das análises das temáticas desenvolvidas. Baseado na Educação Matemática, também é motivado o uso de múltiplos conhecimentos já adquiridos, provenientes de “naturezas” diferentes, e a reflexão da aprendizagem para o cotidiano dos discentes |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-07-06T15:02:49Z 2022-07-06T15:02:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRANCO, Ingrid Moreira da Silva Murizine. Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental.. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
BRANCO, Ingrid Moreira da Silva Murizine. Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental.. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823683723853824 |