Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Bruna Amaral Lanzillotti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9893
Resumo: No primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa estratégia herda o formato do movimento estudantil chileno ocorrido em 2006 e 2011 e das ocupações de escolas da educação básica em São Paulo ocorridas em 2015. Por intermédio da produção audiovisual, gerada pelo projeto Ocupa Educação do PIBID, a análise está centrada em experiências de campo em escolas públicas de Niterói, em um acervo de mais de 10 horas de gravação que geraram material audiovisual sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também percepções relatadas pelos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências a partir do relato de ações coletivas, configurando novos formatos que não mais o dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências; perceber as relações de poder dentro da escola e o local do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovens
id UFF-2_dda56794128a720ce042e8f37a43369c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9893
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação públicaOcupações secundaristasResistênciaNeoliberalismoEducação públicaRelações pedagógicasMovimento estudantilEscola públicaResistênciaNeoliberalismoNo primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa estratégia herda o formato do movimento estudantil chileno ocorrido em 2006 e 2011 e das ocupações de escolas da educação básica em São Paulo ocorridas em 2015. Por intermédio da produção audiovisual, gerada pelo projeto Ocupa Educação do PIBID, a análise está centrada em experiências de campo em escolas públicas de Niterói, em um acervo de mais de 10 horas de gravação que geraram material audiovisual sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também percepções relatadas pelos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências a partir do relato de ações coletivas, configurando novos formatos que não mais o dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências; perceber as relações de poder dentro da escola e o local do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovensGonçalves, Renata de SáRios, Flavia MateusTeixeira, Rosana da CâmaraBarreto, Bruna Amaral Lanzillotti2019-06-06T19:50:27Z2019-06-06T19:50:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9893Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T02:49:59Zoai:app.uff.br:1/9893Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:45.316273Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública
title Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública
spellingShingle Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública
Barreto, Bruna Amaral Lanzillotti
Ocupações secundaristas
Resistência
Neoliberalismo
Educação pública
Relações pedagógicas
Movimento estudantil
Escola pública
Resistência
Neoliberalismo
title_short Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública
title_full Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública
title_fullStr Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública
title_full_unstemmed Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública
title_sort Ocupar é resistir: reflexões sobre a resistência dos secundaristas à precarização da educação pública
author Barreto, Bruna Amaral Lanzillotti
author_facet Barreto, Bruna Amaral Lanzillotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Renata de Sá
Rios, Flavia Mateus
Teixeira, Rosana da Câmara
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Bruna Amaral Lanzillotti
dc.subject.por.fl_str_mv Ocupações secundaristas
Resistência
Neoliberalismo
Educação pública
Relações pedagógicas
Movimento estudantil
Escola pública
Resistência
Neoliberalismo
topic Ocupações secundaristas
Resistência
Neoliberalismo
Educação pública
Relações pedagógicas
Movimento estudantil
Escola pública
Resistência
Neoliberalismo
description No primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa estratégia herda o formato do movimento estudantil chileno ocorrido em 2006 e 2011 e das ocupações de escolas da educação básica em São Paulo ocorridas em 2015. Por intermédio da produção audiovisual, gerada pelo projeto Ocupa Educação do PIBID, a análise está centrada em experiências de campo em escolas públicas de Niterói, em um acervo de mais de 10 horas de gravação que geraram material audiovisual sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também percepções relatadas pelos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências a partir do relato de ações coletivas, configurando novos formatos que não mais o dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências; perceber as relações de poder dentro da escola e o local do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovens
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-06T19:50:27Z
2019-06-06T19:50:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9893
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9893
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823562426679296