Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Matheus Soares
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
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Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32039
Resumo: A partir de uma breve reflexão sobre a minha trajetória/percurso na licenciatura, no curso de Cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, o presente trabalho tem como objetivo pensar as relações sociais entre o cinema-artes-educação no âmbito escolar. Através de uma análise concisa sobre a Abordagem triangular, de Ana Mae Barbosa, e a Hipótese-cinema, de Alain Bergala, foi possível verificar aproximações entre as duas propostas e, em seguida, após a realização de um pequeno recorte do filme: “Como estrelas na terra” (Índia, 2007), de Aamir Khan, estabelecer conexões entre as teorias e o filme sobre o papel do professor de artes e a importância de uma educação horizontal e libertadora.
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