Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7549
Resumo: Existe alguma relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho dos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) da Universidade Federal Fluminense? No ambiente educacional os indivíduos reagem diferentemente a assimilação dos conteúdos, identificar estas características e explorá-las, usando metodologias apropriadas e diversificadas aplicadas ao grupo, levaria a um aumento no desempenho individual dos alunos? Muitas teorias são propostas, para se definir um modelo, são concepções diferentes de estilo de aprendizagem. Algumas são citadas neste trabalho de abordagem quantitativa, com objetivo exploratório. Foram aplicados questionários no período de janeiro à fevereiro de 2016, aos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) à partir do segundo período. O questionário composto de duas partes, a primeira objetiva verificar o perfil sócio econômico do aluno, a segunda parte do questionário é composto do Inventário dos Estilos de aprendizagem de Kolb. O estilo de aprendizagem dos alunos respondentes, foi determinado como a variável independente, na verificação do impacto no desempenho acadêmico do aluno, representado pelo Coeficiente de Rendimento (CR), assim sendo, o CR foi determinado como a variável dependente
id UFF-2_d9108004352c4d98cd51e5ff291daf19
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7549
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmicoCiências ContábeisRendimento escolarAprendizagemContabilidadeDesempenhoExiste alguma relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho dos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) da Universidade Federal Fluminense? No ambiente educacional os indivíduos reagem diferentemente a assimilação dos conteúdos, identificar estas características e explorá-las, usando metodologias apropriadas e diversificadas aplicadas ao grupo, levaria a um aumento no desempenho individual dos alunos? Muitas teorias são propostas, para se definir um modelo, são concepções diferentes de estilo de aprendizagem. Algumas são citadas neste trabalho de abordagem quantitativa, com objetivo exploratório. Foram aplicados questionários no período de janeiro à fevereiro de 2016, aos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) à partir do segundo período. O questionário composto de duas partes, a primeira objetiva verificar o perfil sócio econômico do aluno, a segunda parte do questionário é composto do Inventário dos Estilos de aprendizagem de Kolb. O estilo de aprendizagem dos alunos respondentes, foi determinado como a variável independente, na verificação do impacto no desempenho acadêmico do aluno, representado pelo Coeficiente de Rendimento (CR), assim sendo, o CR foi determinado como a variável dependenteIs there a relationship between learning styles and performance of students of the Accounting Sciences course in the ICHS (Institute of Humanities and Social Sciences), Universidade Federal Fluminense? In the educational environment individuals react differently to assimilate the contents, identify these features and exploit them, using appropriate and varied methodologies applied to the group, would lead to an increase in the performance of individual students? Many theories have tried proposing a model of different conceptions of learning style. Some are cited in this quantitative approach paper with exploratory objective. Questionnaires were used in the period of January and February 2016, with the Accounting students of ICHS starting the second period. The questionnaire consists of two parts, the first to check the economic profile of the student member, and the second part of the questionnaire consists of the Kolb learning styles Inventory. The learning style of student was determined as the independent variable, the verification of the impact on the academic performance of the student, represented by the yield coefficient (CR), therefore, the CR was determined as the dependent variableFreitas, Arlindo de OliveiraFraga, Anderson NunesCarraro, Alaíne Maria dos ReisCamargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de2018-09-18T20:58:01Z2018-09-18T20:58:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7549Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T19:35:55Zoai:app.uff.br:1/7549Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:37.789114Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
title Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
spellingShingle Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
Ciências Contábeis
Rendimento escolar
Aprendizagem
Contabilidade
Desempenho
title_short Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
title_full Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
title_fullStr Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
title_full_unstemmed Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
title_sort Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
author Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
author_facet Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Arlindo de Oliveira
Fraga, Anderson Nunes
Carraro, Alaíne Maria dos Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Contábeis
Rendimento escolar
Aprendizagem
Contabilidade
Desempenho
topic Ciências Contábeis
Rendimento escolar
Aprendizagem
Contabilidade
Desempenho
description Existe alguma relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho dos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) da Universidade Federal Fluminense? No ambiente educacional os indivíduos reagem diferentemente a assimilação dos conteúdos, identificar estas características e explorá-las, usando metodologias apropriadas e diversificadas aplicadas ao grupo, levaria a um aumento no desempenho individual dos alunos? Muitas teorias são propostas, para se definir um modelo, são concepções diferentes de estilo de aprendizagem. Algumas são citadas neste trabalho de abordagem quantitativa, com objetivo exploratório. Foram aplicados questionários no período de janeiro à fevereiro de 2016, aos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) à partir do segundo período. O questionário composto de duas partes, a primeira objetiva verificar o perfil sócio econômico do aluno, a segunda parte do questionário é composto do Inventário dos Estilos de aprendizagem de Kolb. O estilo de aprendizagem dos alunos respondentes, foi determinado como a variável independente, na verificação do impacto no desempenho acadêmico do aluno, representado pelo Coeficiente de Rendimento (CR), assim sendo, o CR foi determinado como a variável dependente
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-09-18T20:58:01Z
2018-09-18T20:58:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7549
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7549
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823685636456448