Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
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Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32039 |
Resumo: | A partir de uma breve reflexão sobre a minha trajetória/percurso na licenciatura, no curso de Cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, o presente trabalho tem como objetivo pensar as relações sociais entre o cinema-artes-educação no âmbito escolar. Através de uma análise concisa sobre a Abordagem triangular, de Ana Mae Barbosa, e a Hipótese-cinema, de Alain Bergala, foi possível verificar aproximações entre as duas propostas e, em seguida, após a realização de um pequeno recorte do filme: “Como estrelas na terra” (Índia, 2007), de Aamir Khan, estabelecer conexões entre as teorias e o filme sobre o papel do professor de artes e a importância de uma educação horizontal e libertadora. |
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Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinemacinemaeducaçãoartesCinema na educaçãoEnsino de artecinemaeducationartsA partir de uma breve reflexão sobre a minha trajetória/percurso na licenciatura, no curso de Cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, o presente trabalho tem como objetivo pensar as relações sociais entre o cinema-artes-educação no âmbito escolar. Através de uma análise concisa sobre a Abordagem triangular, de Ana Mae Barbosa, e a Hipótese-cinema, de Alain Bergala, foi possível verificar aproximações entre as duas propostas e, em seguida, após a realização de um pequeno recorte do filme: “Como estrelas na terra” (Índia, 2007), de Aamir Khan, estabelecer conexões entre as teorias e o filme sobre o papel do professor de artes e a importância de uma educação horizontal e libertadora.Based on a brief reflection on my trajectory in the undergraduate program in Cinema and Audiovisual at the Federal Fluminense University, this present work aims to contemplate the social relationships between cinema, arts, and education within the school context. Through a concise analysis of the Triangular Approach by Ana Mae Barb osa and the Cinema Hypothesis by Alain Bergala, it was possible to identify similarities between the two proposals. Subsequently, following a small excerpt from the film "Like Stars on Earth" (India, 2007) directed by Aamir Khan, connections were establish ed between the theories and the film regarding the role of the art teacher and the importance of a horizontal and liberating education.65 p.Paes, Bruno TeixeiraLeite, AmandaDuarte, DanielRodrigues, Matheus Soares2024-01-24T13:06:04Z2024-01-24T13:06:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Matheus Soares. Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32039ark:/87559/001300000wjp0CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-24T13:06:09Zoai:app.uff.br:1/32039Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-12-04T13:50:08.830426Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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