Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cíntia Letícia Fernandes da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/757
Resumo: Os cruzeiros são uma atividade turística que vem apresentando crescimento significativo a cada ano, inclusive no Brasil, que até a temporada de 2010 / 2011 ocupava a quinta posição em relação à origem dos passageiros. Embora seja um segmento de significativo valor social e econômico, ainda existem poucos estudos aprofundados sobre o assunto. São comercializadas atualmente (2012) diversas opções de cruzeiros, porém as que apresentam as características mais opostas são os cruzeiros populares e os cruzeiros de luxo. Por isso a relevância para os profissionais em compreender o perfil de cada uma delas e a que público se destinam. Dessa forma, o presente trabalho objetiva apresentar os cruzeiros marítimos, desde seu início, utilizando dados e fatos históricos; mostrar a atual situação da atividade no mundo, principalmente no Brasil; identificar quais são as principais companhias que navegam pelo litoral brasileiro com suas características e compará-las às companhias de luxo comercializadas no Brasil. Por fim, busca identificar o principal fator que vai influenciar a escolha entre um tipo de companhia ou outro e o que pode estar interferindo no resultado. Tal pesquisa identificou que o principal fator é o perfil do cruzeirista, e que o agente de viagem pode interferir muito nessa escolha
id UFF-2_dbc2e6bba349d84728f038b81125b441
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/757
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxoCompanhias marítimasCruzeiros marítimosCompanhias popularesCompanhias de luxoTurismoTurismo náuticoViagem marítimaSea companiesSea cruisesPopular cruisesLuxury companiesOs cruzeiros são uma atividade turística que vem apresentando crescimento significativo a cada ano, inclusive no Brasil, que até a temporada de 2010 / 2011 ocupava a quinta posição em relação à origem dos passageiros. Embora seja um segmento de significativo valor social e econômico, ainda existem poucos estudos aprofundados sobre o assunto. São comercializadas atualmente (2012) diversas opções de cruzeiros, porém as que apresentam as características mais opostas são os cruzeiros populares e os cruzeiros de luxo. Por isso a relevância para os profissionais em compreender o perfil de cada uma delas e a que público se destinam. Dessa forma, o presente trabalho objetiva apresentar os cruzeiros marítimos, desde seu início, utilizando dados e fatos históricos; mostrar a atual situação da atividade no mundo, principalmente no Brasil; identificar quais são as principais companhias que navegam pelo litoral brasileiro com suas características e compará-las às companhias de luxo comercializadas no Brasil. Por fim, busca identificar o principal fator que vai influenciar a escolha entre um tipo de companhia ou outro e o que pode estar interferindo no resultado. Tal pesquisa identificou que o principal fator é o perfil do cruzeirista, e que o agente de viagem pode interferir muito nessa escolhaCruises are a tourist activity that has been showing significant growth every year, including in Brazil, a country which, up to the 2010 / 2011 season, was ranked fifth in relation to the passengers’ origin. Despite being a segment of such social and economic value, there are still few extensive studies about the subject. Several options of cruises are marketed nowadays (2012) but the ones which shows the most opposite characteristics are the popular cruises and the luxury ones. That is why it is relevant for the fields’ professionals to understand their profiles and their audience. Therefore, this study intends to introduce the sea cruises, from their beginning, using historical data and facts; show the present status of this activity in the world, mainly in Brazil; identify the main companies which sail on Brazil’s coast with their characteristics and compare them to the luxury companies marketed in Brazil. Finally, this study aims to identify the main factor that influences the choice between one kind of company or another, and what might be interfering in the outcome. This research identified the cruiser profile as the main factor and that the travel agent can interfere a lot in the choiseEdra, Fátima Priscila MorelaDantas, José Carlos de SouzaSilva, Frederico Cascardo Alexandre eSilva, Cíntia Letícia Fernandes da2015-09-08T17:19:40Z2015-09-08T17:19:40Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/757CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-09T18:34:13Zoai:app.uff.br:1/757Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-09T18:34:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
title Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
spellingShingle Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
Silva, Cíntia Letícia Fernandes da
Companhias marítimas
Cruzeiros marítimos
Companhias populares
Companhias de luxo
Turismo
Turismo náutico
Viagem marítima
Sea companies
Sea cruises
Popular cruises
Luxury companies
title_short Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
title_full Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
title_fullStr Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
title_full_unstemmed Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
title_sort Características diferenciais entre cruzeiros populares no Brasil e cruzeiros de luxo
author Silva, Cíntia Letícia Fernandes da
author_facet Silva, Cíntia Letícia Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edra, Fátima Priscila Morela
Dantas, José Carlos de Souza
Silva, Frederico Cascardo Alexandre e
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cíntia Letícia Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Companhias marítimas
Cruzeiros marítimos
Companhias populares
Companhias de luxo
Turismo
Turismo náutico
Viagem marítima
Sea companies
Sea cruises
Popular cruises
Luxury companies
topic Companhias marítimas
Cruzeiros marítimos
Companhias populares
Companhias de luxo
Turismo
Turismo náutico
Viagem marítima
Sea companies
Sea cruises
Popular cruises
Luxury companies
description Os cruzeiros são uma atividade turística que vem apresentando crescimento significativo a cada ano, inclusive no Brasil, que até a temporada de 2010 / 2011 ocupava a quinta posição em relação à origem dos passageiros. Embora seja um segmento de significativo valor social e econômico, ainda existem poucos estudos aprofundados sobre o assunto. São comercializadas atualmente (2012) diversas opções de cruzeiros, porém as que apresentam as características mais opostas são os cruzeiros populares e os cruzeiros de luxo. Por isso a relevância para os profissionais em compreender o perfil de cada uma delas e a que público se destinam. Dessa forma, o presente trabalho objetiva apresentar os cruzeiros marítimos, desde seu início, utilizando dados e fatos históricos; mostrar a atual situação da atividade no mundo, principalmente no Brasil; identificar quais são as principais companhias que navegam pelo litoral brasileiro com suas características e compará-las às companhias de luxo comercializadas no Brasil. Por fim, busca identificar o principal fator que vai influenciar a escolha entre um tipo de companhia ou outro e o que pode estar interferindo no resultado. Tal pesquisa identificou que o principal fator é o perfil do cruzeirista, e que o agente de viagem pode interferir muito nessa escolha
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-09-08T17:19:40Z
2015-09-08T17:19:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/757
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135405216137216