Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7549 |
Resumo: | Existe alguma relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho dos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) da Universidade Federal Fluminense? No ambiente educacional os indivíduos reagem diferentemente a assimilação dos conteúdos, identificar estas características e explorá-las, usando metodologias apropriadas e diversificadas aplicadas ao grupo, levaria a um aumento no desempenho individual dos alunos? Muitas teorias são propostas, para se definir um modelo, são concepções diferentes de estilo de aprendizagem. Algumas são citadas neste trabalho de abordagem quantitativa, com objetivo exploratório. Foram aplicados questionários no período de janeiro à fevereiro de 2016, aos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) à partir do segundo período. O questionário composto de duas partes, a primeira objetiva verificar o perfil sócio econômico do aluno, a segunda parte do questionário é composto do Inventário dos Estilos de aprendizagem de Kolb. O estilo de aprendizagem dos alunos respondentes, foi determinado como a variável independente, na verificação do impacto no desempenho acadêmico do aluno, representado pelo Coeficiente de Rendimento (CR), assim sendo, o CR foi determinado como a variável dependente |
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Existe relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho acadêmicoCiências ContábeisRendimento escolarAprendizagemContabilidadeDesempenhoExiste alguma relação entre os estilos de aprendizagem e o desempenho dos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) da Universidade Federal Fluminense? No ambiente educacional os indivíduos reagem diferentemente a assimilação dos conteúdos, identificar estas características e explorá-las, usando metodologias apropriadas e diversificadas aplicadas ao grupo, levaria a um aumento no desempenho individual dos alunos? Muitas teorias são propostas, para se definir um modelo, são concepções diferentes de estilo de aprendizagem. Algumas são citadas neste trabalho de abordagem quantitativa, com objetivo exploratório. Foram aplicados questionários no período de janeiro à fevereiro de 2016, aos alunos do curso de Ciências Contábeis do ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) à partir do segundo período. O questionário composto de duas partes, a primeira objetiva verificar o perfil sócio econômico do aluno, a segunda parte do questionário é composto do Inventário dos Estilos de aprendizagem de Kolb. O estilo de aprendizagem dos alunos respondentes, foi determinado como a variável independente, na verificação do impacto no desempenho acadêmico do aluno, representado pelo Coeficiente de Rendimento (CR), assim sendo, o CR foi determinado como a variável dependenteIs there a relationship between learning styles and performance of students of the Accounting Sciences course in the ICHS (Institute of Humanities and Social Sciences), Universidade Federal Fluminense? In the educational environment individuals react differently to assimilate the contents, identify these features and exploit them, using appropriate and varied methodologies applied to the group, would lead to an increase in the performance of individual students? Many theories have tried proposing a model of different conceptions of learning style. Some are cited in this quantitative approach paper with exploratory objective. Questionnaires were used in the period of January and February 2016, with the Accounting students of ICHS starting the second period. The questionnaire consists of two parts, the first to check the economic profile of the student member, and the second part of the questionnaire consists of the Kolb learning styles Inventory. The learning style of student was determined as the independent variable, the verification of the impact on the academic performance of the student, represented by the yield coefficient (CR), therefore, the CR was determined as the dependent variableFreitas, Arlindo de OliveiraFraga, Anderson NunesCarraro, Alaíne Maria dos ReisCamargo, Sandra Margareth Lopes Louzada de2018-09-18T20:58:01Z2018-09-18T20:58:01Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7549Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T19:35:55Zoai:app.uff.br:1/7549Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:37.789114Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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