O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andrea Tavares Rodrigues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25016
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente, destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do coensino reconhecido como missão da escola. A reflexão sobre ensino colaborativo requer uma discussão sobre o planejamento considerando o espaço macro (gestão escolar) e micro (sala de aula), incluindo no debate a relação família-escola. Para tanto, a metodologia desenvolvida tem embasamento em uma pesquisa bibliográfica e de relatos de experiência, cujos dados se referem à escola pública federal, do município de Niterói. A pesquisa destaca como resultados o alcance das práticas colaborativas no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos e na parceria família-escola, numa perspectiva inclusiva. Uma vez que minimizou os impactos negativos do ensino remoto na aprendizagem dos alunos e transpôs a barreira da falta de conhecimento especializado na área da educação especial, favorecendo a elaboração, aplicação e amadurecimento de práticas inclusivas por todos os envolvidos.
id UFF-2_da96986c152c5ebe385447fd7e77b539
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25016
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escolaEnsino ColaborativoAtendimento Educacional Especializado - AEEPlanejamentoInclusão EscolarEducação especialInclusão EscolarCollaborative TeachingSpecialized Educational Assistance - AEEPlanningSchool inclusionO presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente, destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do coensino reconhecido como missão da escola. A reflexão sobre ensino colaborativo requer uma discussão sobre o planejamento considerando o espaço macro (gestão escolar) e micro (sala de aula), incluindo no debate a relação família-escola. Para tanto, a metodologia desenvolvida tem embasamento em uma pesquisa bibliográfica e de relatos de experiência, cujos dados se referem à escola pública federal, do município de Niterói. A pesquisa destaca como resultados o alcance das práticas colaborativas no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos e na parceria família-escola, numa perspectiva inclusiva. Uma vez que minimizou os impactos negativos do ensino remoto na aprendizagem dos alunos e transpôs a barreira da falta de conhecimento especializado na área da educação especial, favorecendo a elaboração, aplicação e amadurecimento de práticas inclusivas por todos os envolvidos.The present monographic work aims to generate reflections from teaching practice, highlighting the importance of thinking about Specialized Educational Assistance from the perspective of co-teaching recognized as a school's mission. The reflection on collaborative teaching requires a discussion on planning considering the macro (school management) and micro (classroom) space, including the family-school relationship in the debate. Therefore, the methodology developed is based on a bibliographic research and experience reports, whose data refers to the federal public school, at Niterói city. The research emphasizes that the results of collaborative practices in strengthening the teaching-learning process of all students and in the family-school partnership, in an inclusive perspective. Since it minimized the negative impacts of remote teaching on students learning and overcome the barrier of lack of specialized knowledge in the area of special education, favoring the elaboration, application and maturation of inclusive practices by all involved.48 p.Leme, Érika SouzaToledo, Mônica dos SantosSilva, Andrea Tavares Rodrigues da2022-05-11T19:13:39Z2022-05-11T19:13:39Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25016CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-11T19:13:42Zoai:app.uff.br:1/25016Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:31.611156Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
title O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
spellingShingle O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
Silva, Andrea Tavares Rodrigues da
Ensino Colaborativo
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Planejamento
Inclusão Escolar
Educação especial
Inclusão Escolar
Collaborative Teaching
Specialized Educational Assistance - AEE
Planning
School inclusion
title_short O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
title_full O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
title_fullStr O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
title_full_unstemmed O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
title_sort O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
author Silva, Andrea Tavares Rodrigues da
author_facet Silva, Andrea Tavares Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leme, Érika Souza
Toledo, Mônica dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andrea Tavares Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Colaborativo
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Planejamento
Inclusão Escolar
Educação especial
Inclusão Escolar
Collaborative Teaching
Specialized Educational Assistance - AEE
Planning
School inclusion
topic Ensino Colaborativo
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Planejamento
Inclusão Escolar
Educação especial
Inclusão Escolar
Collaborative Teaching
Specialized Educational Assistance - AEE
Planning
School inclusion
description O presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente, destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do coensino reconhecido como missão da escola. A reflexão sobre ensino colaborativo requer uma discussão sobre o planejamento considerando o espaço macro (gestão escolar) e micro (sala de aula), incluindo no debate a relação família-escola. Para tanto, a metodologia desenvolvida tem embasamento em uma pesquisa bibliográfica e de relatos de experiência, cujos dados se referem à escola pública federal, do município de Niterói. A pesquisa destaca como resultados o alcance das práticas colaborativas no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos e na parceria família-escola, numa perspectiva inclusiva. Uma vez que minimizou os impactos negativos do ensino remoto na aprendizagem dos alunos e transpôs a barreira da falta de conhecimento especializado na área da educação especial, favorecendo a elaboração, aplicação e amadurecimento de práticas inclusivas por todos os envolvidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-11T19:13:39Z
2022-05-11T19:13:39Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/25016
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823580806119424