Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Matheus Soares
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32039
Resumo: A partir de uma breve reflexão sobre a minha trajetória/percurso na licenciatura, no curso de Cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, o presente trabalho tem como objetivo pensar as relações sociais entre o cinema-artes-educação no âmbito escolar. Através de uma análise concisa sobre a Abordagem triangular, de Ana Mae Barbosa, e a Hipótese-cinema, de Alain Bergala, foi possível verificar aproximações entre as duas propostas e, em seguida, após a realização de um pequeno recorte do filme: “Como estrelas na terra” (Índia, 2007), de Aamir Khan, estabelecer conexões entre as teorias e o filme sobre o papel do professor de artes e a importância de uma educação horizontal e libertadora.
id UFF-2_db7205237f1fd90cc0f62b398ebf6dec
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32039
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinemacinemaeducaçãoartesCinema na educaçãoEnsino de artecinemaeducationartsA partir de uma breve reflexão sobre a minha trajetória/percurso na licenciatura, no curso de Cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, o presente trabalho tem como objetivo pensar as relações sociais entre o cinema-artes-educação no âmbito escolar. Através de uma análise concisa sobre a Abordagem triangular, de Ana Mae Barbosa, e a Hipótese-cinema, de Alain Bergala, foi possível verificar aproximações entre as duas propostas e, em seguida, após a realização de um pequeno recorte do filme: “Como estrelas na terra” (Índia, 2007), de Aamir Khan, estabelecer conexões entre as teorias e o filme sobre o papel do professor de artes e a importância de uma educação horizontal e libertadora.Based on a brief reflection on my trajectory in the undergraduate program in Cinema and Audiovisual at the Federal Fluminense University, this present work aims to contemplate the social relationships between cinema, arts, and education within the school context. Through a concise analysis of the Triangular Approach by Ana Mae Barb osa and the Cinema Hypothesis by Alain Bergala, it was possible to identify similarities between the two proposals. Subsequently, following a small excerpt from the film "Like Stars on Earth" (India, 2007) directed by Aamir Khan, connections were establish ed between the theories and the film regarding the role of the art teacher and the importance of a horizontal and liberating education.65 p.Paes, Bruno TeixeiraLeite, AmandaDuarte, DanielRodrigues, Matheus Soares2024-01-24T13:06:04Z2024-01-24T13:06:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Matheus Soares. Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32039CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-24T13:06:09Zoai:app.uff.br:1/32039Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:01.774163Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
title Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
spellingShingle Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
Rodrigues, Matheus Soares
cinema
educação
artes
Cinema na educação
Ensino de arte
cinema
education
arts
title_short Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
title_full Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
title_fullStr Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
title_full_unstemmed Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
title_sort Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema
author Rodrigues, Matheus Soares
author_facet Rodrigues, Matheus Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paes, Bruno Teixeira
Leite, Amanda
Duarte, Daniel
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Matheus Soares
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
educação
artes
Cinema na educação
Ensino de arte
cinema
education
arts
topic cinema
educação
artes
Cinema na educação
Ensino de arte
cinema
education
arts
description A partir de uma breve reflexão sobre a minha trajetória/percurso na licenciatura, no curso de Cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense, o presente trabalho tem como objetivo pensar as relações sociais entre o cinema-artes-educação no âmbito escolar. Através de uma análise concisa sobre a Abordagem triangular, de Ana Mae Barbosa, e a Hipótese-cinema, de Alain Bergala, foi possível verificar aproximações entre as duas propostas e, em seguida, após a realização de um pequeno recorte do filme: “Como estrelas na terra” (Índia, 2007), de Aamir Khan, estabelecer conexões entre as teorias e o filme sobre o papel do professor de artes e a importância de uma educação horizontal e libertadora.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-24T13:06:04Z
2024-01-24T13:06:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Matheus Soares. Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32039
identifier_str_mv RODRIGUES, Matheus Soares. Como Estrelas na Terra e a função social do cinema/artes nas escolas. Diálogos possíveis entre a abordagem triangular e a hipótese-cinema. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823683760553984